A evolução da nova geração da Kia Sportage

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As várias gerações da Kia Sportage têm agradado ao consumidor e em todas as gerações há um elemento que se distingue. E neste último lançamento são as soluções híbridas que fazem a diferença. Temos versões do Sportage apoiadas em motores a combustão a gasolina e a gasóleo e com diferentes níveis de eletrificação, quer seja mild hybrid, híbrida e híbrida plug-in. Em termos de potências há também uma clara melhoria com os full hybrid apoiados no motor a gasolina 1.6 T-GDI que passaram a ter 239 cv de potência combinada, enquanto o híbrido plug-in ficou com 288 cv de potência, sendo que ambos os veículos têm caixa manual ou automática.

Na experiência que fizemos a autonomia anunciada foi de 450 km, mas conseguimos mais, pois fizemos quase sempre percurso em cidade e o consumo médio com motorização hybrid a gasolina, foi pouco superior a 6 l/100 km.

O conforto é outro ponto forte, mas aí não há diferença com modelos anteriores onde também ganharam pontos. As diferenças com as gerações anteriores também se fazem notar com os novos elementos de linguagem visual, nomeadamente a nova assinatura luminosa na frente. A Kia quis frisar a diferença entre versões do Sportage com a grelha da frente, que é grande, e que varia consoante o veículo e o seu nível de equipamento. No interior deste SUV há luxo, com os comandos físicos a retornarem à consola central, quando a conetividade foi reforçada com as novas opções no Kia Connect e atualizações remotas. Entre as tecnologias de apoio à condução temos a travagem automática em situação de emergência e que é entregue de série. Vários sensores de radar e dados de navegação ajudam no controlo de velocidade. Aliás, todos as ajudas à condução estão presentes neste veículo. Por último, fica a apreciação geral de um carro que já deu muitas provas e que é um dos modelos de maior sucesso da marca sul-coreana.

Por: Vítor Norinha
vnorinha@gmail.com

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