Image

Peugeot e-208 GTi: o regresso elétrico de uma lenda desportiva

A PEUGEOT desvendou hoje, no icónico Circuito das 24 Horas de Le Mans, o seu mais recente lançamento: o novo PEUGEOT E-208 GTi. Este modelo marca o regresso da aclamada assinatura GTi num dos maiores sucessos do segmento B, agora com uma propulsão 100% elétrica. Com 280 cv de potência e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos, o E-208 GTi promete as melhores performances no mercado dos hot hatch elétricos, redefinindo o prazer de condução para a era da eletrificação.

A apresentação contou com a presença de figuras de peso como Alain Favey, CEO da PEUGEOT, Jean-Marc Finot, CEO da Stellantis Motorsport, e Matthias Hossann, Diretor de Design da PEUGEOT, juntamente com o piloto Paul Di Resta, numa demonstração clara da importância deste lançamento para a marca.

A evolução de um ícone: 40 anos de gti

Há quatro décadas, a PEUGEOT revolucionava o mundo automóvel com o lançamento do lendário 205 GTi, pioneiro no conceito de hatchback desportivo compacto. O 205 GTi, nas suas versões 1.6 l e 1.9 l, combinou magistralmente desempenho excecional, prazer de condução e um design desportivo, mas subtil, que se tornou intemporal. A assinatura GTi, ao longo dos anos, não foi apenas um emblema; foi uma distinção de excelência para modelos de produção como o 306, 206, 207, 208, e marcou a história do desporto motorizado com inúmeras vitórias em ralis e ralis raid.

Hoje, a PEUGEOT continua a escrever esta lenda, reinterpretando o ADN do emblema GTi de uma forma moderna e forte. O PEUGEOT E-208 GTi é o primeiro GTi totalmente elétrico, representando a fusão do prazer de condução contemporâneo com a sustentabilidade. É um veículo que, como refere Alain Favey, "estabelece novos padrões no mercado dos 'hot hatch'", provando que a performance e a emoção podem, e devem, ser elétricas.

Design e engenharia: a génese do carisma francês

O novo PEUGEOT E-208 GTi é fruto do trabalho meticuloso dos engenheiros da PEUGEOT Sport, sediados em Satory, e dos designers da PEUGEOT em Vélizy. Esta colaboração resultou num automóvel que oferece o melhor desempenho da sua categoria, mantendo uma elegância e discrição que lhe conferem um carisma único.

O ADN GTi é visível em cada detalhe. A postura mais ousada do E-208 GTi é imediatamente notória, com uma carroçaria rebaixada em 30 mm e vias alargadas em 56 mm à frente e 27 mm atrás. As jantes de 18 polegadas, com a inscrição "PEUGEOT GTi" e o seu design perfurado, são uma clara homenagem às icónicas jantes do 205 GTi, servindo também para otimizar o arrefecimento dos travões. A cor vermelha brilhante e exclusiva na carroçaria é outra referência poderosa ao 205 GTi original, reforçando a identidade desportiva do modelo.

No interior, o ambiente envolvente e inspirador continua a celebrar a herança GTi. Tapetes em borracha e cintos de segurança em vermelho vivo, assim como os bancos dianteiros desportivos com encostos de cabeça integrados e o volante compacto em couro vermelho perfurado, criam uma atmosfera que remete diretamente para o legado dos GTi, ao mesmo tempo que realçam a elegância do E-208 original. Os gráficos em vermelho no painel de instrumentos digital e no ecrã central, juntamente com a iluminação ambiente desportiva, mergulham o condutor numa experiência sensorial completa.

Prazer de condução: agilidade, dinamismo e emoção elétrica

Para a PEUGEOT, levar a sério o prazer de conduzir significa oferecer um desempenho e sensações de condução excecionais. O E-208 GTi está equipado com um motor elétrico M4+ de 280 cv e um binário impressionante de 345 Nm, garantindo não só uma aceleração rápida, mas também uma velocidade máxima de 180 km/h. O diferencial de deslizamento limitado, integrado no redutor, otimiza o comportamento em curva, proporcionando agilidade e estabilidade.

A experiência da PEUGEOT Sport foi crucial na otimização do chassis. A relação potência/peso de 5,7 kg/cv, as vias alargadas, a carroçaria rebaixada e o sistema de travagem de elevado desempenho com discos dianteiros de 355 mm e pinças fixas de 4 pistões, foram concebidos para garantir uma condução desportiva eficiente sem comprometer o conforto no quotidiano. A utilização de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 na medida 215/40 18, fruto de uma parceria com a Michelin, assegura a máxima aderência e performance. A bateria CATL de 54 kWh, com gestão otimizada e refrigeração específica, foi pensada para uso desportivo, ao mesmo tempo que oferece uma autonomia de 350 km em ciclo misto WLTP, adequada para o dia a dia.

Qualidade e serviço: um gti feito para durar

O emblema GTi sempre foi sinónimo de excelência em todas as áreas, desde o desempenho ao nível do equipamento e à qualidade de fabrico. O E-208 GTi de 2025 é projetado para durar, sendo uma verdadeira montra do prazer da condução elétrica. Dispõe do sistema de infotainment PEUGEOT i-Connect Advanced, materiais de alta qualidade como Alcantara® e novos tecidos nos bancos, e um equipamento completo que visa o conforto e a assistência à condução.

A PEUGEOT oferece um ecossistema elétrico completo para tranquilizar os clientes, com carregamento rápido (20% a 80% em menos de 30 minutos em estação de 100 kW) e serviços que simplificam o dia a dia, como o Trip Planner e a função V2L (Vehicle-to-Load), que permite alimentar dispositivos externos. A PEUGEOT ELECTRIC PROMISE garante a fiabilidade e o carregamento dos modelos 100% elétricos, com uma garantia de 8 anos/160.000 km para o veículo e a bateria, uma Wall Box incluída para carregamento doméstico, e um cartão Free2Move que dá acesso a quase um milhão de pontos de carregamento na Europa.

#ANECRARevista #ANECRA #PEUGEOT #E208GTi #CarroEletrico #HotHatch #PeugeotSport #LeMans #ConducaoEletrica #InovacaoAutomovel #ANECRA #MobilidadeSustentavel