Skoda Elroq 85. Um SUV que vence na qualidade, no espaço e na autonomia

Image

É difícil encontrar um veículo tão completo como o Skoda Elroq 85. Um carro 100% elétrico que desconhece a ansiedade.

Testámos o veículo na versão de 82 kW e dois aspetos foram prontamente assinaladas: a economia de combustível, pois desde que não se pressione com força na aceleração e não se exagere em autoestrada é possível andar com consumos ligeiramente acima dos 18 kWh, o que é excecional. E depois a autonomia onde é possível conseguir-se bem acima dos 500 km. O preço, nesta versão, não é uma mais-valia, pois “arranha” os 50 mil euros, mas tudo o resto é top, incluindo a possibilidade de escolha de carregamento em casa com wallbox de 11 kW, que obrigas a um quadro trifásico, e que é o ideal para o carregamento durante as 8H da noite, ou então num charger rápido com que é possível carregar até 80% da bateria em pouco mais de 30 minutos.

Vamos começar pela experiência da condução, antes de irmos ao design, pois é no andamento, quer em piso bom de autoestrada, quer em piso descuidado da cidade de Lisboa, que se avalia o potencial desta máquina. O Elroq tem uma suspensão que responde ao absorver boa parte da irregularidade do terreno.

Para quem puder, a opção pelos amortecedores adaptativos vale bem o investimento. A condução é deveras suave e a mudança de direção para marcha-atrás é feita com destreza. De realçar que o Elroq vem com equipamento de série de nível premium, caso do sistema de travagem de emergência perante obstáculos como peões ou ciclistas, a par de um conjunto de ajudas à condução imprescindíveis como o sistema de reconhecimento de fadiga par ao condutor, os sensores de estacionamento na frente e na traseira, o sistema de manutenção de faixa de rodagem, a par de um sistema de navegação com pack de multimédia e internet, para além da tomada de 12 volts na bagageira, ou a tranca manual para a segurança das crianças e ainda os ordens que podem ser dadas ao veículo por voz. E não podemos esquecer algumas particularidades como seja a pressão no pedal que obriga a habituação e que pode funcionar instantaneamente, ou que pode funcionar de forma a melhor aproveitar a regeneração em termos de energia. A nível de projeção exterior é claramente um irmão do Skoda Enyaq, embora ligeiramente mais pequeno, o que se reflete na bagageira de 490 litros, e sem espaço de arrumação na frente.

Tem na KIA e na Hyundai alguns dos concorrentes mais agressivos. A condução é ainda ajudada por um head-up display com realidade aumentada que permite a concentração do condutor na frente do veículo. A consola continua a possuir botões, o que é uma facilidade, e todas as funções são intuitivas.

No interior o destaque vai para as funcionalidades ao nível do infoentertainment com portas USB-C, um sistema de som com oito altifalantes e um assistente de voz, a Laura, que funcionam com a ajuda do ChatGPT. E os serviços Android Auto e Apple CarPlay são fornecidos de série. No exterior é claro que o Elroq, à semelhança do Enyaq, tem a nova linguagem estilística da Skoda, com uma grelha mais pequena e rasgada e grupos óticos igualmente mais finos para se integrarem numa figura que ficou bem mais minimalista.

Ficha técnica do Skoda Elroq 85

Acumulador: 82 kWh
Potência: 286 CV/210 kW
Autonomia WLTP: 581 km
PVP de entrada: 34.932 euros
PVP da viatura testada: 49.812 euros

Por: Vítor Norinha