Desenho futurista no novo DS nº7 que substitui o DS7
Foram precisos 12 anos para que a DS, do grupo Stellantis, fizesse a primeira renovação, e aconteceu com o best-seller, o DS 7 que passa a designar-se DS nº7. Apresentado na versão híbrida e na versão 100% elétrica, o nº7 insere-se nos míticos automóveis premium que o grupo francês nos tem brindado. O desenho é futurista e o interior está cravejado do melhor que se possa imaginar em termos de tecnologia.
Mas vamos aos pormenores e começamos pela capacidade da versão e-Tense FWD Long Range com 740 km de autonomia em ciclo misto WLTP, enquanto a versão híbrida 145 tem um nível de emissões de referência no mercado ao atingir os 121 g/km de CO2. Em termos de tecnologia qualquer das versões possui o DS Drive Assist 2.0, DS Night Vision, e o DS Pixelvision, um ecrã frontal ampliado e conetividade de última geração.
Na análise puramente estática aquilo que podemos dizer é que estamos perante um veículo elegante e que transmite dinâmica, com uma linha de carroçaria que prolonga visualmente as janelas até à asa traseira, e o impacto visual é reforçado com jantes que podem chegar às 21 polegadas. A inspiração do espaço interior foi feita a partir do conceito DS Aero Sport Lounge, com uma curvatura no tejadilho e que se prolonga por um spoiler que cobre a aba e permite chegar a coeficiente aerodinâmico de 0,26. Foi o DS nº8 que lançou a assinatura luminosa da marca e que agora o Nº7 copia, e que mais não é do que a DS Light Blade com a forma em “V”, e que está associado à grelha luminosa DS Lumina Screen. Na traseira a assinatura luminosa é feita na vertical e permite uma identificação a longa distância.
A autonomia de 740 km do DS nº7 e-Tense assenta na bateria de 97,2 kWh, fabricada em França, e que se testada em autoestrada permite percorrer 450 km sem dificuldade, refere a marca. Se o veículo escolhido for de tração integral, a versão e-Tense AWD Long Range, a autonomia em ciclo misto WLTP é de 679 km. A par desta performance, há um outro ponto a favor do Nº7 e que é o carregamento rápido, podendo a carga passar dos 20% a 80% em cerca de meia hora. O veículo possui ainda travagem regenerativa. O carregador incluído nas versões Pallas, Étoile e La Première é de 11 kW, mas pode ser entregue um carregador de 22 kWh como opção. O veículo tem três motorizações possíveis, todas 100% elétricas e que permitem potências de 230 cv, de 245 cv e de 350 cv, sendo que esta última é fornecida com dois motores.
Tecnologias
Entre as tecnologias que podemos apreciar no Nº7 está a DS Pixelvision, que combina luzes adaptativas, luzes de estrada giratórias, iluminação em curvas e luzes de estrada não ofuscantes. Na prática, a iluminação tem um alcance de 400 metros, com o sistema a detetar outros utilizadores da estrada, analisa a respetiva trajetória e adapta o feixe de luz para evitar o encadeamento. Depois temos outra tecnologia, o DS Drive Assist 2.0, o qual ajuda o condutor com um sistema semiautónomo de nível 2, gerindo a distância relativamente ao veículo da faixa e o posicionamento na faixa de rodagem.
Temos ainda o DS Iris System 2.0 que funciona tal como um smartphone que é controlado através do reconhecimento de voz, permitindo conversações. O DS Night Vision melhora a perceção noturna através de uma câmara de infravermelhos que está localizada no para-choques dianteiro. E depois o veículo tem várias plataformas para permitir uma condução tranquila e planeada, nomeadamente a nível de carregamento elétrico. Com o sistema “Free2Move Charge” o condutor pode aceder a 800 mil pontos de recarga em toda a Europa, incluindo 135 mil terminais rápidos. Também está disponível no Nº7 a função V2L que permite alimentar aparelhos elétricos externos diretamente a partir da bateria de alta tensão.
E não menos importante é o conforto que o veículo oferece com um sistema de amortecimento controlado, associado a uma câmara colocada na parte superior do para-brisas. O computador de bordo ajusta individualmente cada amortecedor através de uma válvula eletromagnética motorizada e a suspensão consegue antecipar as irregularidades da estrada.
Por Vítor Norinha
vnorinha@gmail.com
#DSnº7 #DSeTense #Stellantis #MobilidadeElétrica #Automóveis #TecnologiaAutomóvel #Inovação #PremiumCars #ANECRARevista #ANECRA