Barómetro Standvirtual | Procura por carros a gasóleo cai -16% em novembro face ao ano passado. Apenas elétricos crescem no Mercado de Usados

Barómetro Standvirtual Mercado de Usados, oferta de ligeiros de passageiros aumenta +24% em outubro face ao ano passado

O Standvirtual, divulga o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de novembro de 2023.

«Apesar de ainda se manter uma dinâmica de mercado negativa, há uma constante recuperação da oferta no mercado de usados ao longo deste ano, tal como podemos verificar durante o mês de novembro. Pelo contrário, a procura segue abaixo dos valores alcançados em 2022, uma tendência que tem sido influenciada pela conjuntura económica que estamos a viver atualmente. No tipo de combustível, continuamos a observar uma diminuição do interesse dos consumidores quando falamos de carros a gasóleo, com os carros eletrificados a serem cada vez mais procurados», explica Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

Em novembro, verifica-se um crescimento de +16% na oferta do total de veículos usados, em relação ao período homólogo de 2022. Por outro lado, a procura apresenta um decréscimo geral de -14% face ao mesmo mês do ano passado, gerando assim uma dinâmica de mercado negativa (-30%).

A diminuição na procura é também visível nas marcas premium (-6%) e de luxo (-2%).

COMBUSTÍVEL

  • Os veículos elétricos (+20%) e elétricos premium (+43%) são os únicos que registam um aumento da procura em novembro face ao ano passado, no mercado de usados. No que diz respeito à oferta, o maior crescimento é dos elétricos (+82%) e dos elétricos premium (+79%), em relação ao período homólogo de 2022.
  • A oferta de carros a gasolina e a diesel cresce (+25% e +3%, respetivamente) face ao mesmo mês do ano anterior. No entanto, há uma diminuição de procura nos carros a diesel e a gasolina (cerca de -16% em ambas as tipologias).
  • Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel representam cerca de 16% da procura e cerca de 13% da oferta, em novembro.
  • Diesel (55%) e Gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.
  • Em novembro, veículos a gasolina são a única tipologia de combustível com maior oferta de anúncios (cerca de 31%) do que procura. Nas restantes, a procura iguala a oferta.

PREÇOS

  • Veículos acima de 30.000€ são os únicos que revelam um ligeiro aumento de procura (+1%) em novembro, face ao mesmo período do ano passado. Já os veículos abaixo de 15.000€ e entre 000 a 30.000€, a procura desce em comparação ao período homólogo do ano anterior (-20% e -2%, respetivamente).
  • A oferta aumenta nos veículos acima de 30.000€ (29%), nos veículos de 15.000€ a 30.00€ (+27%) e nos veículos abaixo de 15.000€ (+7%), em relação a novembro passado.
  • A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações em novembro (37%) e de anúncios (54%).

ANO DE MATRÍCULA

  • A procura cresce sobretudo nos carros de 1 a 3 anos (+10%). Nos veículos entre 3 a 5 anos está igual, mas diminui nos automóveis de 10 a 15 anos (-21%), nos veículos até 1 ano (-13%) e nos carros de 5 a 10 anos (-8%), face a novembro do ano passado.
  • A oferta revela crescimento em relação ao mesmo mês de 2022 nos veículos de todos os intervalos de idade, sobretudo nos carros até 1 ano (+26%).
  • Carros com matrícula entre 2015 e 2016 são os mais visualizados em novembro (cerca de 10%), seguidos dos carros matriculados em 2019 e 2020 (cerca de 8%).

SEGMENTO E MARCA

  • Em novembro, a procura cresce apenas nos SUV (+4%) em relação ao mesmo mês do ano passado. Nos restantes segmentos a procura estabiliza ou desce, sobretudo nos pequenos citadinos (-61%). Já a oferta aumenta particularmente nos SUV (+36%) e nos utilitários (+21%).
  • SUV (22%), carrinhas (17%) e citadinos (16%) são os segmentos mais procurados em novembro. A oferta é maior e supera a procura nas categorias de SUV (25%), utilitários (19%), carrinhas (18%) e cabrio (3%).
  • A Mercedes-Benz (13,2%), a BMW (12,7%) e a Renault (8,2%) são as marcas mais procuradas em novembro. No que diz respeito às marcas mais anunciadas, estas são a Mercedes-Benz (12,1%), a BMW (11%) e a Peugeot (9,7%).
  • Os carros mais procurados em novembro, por intervalo de preços, foram o Volkswagen Polo na categoria abaixo dos 5.000€; o BMW Serie 3 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€; o Mercedes-Benz Classe C dos 10.000€ aos 25.000€; Tesla Model 3 dos 25.000€ aos 40.000€; e novamente o Mercedes-Benz Classe C na categoria acima dos 40.000€.
  • Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, Renault Zoe e o BMW Serie i, em novembro.

#anecrarevista #mercadousados #standvirtual #olxgroup #anecra #atualidade #comprarcarro