Barómetro Standvirtual | Importação cresce +13,5% em Julho face ao mesmo período de 2023, superando em +35,3% os níveis de 2019

Barómetro Standvirtual Mercado de Usados, oferta de ligeiros de passageiros aumenta +24% em outubro face ao ano passado

O Standvirtual organizou um webinar para apresentar o barómetro do mercado automóvel. O evento online contou com o contributo de Manuel Coutinho (CEO do Grupo MOTORPOR), de Francisco Afonso (Diretor Comercial da CHAMAUTO), de Maria Neffe (Dep. Económico Estatístico da ACAP), juntando igualmente Daniel Rocha (Diretor de Estudos e Planeamento do Standvirtual), Bernardo Gusmão (Field Sales Team Leader do Standvirtual) e Pedro Soares (Diretor Comercial do Standvirtual), com o intuito de divulgar os números mais dinâmicos verificados em julho de 2024 e analisar temas de mercado atual.

Manuel Coutinho, CEO do Grupo MOTORPOR, destaca que “No que toca a veículos elétricos, há dois fatores que merecem destaque. Primeiramente, o mercado tem tido um elevado número de viaturas elétricas importadas, com preços significativamente diferentes dos praticados internamente, o que coloca em desvantagem os modelos disponíveis localmente, que muitas vezes não são tão competitivos. É importante ressaltar que, no contexto dos veículos elétricos, a discussão gira em torno de autonomia e preços cuja tendência não é de crescimento. Deste modo, a introdução de produtos mais competitivos no mercado ocorre ao retomar veículos que apresentem menor competitividade e autonomia. Simultaneamente, a importação contribui para que os automóveis locais se tornem desproporcionados em termos de competitividade. No algarve, uma região com menor densidade populacional em comparação a Lisboa, onde a autonomia de veículos é um fator relevante, o peso dos elétricos é visivelmente inferior ao observado no mercado global. Contudo, é preciso reconhecer que existem produtos de transição que geram períodos de desigualdade, algo particularmente evidente neste segmento. “

“O distrito de Bragança, apresenta desafios em termos de procura e dinamismo de mercado, especialmente devido à população envelhecida. A venda de determinados veículos é particularmente difícil nesta área. No que toca às perspetivas atuais, a abordagem adotada reflete uma incerteza predominante: o foco é fazer o melhor possível, oferecer a máxima qualidade e maximizar as vendas, reconhecendo a volatilidade do mercado no interior do país. No porto o mercado apresenta características distintas, a procura por veículos, especialmente elétricos não é elevada. O futuro aponta para uma mescla de diferentes tipos de monotorização, com uma expectativa de queda no preço destes veículos.”, refere Francisco Afonso, Diretor Comercial da CHAMAUTO.

Em 2024, a dinâmica de mercado permanece negativa em julho (-16%) em comparação aos dados de julho de 2023. Por sua vez, a oferta regista um ligeiro crescimento em relação ao mês anterior (+5%), enquanto a procura se mantém a descer com uma queda de -11% em relação ao mesmo período do ano transato.

  • No mês de julho mantém-se uma dinâmica de mercado negativa (-16%) relativamente ao período homólogo de 2023. A oferta apresenta um ligeiro decréscimo face a julho do ano passado (+5%), com a procura a diminuir também -11% em relação ao mesmo período.
  • A oferta aumenta nos carros acima dos 30.000€ (+7%) e abaixo de 15.000€ (+4%). No entanto, a oferta diminui nos automóveis entre 15.000€ a 30.000€ (-1%). Já a procura diminui nos carros entre 15.000€ a 30.000€ (-4%); nos veículos com valores abaixo dos 15.000€ apresenta um decréscimo de (-15%); nos automóveis acima de 30.000€ revela uma diminuição de (-6%).
  • A transferência de propriedade de ligeiros de passageiros registou uma diminuição de -6,6 % em junho de 2024 face ao mês homólogo, voltando a registar uma queda após o início de uma possível tendência positiva no mês de abril de 2024. Apresenta, ainda, uma ligeira diminuição de -2,7% em comparação com junho de 2019. Relativamente aos primeiros seis meses de 2024, observa-se um aumento de +4,4% em relação ao mesmo intervalo de tempo do ano transato.
  • No que diz respeito aos veículos importados (ligeiros de passageiros), deteta-se um aumento em julho face ao mesmo mês de 2023 (+13,5%) e um crescimento de +35,3% em relação ao mesmo período de 2019. Por outro lado, verifica-se um decréscimo de -7,1% de janeiro a julho de 2024, comparativamente aos primeiros sete meses do ano anterior – valores associados à oferta de carros novos que levam a mais unidades disponíveis no mercado dos usados e a uma diminuição da importação.
  • O preço médio praticado pelos vendedores profissionais, que tem registado uma subida progressiva, sobretudo desde maio/junho de 2023, apresenta um crescimento, alcançando 24.100€. Por outro lado, representa um ligeiro aumento de cerca de +0,41% do preço face a julho de 2023, quando o valor médio se fixava em 24.000€.
  • De acordo com os dados fornecidos pela BCA, relativos aos leilões, os preços demonstram uma ligeira queda, tanto no comércio como no retalho, em julho face ao mês anterior.
  • Segundo dados da ACAP, em julho regista-se um decréscimo de -7,5% no total do mercado automóvel (novos) face ao mesmo mês de 2023. No acumulado do ano de 2024, verifica-se um crescimento de +5,8%. As energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos GPL) representam cerca de 63% do mercado total de ligeiros em julho de 2024, valores superiores face a 2023 em que alcançavam apenas 53% do total de ligeiros de passageiros novos.