Barómetro Standvirtual | Mercado de Usados, procura recupera e apresenta o maior aumento do ano (+6%) em setembro, face ao ano passado

Barómetro Standvirtual | Importação de veículos continua a crescer em julho + 24% face ao mesmo mês de 2021

Importação de ligeiros de passageiros continua a baixar em setembro (-10%), após já ter baixado em agosto. Tal deve-se ao aumento da oferta nacional, que está a abastecer o mercado e a reduzir a necessidade de importar.

O Standvirtual realizou um webinar para apresentar o barómetro do mercado automóvel, em parceria com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). O evento online contou com o contributo de Mário Claro (Diretor Comercial da BCA Portugal) e Gustavo Gutierres (Diretor Comercial no Grupo Motorpor), além de Maria Neffe (Dep. Económico Estatístico da ACAP), Daniel Rocha (Diretor de Estudos e Planeamento do Standvirtual), Pedro Soares (Diretor Comercial do Standvirtual) e Nuno Castel-Branco (Diretor Geral do Standvirtual). O webinar teve como principal objetivo divulgar os números mais dinâmicos verificados em setembro de 2023 e analisar temas de mercado.

Mário Claro, Diretor Comercial da BCA Portugal, destaca que “o volume de avaliações tem sido estável, mas ainda assim está 20% acima do ano passado. O que tem vindo a mudar é o perfil das viaturas: o peso das viaturas até dois anos duplicou de setembro para janeiro. As viaturas até seis anos representavam 20% e agora representam 30%, ou seja, há muita atividade nas avaliações, embora nem sempre se concretizem os negócios. Há também uma retenção menor das viaturas por parte das concessões que acabam por ir para leilão. Sobre os seminovos, estamos a chegar à altura dos defleets mas este ano começou mais cedo, pois as viaturas também entraram no mercado mais cedo. Em relação ao volume de novos, nestes primeiros meses do ano esteve muito ligado a vendas anteriores”.

“Como as marcas já estão a ter pressão sobre os stocks os preços dos novos começam a aproximar-se muito dos usados. As campanhas que as marcas estão a colocar no mercado já evidenciam isso. Para um cliente, se a diferença de preço entre um novo e um usado não for significativa normalmente opta por um carro novo e é isso que tem acontecido connosco. O mercado dos carros usados tem uma sazonalidade das rent-a-car, os defleets já começaram antes dos anos anteriores e está a compensar fazerem as entregas antecipadas em vez de ficarem com os carros parados e a desvalorizar. Sobre as dificuldades que estamos a ver, são sobretudo em relação aos financiamentos”, Gustavo Gutierres, Diretor Comercial no Grupo Motorpor.

  • Em setembro a dinâmica de mercado permanece negativa (-16%) face ao período homólogo de 2022, pois a oferta mantém-se acima da procura. A oferta está +21% acima de setembro de 2022, mas a procura também recupera +6% em relação ao período homólogo, a variação mais alta este ano. A procura sobe sobretudo nos carros entre 15.000€ e 30.000€ (+25%) e acima de 30.000€ (+35%).
  • Em agosto de 2023, a transferência de propriedade mantém-se próxima das 60 mil unidades de ligeiros de passageiros, com um ligeiro decréscimo de -2,7% face ao mês homólogo de 2022. Regista ainda um decréscimo de -6,3% em comparação com agosto de 2019.
  • No que diz respeito aos veículos importados (ligeiros de passageiros), há novamente um decréscimo em setembro face ao mesmo mês de 2022 (-10%), após uma tendência de estabilização nos meses anteriores e ligeiro decréscimo em agosto. Por outro lado, em comparação com o mês de setembro de 2019 verifica-se um crescimento de +29,2%.
  • O preço médio praticado pelos vendedores profissionais aumenta ligeiramente em setembro, algo que tem vindo a acontecer desde maio/junho deste ano devido ao aumento da oferta de carros mais caros no mercado de usados, fixando-se agora em cerca de 24.500€. Esta evolução representa um aumento de +19,5% do preço medio face a setembro de 2021 (20.500€) e de 4% em relação a 2022 (23.500€).
  • Apesar do aumento do preço médio pela maior oferta de carros mais caros, os preços individuais têm vindo a baixar ligeiramente desde maio, como se verifica nos modelos mais representativos no Standvirtual, com 50 mil quilómetros e a diesel, como o Renault Megane Sport Tourer (22.000€), o Renault Clio (17.000€), o Nissan Qashqai (23.000€), e o Mercedes-Benz A180 (30.000€).
  • De acordo com os dados fornecidos pela BCA, relativos aos leilões, os preços mantêm-se estáveis no comércio e no retalho em setembro, uma tendência que já se verifica desde o início do ano.
  • Segundo dados da ACAP, em setembro verifica-se um aumento de +14,5% no total do mercado automóvel (novos) face ao mesmo mês de 2022. No acumulado do ano 2023, há um crescimento de +31,7%. As energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos GPL) representaram cerca de 60% do mercado total de ligeiros em setembro de 2023 e 49,5% no acumulado anual.

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