Crescimento de +91% da oferta de veículos elétricos usados em setembro

ANECRA Revista 388 | Testemunhos de figuras de proa do Sector Automóvel | “A Convenção da ANECRA é absolutamente chave”

O Stand Virtual divulgou que em setembro verificou-se um crescimento de +22% na oferta do total de veículos usados, acompanhado por um crescimento de +2% na procura, em relação ao período homólogo de 2022. Por outro lado, a dinâmica de mercado apresenta-se negativa, cerca de -20% face a setembro do ano anterior (maior oferta que procura em relação ao período homólogo).

COMBUSTÍVEL

  • Há um crescimento de +100% da oferta de veículos elétricos premium e de +91% dos elétricos em setembro, em relação ao ano passado. No que diz respeito à procura, o maior crescimento é dos elétricos premium (+70%), com os veículos elétricos a registar +30% face a 2022.
  • A oferta de carros a gasolina e a diesel cresce (+29% e +8%, respetivamente) face ao período homólogo de 2022. No entanto, há estabilização de procura nos carros a diesel e a gasolina.
  • Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel representam cerca de 10% da procura e cerca de 10% da oferta, em setembro.
  • Diesel (58%) e Gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.
  • Em setembro, veículos a gasolina são a única tipologia de combustível com maior oferta de anúncios (cerca de 31%) do que procura. Nas restantes, a procura iguala ou supera sempre ligeiramente a oferta.

PREÇOS

  • Veículos acima de 30.000€ e de 15.000 a 30.000€ são os que revelam aumento da procura em setembro (+24% e +18%, respetivamente), face ao mesmo período do ano passado. No que diz respeito aos veículos abaixo de 15.000€ a procura desce -9% em comparação ao período homólogo do ano anterior.
  • A oferta aumenta nos veículos abaixo de 15.000€ (+4%), nos veículos de 15.000€ a 30.00€ (+16%) e nos acima de 30.000€ (+36%).
  • A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações em setembro (38%), com os anúncios (54%) a superarem as visualizações. Também a categoria entre 25.000€ e 40.000€ regista ligeiramente mais anúncios (20%) do que visualizações (19%).

ANO DE MATRÍCULA

  • A procura diminui nos automóveis até 1 ano (-9%) e nos automóveis de 10 a 15 anos (-8%), face a setembro do ano passado.
  • A oferta revela crescimento em relação ao mesmo mês de 2022 nos veículos de todos os intervalos de idade, sobretudo nos carros até 1 ano (+29%).
  • Carros com matrícula entre 2015 e 2016 são os mais visualizados em setembro (cerca de 9%), seguidos dos carros matriculados em 2019 (cerca de 7%).

SEGMENTO E MARCA

  • Em setembro, a procura cresce sobretudo nos SUV (+20%) e nos utilitários (+19%) em relação ao mesmo mês do ano passado. Nos restantes segmentos a procura desce, sobretudo nos pequenos citadinos (-62%) e Monovolume (-25%). Já a oferta aumenta particularmente nos SUV (+42%) e nos utilitários (+32%).
  • SUV (22%), utilitários (17%) e carrinhas (16%) são os segmentos mais procurados em setembro. A oferta supera a procura também nas categorias de SUV (24%), utilitários (18%) e carrinhas (17%).
  • A BMW (12,6%), a Mercedes-Benz (12,5%) e a Renault (8,2%) são as marcas mais procuradas em setembro. No que diz respeito às marcas mais anunciadas, estas são a Mercedes-Benz (11,9%), a BMW (11,3%) e a Peugeot (9,6%).
  • Os carros mais procurados em setembro, por intervalo de preços, foram o Renault Laguna Break na categoria abaixo dos 5.000€; o BMW Serie 1 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€; o Mercedes-Benz Classe A dos 10.000€ aos 25.000€; Tesla Model 3 dos 25.000€ aos 40.000€; e o Mercedes-Benz Classe C na categoria acima dos 40.000€.
  • Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, Renault Zoe e o BMW Serie i.

#anecrarevista #anecra #atualidade #standvirtual #veículoselétricos #mercadoautomovel