Isuzu D-MAX atinge 3 milhões de unidades exportadas

Image

A Isuzu alcançou um marco histórico na sua unidade industrial da Tailândia com a exportação de 3 milhões de unidades da pick-up D-MAX para 120 países. Esta fábrica centraliza a produção global do modelo desde 2002. O volume de exportações reflete a implantação da marca japonesa à escala mundial, onde se posiciona como um dos principais fabricantes de motores Diesel e veículos comerciais.

No mercado europeu, a D-MAX registou um recorde de vendas em 2024, com 23.132 unidades comercializadas, o que representa um crescimento de 17% face ao ano anterior. Em Portugal, o modelo mantém-se no top 3 do seu segmento, tendo chegado a liderar o mercado no último ano.

Inovação e Eletrificação

A linha de produção tailandesa fabrica a variante com motor Diesel e a nova versão 100% elétrica, a D-MAX EV. Este modelo elétrico é a primeira pick-up no mercado europeu a combinar a eletrificação total com uma carga útil de 1 tonelada, tração integral e uma capacidade de reboque de 3.500 kg.

A D-MAX EV está equipada com uma bateria de 66,9 kWh e dois motores elétricos que debitam uma potência combinada de 140 kW (188 cv) e um binário de 325 Nm. Por outro lado, as versões a gasóleo utilizam um motor 1.9 turbodiesel de 164 cv, que cumpre as normas de emissões Euro6d.

Configurações e Mercado

A gama D-MAX oferece diversas opções de configuração, incluindo cabina simples, longa ou dupla, com sistemas de tração 4x2 ou 4x4. Em termos de posicionamento comercial em Portugal, os preços começam nos 28.680 € + IVA para as motorizações convencionais, enquanto a variante elétrica tem um valor base de 66.900 € + IVA.

A Isuzu conta com mais de 80 anos de história no setor automóvel, sendo atualmente líder mundial na produção de veículos comerciais ligeiros (LCVs), com a Série N a registar vendas anuais próximas das 200.000 unidades.

#Isuzu #DMAX #SetorAutomovel #PickUp #MobilidadeEletrica #ANECRARevista #ANECRA