A AkzoNobel lançou a Rede de Reparação Sustentável, um novo programa para ajudar as oficinas a reduzir a sua pegada de carbono

A AkzoNobel lançou a Rede de Reparação Sustentável, um novo programa para ajudar as oficinas a reduzir a sua pegada de carbono.

Ao certificar as operações dos seus clientes, a AkzoNobel estabelecerá uma parceria com eles para ajudar a medir, monitorizar e melhorar as emissões de CO2. A AkzoNobel irá alavancar a sua posição de liderança em sustentabilidade para fornecer as ferramentas, os conhecimentos, o apoio e a experiência para que o seu negócio de revestimentos de retoque de veículos (VR) faça uma diferença tangível, significativa e mensurável no esforço de uma oficina para reduzir a sua pegada de carbono.

Em linha com os objectivos dos OEMs do sector automóvel, das companhias de seguros e das próprias oficinas, a AkzoNobel pretende reduzir as emissões de carbono até 50% em toda a cadeia de valor até 2030 e está ativamente envolvida com os seus clientes e parceiros para os apoiar na sua jornada de sustentabilidade.

Um elemento-chave do apoio será um novo programa de certificação para oficinas. Num processo de três etapas: medir, monitorizar e melhorar, a AkzoNobel analisará a pegada de CO2 da oficina, identificará as medidas que esta pode tomar para reduzir as emissões nas suas operações e estabelecerá uma parceria com o cliente para apoiar a sua execução.

Um fator chave para este novo programa são as ferramentas digitais que a AkzoNobel desenvolveu especificamente para este fim. Estas fornecem uma visão clara da pegada de CO2 de uma oficina, convertendo o consumo de gás, o consumo de eletricidade, os quilómetros percorridos e todos os parâmetros relevantes dos âmbitos 1, 2 e 3 em equivalentes de CO2, de acordo com os mais recentes factores de emissão. Permitem às oficinas definir objectivos, calcular o efeito das medidas de redução das emissões e monitorizar o progresso.

Estas novas soluções digitais inovadoras juntam-se à primeira CO2eRepairCalculator certificada na indústria, que se centra na otimização do sistema de repintura para reduzir as emissões, os custos de energia e poupar tempo valioso no processo.

Uma reparação sustentável consiste em analisar todas as etapas do processo de reparação e o funcionamento geral da oficina para identificar onde as emissões são criadas e como podem ser reduzidas. Isto pode incluir alterações no equipamento, no processo e na escolha de produtos. Para qualquer recomendação, é fundamental uma compreensão holística da linha de base da oficina.

Ignacio Román Navarro, Diretor Comercial Regional de Repintura Automóvel da AkzoNobel para a região EMEA, cujas marcas VR incluem a Sikkens e a Lesonal, afirma que a nova iniciativa ajuda a alinhar os objectivos de sustentabilidade da AkzoNobel com os dos seus clientes: “Todos nós na cadeia de valor, incluindo os OEMs e as companhias de seguros, estamos concentrados na sustentabilidade e vamos atingir os nossos objectivos através da criação de verdadeiras parcerias com ambições partilhadas.

“Ao aderirem à nova Rede de Reparação Sustentável e ao tornarem-se parceiros, os nossos clientes estarão a criar e a promover um local de trabalho mais sustentável que trará benefícios financeiros e ambientais genuínos para todos.”

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #repintura