Desde maio de 2024, a PEUGEOT está a levar ainda mais longe a sua parceria com o programa de exploração subaquática “UNDER THE POLE”. Este programa combina expedições inovadoras em todo o mundo, investigação científica e ações de sensibilização para a conservação dos oceanos. A PEUGEOT partilha esta filosofia: a marca decidiu colocar a EDUCAÇÃO no centro da sua estratégia de responsabilidade e concentrar a sua contribuição em ações educacionais concretas com impacto no ambiente.
O programa “UNDER THE POLE” foi fundado por Ghislain Bardout e Emmanuelle Périé-Bardout em 2008 em Concarneau, França. Partilha com a PEUGEOT a ambição de utilizar a ciência e a tecnologia para a proteção do ambiente, nomeadamente dos oceanos. Este programa também trabalha com o público para sensibilizar para a importância desta causa.
As três missões da exploração “UNDER THE POLE”:
- Organizar expedições inovadoras em todo o mundo, centradas na exploração científica dos oceanos, nomeadamente em regiões polares ou isoladas.
- Apoiar a investigação científica, designadamente através do programa DEEPLIFE, o qual explora as florestas de animais marinhos na zona mesofótica (30 a 200 metros de profundidade) e o seu papel fundamental no funcionamento do ecossistema marinho. A missão atual, até 15 de outubro de 2024, na Grécia, Itália e França, procura determinar se os ecossistemas mesofóticos mediterrânicos podem servir como populações de refúgio contra as alterações climáticas. Estes estudos constituem um importante eixo de investigação nos próximos anos para compreender as ligações entre as populações superficiais e mesofóticas e para aplicar medidas de proteção adequadas.
- Trabalho de sensibilização e de conservação dos oceanos, baseado na convicção de que o conhecimento só faz sentido se for partilhado. Este trabalho, orientado para a educação dos jovens e para a sensibilização do público, assume a forma de uma caravana pedagógica que apresenta as descobertas de mergulhadores e cientistas. A sua cenografia imersiva inspira e reforça o conhecimento sobre os ecossistemas marinhos.
A PEUGEOT compromete-se com a exploração “UNDER THE POLE”
Em linha com estas atividades educacionais, é natural que a PEUGEOT se torne o “Parceiro Oficial para a Educação” da “UNDER THE POLE”. Este novo compromisso da PEUGEOT assume quatro formas:
- Através da cocriação de conteúdos pedagógicos dedicados aos bastidores das expedições, explicações sobre os programas científicos e técnicas de exploração. Estes vídeos encontrarão o seu lugar nas redes sociais da PEUGEOT e da “UNDER THE POLE”;
- Ao organizar jornadas pedagógicas durante as etapas grega e francesa da missão no Mediterrâneo, entre abril e outubro de 2024. A PEUGEOT, com o apoio ativo do seu distribuidor grego Aiglon AE, e a “UNDER THE POLE” trabalharam para organizar jornadas pedagógicas para as crianças em idade escolar na Grécia, onde o programa estava a realizar uma missão de exploração. Em 24 de abril, 50 crianças da escola primária de Pteleos participaram num workshop educativo que combinava a limpeza de praias, a demonstração de equipamento de mergulho em alto mar e uma visita explicativa das missões científicas realizadas no barco de exploração Why. No dia 6 de junho, realizou-se também um outro dia com os alunos gregos na ilha de Fourni.
- Através de intervenções conjuntas dos parceiros em eventos profissionais nos setores automóvel, do mergulho e da investigação científica.
- Através do destaque da marca PEUGEOT como Parceiro Oficial para a Educação nas velas e no casco do barco de expedição, o Why.
- Disponibilizando dois PEUGEOT Boxer para transportar todo o equipamento necessário às diferentes missões do programa. O primeiro PEUGEOT Boxer é utilizado para rebocar o barco de mergulho e transportar os inúmeros equipamentos necessários para as quatro missões do programa mediterrânico. O segundo Boxer é utilizado para rebocar a caravana educativa “Under The Pole” através de França para as suas ações de sensibilização para os oceanos junto do público em geral e das crianças em idade escolar. Esta missão itinerante sensibilizou mais de 5.000 pessoas nos últimos 12 meses.
A PEUGEOT disponibiliza também três veículos 100% elétricos (E-208 e E-308 SW) para facilitar as deslocações diárias das equipas da “UNDER THE POLE” numa lógica de mobilidade “zero emissões”.
A PEUGEOT está particularmente orgulhosa desta parceria com a “UNDER THE POLE”, que permite a implementação de ações concretas e úteis para a preservação do nosso ambiente. Estas ações educacionais são elementos importantes do compromisso responsável da Marca.
#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #fiat #abarth #peugeot