Volkswagen ID.3 surpreende no teste de resistência do ADAC bateria mantém mais de 90% de capacidade após 160.000 km
Uma excelente notícia para os proprietários de veículos elétricos e para aqueles que consideram a transição: o Volkswagen ID.3 acaba de receber uma avaliação excecional por parte dos técnicos do ADAC (Automóvel Clube Alemão) após um rigoroso teste de resistência de quatro anos. Os engenheiros do Centro de Testes e Tecnologia em Landsberg am Lech, na Alemanha, submeteram um ID.3 Pro S¹ com bateria de 77 kWh (líquida) a mais de 160.000 quilómetros, e a conclusão é impressionante: a bateria de alta tensão conservou uns notáveis 91% da sua capacidade líquida original!
Este resultado ultrapassa significativamente a garantia da Volkswagen, que assegura uma capacidade mínima de 70% após oito anos de utilização ou 160.000 quilómetros. Martin Sander, Membro do Conselho de Administração da Volkswagen responsável pelas áreas de Vendas, Marketing e Pós-Venda, sublinha a relevância deste feito: “O resultado demonstra a qualidade impressionante dos nossos modelos ID., mesmo após percorrerem muitos quilómetros. Uma capacidade de bateria superior a 90% após 160.000 quilómetros confirma que os nossos modelos ID. são também uma proposta muito atrativa no mercado de usados, continuando a responder às expectativas dos nossos clientes.”
Resistência comprovada e benefícios das atualizações de software
Os técnicos do ADAC não pouparam a bateria durante o teste, recorrendo a estações de carregamento rápido em mais de 40% das sessões. Além disso, e contrariando as recomendações habituais, o veículo foi deixado na estação de carregamento com 100% de carga entre as viagens de teste, por vezes durante vários dias consecutivos – um cenário que simula as condições de uso mais exigentes e que torna o resultado ainda mais notável. Este foi o primeiro teste de resistência deste tipo realizado num modelo da família ID.
O ADAC destaca a importância das atualizações de software, que devem ser sempre instaladas. Durante o teste, o ID.3 recebeu várias atualizações, incluindo o inovador Planeador de Itinerários para Veículos Elétricos, que calcula paragens para carregamento em percursos longos, otimizando o tempo de viagem ao considerar o trânsito e previsões. As atualizações também incluíram melhorias na capacidade de carregamento (até 170 kW) e otimizações no consumo, especialmente em percursos curtos e em temperaturas de inverno (entre 0 e 5 °C), o que se traduz diretamente em maior autonomia.
Para além da bateria, o ID.3 demonstrou uma robustez notável. Os técnicos do ADAC salientaram que, apesar da elevada quilometragem, a carroçaria e o chassis mantinham-se em excelente estado, com os eixos, suspensão e direção a lidarem bem com o peso do veículo, sem apresentar problemas ou desgaste significativo.
Este teste valida a durabilidade, fiabilidade e aptidão para longas distâncias do Volkswagen ID.3, reforçando a confiança na transição para a mobilidade elétrica.
Todas as informações adicionais e dados detalhados do teste podem ser consultados no website do ADAC (disponíveis apenas em alemão).
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