A equipa italiana de engenharia da Alfa Romeo revela os segredos da dinâmica de condução do novo Junior VELOCE 280

A equipa italiana de engenharia da Alfa Romeo revela os segredos da dinâmica de condução do novo Junior VELOCE 280

A Alfa Romeo abriu as portas do seu Centro de Testes de Balocco (província de Vercelli), para um dia de testes de pré-aprovação do novo Junior 280 VELOCE, 100% elétrico, o epítome da desportividade da gama – e revelou os segredos da sua excelente dinâmica de condução. A pré-apresentação dinâmica permitiu que os especialistas da indústria colocassem o primeiro automóvel desportivo compacto elétrico da marca à prova nos mesmos circuitos onde o conceito dinâmico do modelo foi validado, trazendo a desportividade da Alfa Romeo de volta ao maior segmento do mercado europeu.

O desenvolvimento dinâmico e a validação de todos os automóveis Alfa Romeo têm lugar no Centro de Testes de Balocco, um local icónico concluído em 1962. A equipa italiana de engenheiros da Alfa Romeo trabalhou nos últimos modelos da marca e esteve presente para apoiar os testes dinâmicos. Afinal, é nestas mesmas pistas que todos os automóveis de estrada da Alfa Romeo das últimas décadas foram submetidos a testes de desenvolvimento, exatamente no mesmo local onde o Alfa Romeo Junior é posto à prova. Da mesma forma, a histórica e inesquecível equipa “Alfa Corse” também testou e afinou aqui os carros de corrida que competiram no automobilismo internacional (F1 – DTM – Super Turismo).

Dinâmica de condução 100% Alfa Romeo

O Alfa Romeo Junior 280 VELOCE encarna a atitude desportiva da marca, num automóvel compacto. Baseia-se na fórmula habitual da Alfa Romeo, combinando a sua proverbial excelência – equilíbrio de peso perfeito, dinâmica de condução de primeira classe, soluções tecnológicas e de motorização de topo de segmento – e aquela “beleza intemporal”, há muito a marca do design Alfa Romeo. Esta versão eleva estas características ao mais alto nível, de tal forma que apresenta uma agilidade líder no segmento e o melhor comportamento em estrada da sua classe. Tudo isto é possível graças a duas estreias mundiais para a introdução do Junior VELOCE: o novo motor elétrico de 280 CV/207 kW e o mais recente diferencial mecânico de deslizamento limitado TorSen “D”. O novo automóvel adota igualmente soluções técnicas específicas e exclusivas, entre as quais a direção mais direta do segmento (14,6), especialmente calibrada para reforçar as suas excecionais qualidades de aderência à estrada. Além disso, a suspensão foi rebaixada em 25 mm e as barras estabilizadoras são mais desportivas para garantir curvas rápidas e precisas. O sistema de travagem inclui discos de 380 mm à frente com pinças monobloco de 4 pistões, enquanto os pneus de alta performance de 20″ são específicos para veículos elétricos de elevado desempenho.

Maior eficiência e mais prazer na condução no quotidiano

O novo Junior 280 VELOCE é um automóvel para a condução quotidiana, muito eficiente e extremamente agradável de conduzir. Mais concretamente, o automóvel é compacto e fácil de manusear, ideal para a cidade, o que é demonstrado pelo seu comprimento de pouco mais de 4 metros e um raio de viragem de 10,5 metros. Apesar do seu tamanho compacto, o interior é espaçoso e pode acomodar confortavelmente quatro adultos e a sua bagagem numa bagageira de 400 litros, líder do segmento. Em termos de eficiência, o Junior 280 VELOCE pesa apenas 1.590 kg, cerca de 200 kg a menos do que os seus melhores concorrentes. As baterias compactas de iões de lítio contribuem para reduzir significativamente o peso e os tempos de carregamento. Além disso, a icónica “cauda truncada” e as entradas de ar dianteiras assimétricas são pormenores aerodinâmicos que reduzem a resistência ao ar e o consumo de energia. Além disso, o Junior garante a melhor experiência de condução, tanto na cidade como em percursos mistos, sem nunca sacrificar a máxima praticidade, demonstrada por um compartimento dianteiro sob o capot para o cabo de carregamento, uma tomada de 12 Volts na bagageira, um som específico de condução elétrica (audível apenas no interior do habitáculo) para uma melhor perceção da aceleração e da desaceleração, e um sistema de navegação EV para orientação automática e sem preocupações do condutor para o próximo carregamento.

Pela primeira vez desde a conclusão da pista “Langhe” em 1962.

Pela primeira vez, a Alfa Romeo dá acesso a todo o circuito de Langhe, a famosa pista com mais de 20 km que reproduz fielmente as rotas mistas e montanhosas frequentemente vistas na região de Piemonte, nomeada Património Mundial da UNESCO em 2014. O Junior pode assim ser testado em condições absolutamente únicas. A equipa italiana de engenheiros envolvida em projetos extraordinários, como o 8C, 4C, Giulia e Stelvio nas suas versões Quadrifoglio, incluindo o Giulia GTA e GTAm, deu as boas-vindas aos especialistas da indústria nos mesmos circuitos onde todos os automóveis de estrada e de competição da Alfa Romeo das últimas décadas foram submetidos a testes de desenvolvimento. Exatamente no mesmo local, a histórica e inesquecível equipa “Alfa Corse” testou e afinou os carros de corrida que competiram no automobilismo internacional (F1 – DTM – Super Turismo).

Especificamente, foi dado acesso à imprensa internacional a toda a configuração do circuito “Langhe” pela primeira vez: o circuito nunca foi disponibilizado a condutores externos que não sejam membros da equipa de desenvolvimento da Alfa Romeo. O circuito de “Langhe” reproduz um traçado quase idêntico a uma estrada suburbana muito sinuosa, cheia de curvas e subidas e descidas, para simular a utilização quotidiana do automóvel. Além disso, graças ao novo sistema TorSen “D”, que garante um comportamento linear e um controlo total da trajetória, o Junior 280 VELOCE revela-se o melhor do seu segmento, como o atesta a ausência prática de subviragem e a melhoria do ângulo de deriva. Igualmente exigente é a secção “Special Pavings” do circuito de Balocco, também utilizada exclusivamente pela equipa Alfa Romeo para testes de conforto. Está repleta de lombas, buracos, carris de elétrico, calçada e degraus, os mesmos obstáculos encontrados na vida quotidiana da cidade, onde o Junior também é apreciado pela limitação das vibrações no habitáculo, resultando no melhor conforto da sua classe.  Finalmente, o teste de alta velocidade na pista da Alfa Romeo é definitivamente imperdível. O Junior não foi concebido para ser conduzido em pista, mas os objetivos dinâmicos validados pela equipa de engenheiros italianos são considerados excecionais, ao ponto de se tornarem prova da sua potência, agilidade e comportamento em estrada na maior pista do centro de testes de Balocco. O local ideal para descobrir as capacidades em curvas rápidas, praticamente perfeitas, do automóvel, cortesia da excecional tração elétrica realçada pelo modo Dynamic. Naturalmente, isto é o resultado do diferencial de deslizamento limitado TorSen “D”, que minimiza a subviragem e aumenta a estabilidade do carro nas curvas. Em particular, a resposta a 1 Hz do eixo dianteiro é a melhor da sua classe, tal como o eixo traseiro que segue com precisão a trajetória com um ângulo de deriva quase nulo. Além disso, a ausência de atraso na aceleração lateral – tanto à entrada como à saída de uma curva – cria o “efeito motociclista”, ou seja, uma sensação de sinergia total entre o condutor e o veículo.

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