Citroën Ami muda de cor e oferece novas versões para celebrar o seu 4º aniversário

Citroën Ami muda de cor e oferece novas versões para celebrar o seu 4º aniversário

Quatro anos após o seu lançamento nos mercados, o Citroën Ami recebe uma renovação completa e adota uma nova pintura “Night Sepia”, castanho-escuro cru que lhe confere maior consistência e robustez, sem que com isso perca o seu carácter distintivo. Comercializado desde abril de 2020, já se contabilizam perto de 50.000 Citroën Ami vendidos em 14 países, tornando-o num verdadeiro fenómeno social que mudou a paisagem da mobilidade urbana e periurbana. O Citroën Ami foi a primeira proposta a dar uma verdadeira resposta aos desafios da micromobilidade e da transição energética, num veículo elétrico acessível e inovador de dois lugares, seguro e confortável, que, em determinados países, pode ser utilizado por jovens a partir dos 14 anos, sem carta de condução.

Em Portugal já se comercializaram mais de 1.500 unidades desde o seu lançamento, em setembro de 2021. Integrando a categoria de Quadriciclos Ligeiro (tipo “L6e”), em Portugal pode ser conduzido por maiores de 16 anos, com carta da categoria “AM”.

Para assinalar o 4º aniversário do modelo, a gama Ami evolui. Aproveitando o melhor das versões Tonic e Pop do Ami, a Citroëm criou a nova versão Peps, que se caracteriza por um estilo atrativo, feito de contrastes, detalhes coloridos e grafismos, bem como acessórios inteligentes para facilitar o quotidiano. A Citroën também ouviu atentamente os seus clientes e fez evoluir a versão Cargo através de um módulo denominado KIT My Cargo, disponível como acessório. Permite uma maior versatilidade de utilização do Ami, pois deixa de ser necessário sacrificar o lugar do passageiro, podendo o cliente optar entre levar a seu lado um passageiro ou, em alternativa, utilizar este módulo, prático e de fácil instalação, que oferece um volume de carga adicional.

A nova cor Night Sepia

Para assinalar o seu quarto aniversário, o Ami passa a apresentar-se com uma nova cor de carroçaria, em substituição do azul original, e que se aplicará a toda a gama. O novo Night Sepia é um castanho-escuro uniforme que dá ao Ami presença e personalidade. Este tom mais escuro, a meio caminho entre o castanho e o cinzento, confere ao Ami uma maior profundidade e qualidade. É uma cor versátil que combina, na perfeição, com as diferentes animações gráficas, de cores e autocolantes, que o Ami tem para oferecer. Este castanho cria, também, um ambiente simultaneamente elegante e descontraído, dependendo de como se combine com outras cores e materiais.

Uma gama que evolui com o lançamento da nova versão My Ami Peps

A Citroën renova a sua gama com o lançamento do My Ami Peps, versão topo de gama que reúne o melhor das anteriores versões Pop e Tonic. Completa a versão de entrada Ami Ami e as versões do coração de gama My Ami Orange, Grey e Blue.

No exterior, o My Ami Peps apresenta-se como uma versão dinâmica do Ami, pronta a abrir caminho no trânsito, dando ares de pequeno desportivo. Também adota elementos de um aventureiro citadino. A versão Peps tem uma dianteira muito expressiva, com uma faixa gráfica preta sob o para-brisas, animada por autocolantes horizontais em amarelo ácido e contornos dos faróis em preto. O toque dinâmico é dado por um spoiler traseiro, quatro embelezadores de roda de design floral e detalhes em branco, dois autocolantes no painel traseiro e outros dois autocolantes nas soleiras das portas.

Estes elementos de design de elevado contraste baseiam-se em cores vivas, como o energético vermelho Infra Red e um amarelo vibrante. Apresentam formas geométricas distintas que fazem lembrar o mundo dos videojogos. A numeração “2” faz alusão ao que é comum nas viaturas de competição. Na parte traseira da viatura, o círculo, metade sólido e metade em filigrana, reforça o estilo e reflete as formas redondas do veículo e dos seus faróis. Também reflete o círculo na parte inferior da cápsula da porta. Com um olhar atento aos detalhes, as estrias na parte inferior desta cápsula fazem lembrar os chevrons Citroën e encontram ligação aos motivos subtilmente colocados na faixa preta da secção frontal.

Já no interior do My Ami Peps os utilizadores irão encontrar todos os equipamentos de série que facilitam a vida quotidiana, com acessórios funcionais como o suporte para um smartphone, as redes nas portas com uma faixa laranja, a rede da divisória central, o gancho amarelo para sacos e os três compartimentos de arrumação em tom laranja. As portas mantêm as duas cintas de abertura e há pespontos laranja nos tapetes. A caixa de conetividade Data@Ami” permite ao utilizador conetar o seu smartphone ao Ami para aceder a todos os dados (autonomia disponível, quilometragem, alertas de manutenção, etc.). Em termos de infotainment, o modelo integra o interface “My Ami Play”, que transforma o smartphone num painel de instrumentos, permitindo o rápido acesso à navegação, às músicas, ao rádio e às chamadas telefónicas. Todas estas funções são controladas à distância através do botão Citroën Switch, colocado no volante, para que se possa manter os olhos na estrada e conduzir com toda a tranquilidade e segurança.

Kit My Cargo: um kit modular inteligente para uma versatilidade sem precedentes

Inspirada nos profissionais e na sua forma de trabalhar, a Citroën decidiu melhorar a sua versão My Ami Cargo através de um kit modular, disponível em pós-venda. Permitindo que o banco do passageiro permaneça no habitáculo do Ami, este novo acessório facilita a conversão entre um espaço de carga otimizado e a possibilidade de levar a bordo um passageiro, numa flexibilidade inigualável. Esta novidade reflete a vontade da Citroën em oferecer soluções adaptáveis, que respondam a um vasto leque de necessidades de mobilidade e de utilizações profissionais.

A operação de montagem deste kit é muito fácil, bastando apenas alguns movimentos. Uma primeira secção, composta por 2 painéis, é acionada verticalmente para separar as zonas do condutor e do passageiro e, com isso, evitar que uma encomenda caia para o seu lado. Composta por 4 painéis, a segunda secção abre-se sobre o banco do passageiro, desde as costas até à zona dos pés, proporcionando uma superfície de carga prática e que protege o banco. Por fim, está disponível uma rede de ocultação, que se estende desde o topo das costas do banco até ao painel de bordo, mantendo assim ocultados os volumes guardados nessa zona.

O Kit My Cargo permite a carga, sem restrições, de diferentes tipos de encomendas, para entregas de última hora. De acesso fácil graças ao ângulo de abertura da porta, os volumes podem ser carregados numa área que comporta até 200 litros, sob a rede de arrumação, ou um total de 340 litros, distribuídos por todo o veículo. Em qualquer altura, os três elementos que compõem este kit podem ser dobrados e colocados atrás do banco, guardados numa bolsa específica, para que duas pessoas possam viajar.

#anecrarevista #reciclagem #reparação #ambientes #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade