Smart #5 tem quase 600 km de autonomia e chegou à C. Santos

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O primeiro SUV premium elétrico de tamanho médio da marca está no mercado através da Sociedade Comercial C. Santos. Este é o terceiro modelo da nova gama da marca, está tecnologicamente mais avançado e conta com uma autonomia em ciclo WLTP de 600 km.

A marca frisa a estética com a sofisticação, mantendo os elementos característicos do tejadilho panorâmico com halo, as portas sem moldura e as saliências curtas. Este é um modelo de cinco lugares com muito espaço, com todos os bancos a poderem ser rebatidos e, desta forma, possibilita ter um cockpit numa área de descanso. A capacidade da bagageira situa-se nos 630 litros, um volume muito longe dos primeiros modelos da smart.

E sobre desempenho e potência não há nada a repreender. Apresenta-se com cinco níveis de equipamento, a começar no Pro e a acabar no Brabus.

Possui tração integral e equipamento para todo o terreno, incluindo um gancho de reboque elétrico, barras de tejadilho e uma escada lateral como acessórios. De destacar que o modelo de entrada tem uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 76 kWh, mas a partir do modelo smart #5 Pro+ todos os veículos possuem uma bateria de óxido de níquel-manganês-cobalto de 100 kWh e construída sobre a plataforma de 800 volts, o que permite uma autonomia até 590 km. A versão de entrada tem uma potência de 340 CV com tração traseira e uma performance dos 0 aos 100 km/h em 6,9 segundos. As gamas Pulse e Summit Edition com dois motores e tração integral debitam 587 CV de potência, conseguindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos, sendo que todas as versões têm a velocidade limitada a 200 km/h. A versão Brabus é desportiva, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km em apenas 3,8 segundos, sendo que nesta versão há sons de motor especificamente simulados e que melhoram a experiência de condução. A autonomia deste modelo é de 540 km. O Brabus distingue-se pelas jantes Brabus Monoblock Z de 21 polegadas, a par das pinças de travão vermelhas e o conceito desportivo, e ainda os logos Brabus que destacam a vertente desportiva do modelo.

É possível nas versões mais potentes um fornecimento até 400 kW de potência de carregamento rápido em corrente contínua, suportando carregamento rápido 4C, o que significa que carregar de 10% a 80% da bateria é possível em 18 minutos, pouco mais tempo do que encher um depósito de combustível convencional. O carregamento total da bateria em habitação com um “charger” até 22 kW leva menos de 5,5 hortas.

Em termos tecnológicos o smart #5 está equipado com o chipset AMD V2000 de última geração que apresenta um display de realidade aumentada de 25,6 polegadas, um painel digital de instrumentos Full HD de 10,25 polegadas e duplo ecrã OLED de 13 polegadas. A orientação de controlo mãos-livres de várias funções do veículo é possível com o controlo de voz suportado por IA e combinado com um novo avatar Leo. O veículo tem um novo centro de vídeo que permite streaming. O sistema de som é da Sennheiser Signature com 20 altifalantes. O sistema tem uma potência máxima de 1.190 Watts e as colunas estão alinhadas para múltiplos formatos de entrada.

Os sistemas de segurança ativa e passiva são igualmente de última geração, incluindo airbags de cortina em forma de V, airbags de almofada e cintos de segurança integrados nos bancos. A carroçaria é de aço e alumínio o que significa leveza. E, por fim, temos os preços: o valor de entrada está nos 47.400 euros e o Brabus chega aos 62.400 euros.

Por: Vítor Norinha

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