França paga mil euros na compra de carros com bateria europeia
Para além do chamado “bónus ecológico”, o Governo francês criou um novo incentivo para a mobilidade elétrica, desta vez ao atribuir um benefício de 1000 euros por viatura equipada com bateria de construção europeia.
Refere uma nota do executivo francês que nos próximos dias será publicado as marcas e modelos de veículos elétricos sobre os quais haverá esse prémio suplementar, no site da ADEME, a agência pública para a transição ecológica. O incentivo irá vigorar a partir de 1 de outubro e incluiu todos os equipamentos montados na Europa com bateria igualmente europeia. Esta ajuda para os compradores em França de veículos elétricos, complementa uma outra ajuda existente que pode chegar a 4.200 euros por unidade, o que significa que as ajudas estatais globais podem chegar aos 5.200 euros para todos os veículos construídos na Europa e com uma bateria europeia. Este tipo de ajuda, refere uma nota do Governo francês, visa suportar a continuação da indústria automóvel europeia que está ameaçada pela concorrência, nomeadamente por mega construtores chineses como a BYD. Refere a mesma nota pública que o prémio anunciado (das baterias) “tem por objetivo favorecer a relocalização da cadeia de valor dos veículos elétricos e manter o emprego industrial no continente europeu”. Esta é uma orientação claramente inspirada no relatório Draghi, publicado há cerca de um ano e que sugeria a imposição de critérios explícitos como seja o “made in Europe” sob a forma de critério de valor acrescentado europeu. O objetivo era colocar na ordem do dia a “preferência pelo produto europeu”.
#ANECRA #ANECRARevista #IncentivosElectricos #FrancaVeiculosElectricos #BateriaEuropeia #IndustriaAutomovelEuropeia #ConcorrenciaChina #BYD