A FORD OFERECE AOS CONDUTORES NOVOS ALERTAS REMOTOS E EM TEMPO REAL

Os furtos relacionados com furgões estão a aumentar na Europa. No Reino Unido, a média de furtos em veículos comerciais é de um arrombamento a cada 23 minutos. As participações e pedidos de indemnização aos seguros por roubo de ferramentas aumentaram mais de 50% em 2019. No Reino Unido, os comerciantes acumulam anualmente prejuízos no valor de 264 milhões de libras (290 milhões de euros), o que dá uma média de 11.566 libras (12.746 euros) por cada vítima de furto.1

Para o efeito, a Ford desenvolveu o Guard Mode, um sistema de segurança para veículos conectados que monitoriza os furgões/veículos comerciais em tempo real, alertando, através do smartphone, os gestores de pequenas frotas, proprietários-utilizadores e condutores, de potenciais problemas de segurança.2

Acessível através da app para smartphone FordPass Pro, o Guard Mode é a primeira funcionalidade ativada pela Ford com atualização de software over the air (OTA) e que será progressivamente implementada em toda a gama de veículos da marca.3

Como Funciona o Guard Mode

O Guard Mode está integrado na FordPass Pro, a app para smartphones que permite aos proprietários gerir e controlar até cinco veículos, assegurando que a sua frota está pronta para trabalhar no máximo tempo operacional.

Quando ativado – por exemplo, após as horas de expediente ou ao fim de semana – o Guard Mode emprega vários sensores para detetar se alguém entra no veículo, abre o capô ou o compartimento de carga, ou liga o motor. De seguida, recorrendo ao modem FordPass Connect do veículo, é enviada uma notificação de aviso para o smartphone do proprietário.

O Guard Mode envia, inclusivamente, um alerta caso o veículo seja destrancado ou caso o motor seja ligado com uma chave. Num sistema convencional, estas situações não ativam o alarme do veículo, mas, no caso do Guard Mode, poderá ser extremamente útil em caso de roubo ou clonagem de uma chave.

O Guard Mode apresenta, na app FordPass Pro, o número de vezes que o veículo foi acedido, os motivos que levaram à ativação do alarme, quando estas ocorreram, e a última localização conhecida do veículo.

Em breve, os utilizadores da app FordPass Pro poderão agendar a ativação do Guard Mode. A Ford continua a colaborar com proprietários e parceiros no sentido de desenvolver mais funcionalidades que garantam uma tranquilidade extra aos que dependem do seu veículo, e do seu conteúdo, para executar a sua profissão.

O Guard Mode baseia-se nas notificações de alarme existentes no FordPass Pro, incluindo o Alerta de Roubo de Atrelado, o qual envia um alerta caso seja detetado o desengate do atrelado com o veículo trancado.

Actualizações over-the-air

A Ford passará agora a fornecer aos clientes, em modo wireless, as novas funcionalidades e melhorias de qualidade para os veículos dos clientes logo que estas fiquem disponíveis, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo de imobilização nos centros de assistência. Sendo uma estreia absoluta no segmento dos veículos comerciais, o Guard Mode será a primeira nova funcionalidade a ser ativada por uma atualização de software over-the-air (OTA).

As atualizações regulares do software em modo OTA, irão recorrer ao modem FordPass Connect, que passa agora a ser de série na grande maioria dos veículos comerciais Ford. A subscrição dos serviços de veículos conectados FordPass Connect – inclui uma vasta gama de funcionalidades remotas de produtividade e conveniência através da app FordPass Pro, incluindo o Guard Mode – passa agora a ser gratuita para os clientes europeus.

Discurso direto

“Os nossos furgões proporcionam mobilidade aos nossos clientes e as ferramentas que transportam permitem-lhes executar as suas operações. A app FordPass Pro e o Guard Mode oferecem aos proprietários a proteção dos seus veículos – e das suas atividades – mantendo-os numa posição de vantagem face aos assaltantes. E isto é apenas o começo. Dado que agora todos os novos modelos estarão conectados, assistimos a um enorme potencial no desenvolvimento de características de segurança adicionais, contribuindo, assim, para o crescimento das atividades dos nossos clientes” quem o afirma é Mark Harvey, Director de Conectividade Empresarial da Ford Europa