Novo Nissan LEAF, performance, conforto e eficiência em harmonia

Image

A Nissan Motor Corporation desvendou mais detalhes sobre a terceira geração do seu icónico modelo elétrico, o novo Nissan LEAF. Este novo automóvel promete uma combinação otimizada de performance, conforto e eficiência, fruto de melhorias significativas na suspensão, agilidade, regeneração térmica e insonorização do habitáculo. Richard Candler, vice-presidente de estratégia global de produto da Nissan, sublinhou que "O novo LEAF proporciona uma condução ágil, suave e segura. Todos os elementos foram otimizados para maximizar a eficiência".

O novo Nissan LEAF é o primeiro a integrar o novo grupo motopropulsor elétrico 3-em-1 da Nissan, que é 10% mais compacto que a geração anterior. Este sistema inovador oferece uma potência até 160 kW (214 cv) e um binário de 355 Nm, garantindo uma resposta dinâmica e entusiasmante.

Conforto e agilidade: o segredo de uma condução refinada

A experiência a bordo do novo LEAF foi significativamente aprimorada. Graças aos avanços no isolamento acústico e na redução de vibrações, o habitáculo é notavelmente mais silencioso e refinado. A velocidades urbanas (50 km/h), o nível de ruído é até 2 decibéis mais baixo que na geração anterior, que já era bastante discreta. Esta melhoria contribui para uma viagem mais tranquila e relaxante.

A agilidade e o comportamento dinâmico também foram pontos-chave de desenvolvimento. A nova suspensão traseira multibraços (multilink), que oferece um aumento de 66% na rigidez lateral, em conjunto com a plataforma CMF-EV e uma carroçaria mais rígida, assegura um comportamento dinâmico superior e maior conforto de condução. Apesar de contar com novas jantes de 19”, o novo LEAF apresenta uma melhoria de até 0,1 metros no raio de viragem, o que facilita as manobras em ambientes urbanos. Este avanço é possível graças a um sistema eletrónico de direção assistida revisto, que permite um raio mínimo de viragem de 5,3 metros.

Eficiência energética e inovação tecnológica

A gestão térmica foi uma prioridade para a equipa de desenvolvimento. Hiroki Isobe, engenheiro-chefe de desenvolvimento no centro técnico de Atsugi, no Japão, destacou que "A prioridade da nossa equipa foi otimizar a gestão térmica, aproveitando ao máximo toda a energia. Inclusive, recuperamos o calor gerado pelo carregador a bordo para aquecer a bateria".

Nesse sentido, o novo LEAF integra baterias arrefecidas a líquido, que contam com um sistema de recuperação térmica capaz de aproveitar o calor gerado pelo carregador a bordo (OBC) para aquecer a bateria. Esta tecnologia é crucial para melhorar a regeneração em ambientes frios e ajuda a manter o desempenho da bateria dentro dos parâmetros ideais, contribuindo para poupar energia e potencialmente aumentar a autonomia.

Com a compactação do novo grupo motopropulsor, os engenheiros da Nissan conseguiram ainda reposicionar a unidade de climatização (HVAC) para debaixo do capô. Esta otimização libertou espaço na zona do painel de instrumentos, proporcionando um ambiente interior mais espaçoso e arejado.

Uma experiência de condução completa e sustentável

A combinação do novo grupo motopropulsor, da tecnologia de recuperação térmica, da nova plataforma e da suspensão evoluída, culmina numa experiência de condução mais suave, eficiente e segura para o novo Nissan LEAF. Este lançamento alinha-se com a Nissan Ambition 2030, a visão de longo prazo da marca para se tornar uma empresa verdadeiramente sustentável, para ser neutra em carbono em todo o ciclo de vida dos seus produtos e operações até 2050. A região AMIEO da Nissan, com o EV36Zero no seu centro, está preparada para acelerar a transição para um futuro eletrificado.

A Nissan convida os interessados a acompanhar a última parte da série de vídeos dedicados ao novo LEAF, antes do seu lançamento global ainda este mês.

#ANECRARevista #ANECRA #NissanLEAF #CarroEletrico #MobilidadeEletrica #Eficiencia #Conforto #Tecnologia #NissanAmbition2030 #Sustentabilidade #ANECRA #ZeroEmissoes