Audi Q6 55 e-tron quattro. O monstro que tem tudo no lugar certo
Será difícil encontrar um carro mais completo do que o Audi Q6 SUV 55 e-tron quattro. Um nome grande que diz tudo sobre uma grande viatura. Sendo um modelo do segmento D, o comprimento é de 4,77 metros e partilha muitos dos elementos do irmão mais velho, o Porsche Macan elétrico.
A experiência aconteceu com um carro de tração integral e com uma bateria de 100 kWh de capacidade, ou 94,9 kWh úteis e ainda com um sistema elétrico de 800 V para permitir as cargas super-rápidas a 270 kW. A autonomia oficial é de 618 km, e dificilmente conseguimos aproximar-nos do consumo indicado pelo construtor de 17,2 kWh/100 km. O carro de teste tem uma visão familiar, mas, ainda assim, é capaz de fazer 5,9 segundos dos 0 aos 100 km/h, com a contribuição de uma potência total de 387 CV. A velocidade está limitada aos 210 km/h, para evitar o desperdício rápido da capacidade da bateria. Recorde-se que a versão desportiva do Q6 faz 4,4 segundos dos 0 aso 100 km/h. E para terminar a abordagem sumariada deste carro espetacular temos um senão, o preço, e que fica por 78.748 euros. Mas temos um outro senão, é que este valor deixa muito equipamento opcional por explorar e o veículo que experimentámos tinha cerca de 38 mil euros em extras, ou seja, o valor final fica próximo dos 117 mil euros. O realce para os extras está no teto de vidro panorâmico, nas luzes traseiras OLED com assinatura digital, nas jantes Audi Sport de 21 polegadas, ou no Pacote Comfort Pro com alarme, na S Line exterior, ou ainda no pacote Dynamic Plus, para além do Pacote Safety Plus e, por último, os acabamentos interiores em couro. O preço inclui 1 ano de extensão de garantia ou 80 mil km.
Vamos aos pormenores. As linhas exteriores são bem definidas e com um ar musculado, com novas assinaturas LED à frente e, na traseira, o veículo envia informações para quem circula atrás, nomeadamente a sinalização de um triângulo que alerta para perigo que esteja a surgir na frente do Q6. O interior é dominado pelos dois ecrãs curvos, pertencendo um deles ao painel de instrumentos e outro ao sistema de infoentretenimento. Em termos de opções pode ser incorporado um outro ecrã para o passageiro da frente. Na condução é irrepreensível com a resposta imediata do acelerador e a tração integral faz tudo no off-road. A travagem regenerativa ajuda a manter o nível de autonomia em estradas difíceis. Enfim, a condução é fácil e, registe-se o motor dianteiro só entra em ação em estradas com difícil aderência e quando o motor traseiro o solicita. Um pormenor relevante para a qualidade da condução está na suspensão que desce 20 mm quando a velocidade marcada supera os 120 km/h, e volta à posição normal quando o veículo regressa a uma velocidade de 70 km/h. E quando ligado o off-road e a velocidade bate nos 80 km/h, a suspensão regressa ao nível standard de 180 mm ao solo. E não poderíamos deixar de elogiar o som sintetizado do motor para este SUV elétrico e que é suficientemente discreto.
Por: Vítor Norinha
#Audi #AudiQ6 #Q6e-tron #SUVElétrico #CarrosElétricos #MobilidadeElétrica #TecnologiaAutomóvel #PerformanceElétrica #ConduçãoElétrica #CarroPremium #SUVPremium #AudiPortugal #CarrosPortugal #LançamentoAutomóvel #Sustentabilidade #InovaçãoAutomóvel #VítorNorinha #ANECRA #ANECRARevista