A Volkswagen apresentou o protótipo do seu robô móvel de carregamento completamente autónomo.
Este é um dos conceitos de carregamento visionários que a Volkswagen espera utilizar para expandir a infraestrutura de carregamento nos próximos anos.
O Beep Boop tem uma única função, o carregamento totalmente autônomo de veículos em áreas de estacionamento restritas, como estacionamentos subterrâneos. “Uma infraestrutura de carregamento onipresente era, e continua a ser, um factor-chave para o sucesso da mobilidade elétrica. O nosso robô de carregamento é apenas uma das várias abordagens, mas é sem dúvida uma das mais visionárias,” explica Thomas Schmall, CEO da Volkswagen Group Components.
Carregamento totalmente autónomo
O robô de carregamento – iniciado por um aplicativo ou comunicação Car-to-X – opera de forma totalmente autónoma. O Beep Boop dirige o veículo a ser carregado de forma independente e comunica com ele: desde a abertura da tampa da tomada de carga até a conexão e desacoplamento do plug. Todo o processo de carregamento ocorre sem qualquer envolvimento humano. Para carregar vários veículos ao mesmo tempo, o robô móvel move um trailer, essencialmente uma unidade móvel de armazenamento de energia, até ao veículo, conecta-o e utiliza essa unidade de armazenamento de energia para carregar a bateria do veículo elétrico.
A unidade de armazenamento de energia permanece com o veículo durante o processo de carregamento. Nesse ínterim, o robô carrega outros veículos elétricos. Assim que o serviço de carregamento termina, o robô recolhe de forma independente a unidade móvel de armazenamento de energia e leva-a de volta para a estação central de carregamento.
De acordo com Thomas Schmall, CEO da Volkswagen Group Components: “Estabelecer uma infraestrutura de carregamento eficiente para o futuro é uma tarefa central que desafia todo o setor. Estamos a desenvolver soluções para ajudar a evitar medidas autónomas caras. O robô de carregamento móvel e a nossa estação de carregamento rápido flexível são apenas duas dessas soluções.”
A unidade de negócios está a trabalhar atualmente numa família completa de carregadores DC. A estação de carregamento rápido flexível será lançada no mercado no início de 2021. Durante várias semanas, a caixa de embutir DC foi testada em diferentes locais de produção da empresa na Alemanha. O robô de carregamento móvel atingiu com sucesso o status de protótipo e agora será desenvolvido de forma abrangente. Um dos pré-requisitos para a maturidade do mercado é a comunicação Car-to-X para facilitar o processo de cobrança autónomo.
Tendo em vista a importância crucial desta questão, no futuro, a Volkswagen Group Components será, entre outras coisas, responsável por todas as atividades e sistemas de cobrança do Grupo Volkswagen.
A intenção é integrar o robô de carregamento num conceito geral que se concentrará no sucesso de longo prazo da mobilidade elétrica e, portanto, na eletrificação do transporte.
“Estabelecer uma infraestrutura de carregamento é um pré-requisito fundamental para isso. Mas precisa ser orientado pela procura e eficiente,” continua Schmall. “Os nossos desenvolvimentos não se concentram apenas nas necessidades dos clientes e nos pré-requisitos técnicos dos veículos elétricos. Também consideram as possibilidades económicas que oferecem aos parceiros em potencial.” Permitem que os operadores de vagas de estacionamento e estacionamentos subterrâneos “eletrifiquem” de forma rápida e simples todas as vagas de estacionamento utilizando o robô de carregamento móvel. Isso reduz qualquer trabalho de construção necessário, reduzindo ao mesmo tempo o custo potencial.