A proteção ambiental está incorporada na estratégia corporativa da Škoda Auto. Lançado há dez anos, o programa GreenFuture, engloba inúmeras medidas, e os seus objetivos estão continuamente a ser aperfeiçoados e expandidos. O fabricante de automóveis checo alcançou importantes conquistas na área da sustentabilidade nos últimos anos. As atividades ambientais também fazem parte do Next Level – Škoda Strategy 2030, que estabelece planos ambiciosos em vários domínios. O terceiro evento anual da GreenWeek proporcionou uma oportunidade aos colaboradores para refletirem sobre as principais conquistas, enquanto aumenta a consciencialização dentro da empresa sobre a importância da sustentabilidade.
Andreas Dick, Membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para Produção e Logística, afirma: “Na Škoda Auto, estamos a pôr em prática aquilo que defendemos quando se trata de sustentabilidade. O nosso programa GreenFuture confirma esse compromisso. A sustentabilidade é um dos nossos valores fundamentais, e está firmemente ancorada à nossa estratégia corporativa. Estamos a implementar medidas abrangentes, não só nas nossas fábricas internacionais de última geração, mas também em toda a cadeia de valor. Em colaboração com os nossos parceiros, pretendemos reduzir consistentemente a pegada ecológica das nossas atividades comerciais e produtos.”
GreenFuture foca-se na proteção ambiental em toda a cadeia de valor
Há dez anos, a Škoda Auto incorporou uma gama crescente de medidas para a proteção ambiental no âmbito da estratégia GreenFuture, que assenta em três pilares: GreenProduct: concentra-se no desenvolvimento de veículos que são tão ecológicos quanto possível, considerando não só o consumo de combustível e energia, mas também os materiais utilizados e a sua reciclabilidade. GreenFactory: incorpora todos os esforços voltados para a consciência de recursos de produção. Através do GreenRetail: a marca incentiva operações ecológicas na sua rede de concessionários e centros de serviço.
Metas importantes para GreenProduct, GreenFactory e GreenRetail
Lançado em 2013, o projeto GreenFuture, representa uma década de realizações notáveis. Além dos avanços na produção, design de veículos, uso inteligente de materiais reciclados e recicláveis, também abraçou iniciativas de responsabilidade social corporativa. Por exemplo, 2020 foi um ano significativo para a área GreenProduct, quando a Škoda Auto lançou a série de produção do seu primeiro carro totalmente elétrico: o Enyaq. Na área da GreenFactory, a produção de sistemas de baterias para veículos MEB totalmente elétricos começou no ano de 2022, em Mladá Boleslav. A mudança da fábrica de Vrchlabí para uma produção neutra em carbono em 2020, é outra conquista relevante. Na área GreenRetail, a Škoda Auto tem vindo a plantar uma árvore por cada carro vendido na República Checa, desde 2007. Até ao final de 2023, serão plantadas mais de 1.244.000 árvores, no âmbito da iniciativa Škoda Trees.
Škoda Auto será uma empresa completamente neutra em carbono até 2050
O fabricante está focado em aumentar a sustentabilidade em toda a cadeia de valor. O que inclui, a utilização generalizada de materiais reciclados e recicláveis e a reutilização de baterias de alta tensão de veículos elétricos, em unidades de carregamento fixas antes de serem submetidas a uma reciclagem extensiva, com as matérias-primas a serem utilizadas para criar novas células. Todas estas medidas, contribuem para a redução, a longo prazo, das emissões de gases com efeito de estufa em todo o tempo de vida do produto, assim como apoiar o objetivo do Grupo Volkswagen de se tornar neutro em carbono até 2050.
Sensibilização dentro da empresa: Workshops para colaboradores sobre sustentabilidade durante a Green Week
No terceiro evento interno da GreenWeek, que decorreu entre 18 e 22 de setembro, a empresa apresentou as suas iniciativas e objetivos atuais no que diz respeito a conservação ambiental e produção sustentável. O evento anual para os funcionários incluiu insights, que apresentaram várias formas para se contribuir para a proteção ambiental. Através de transmissões ao vivo, os membros da equipa assistiram à apresentação de convidados internos e externos, todos centrados no tema de sustentabilidade na indústria automóvel, a nível nacional e na vida quotidiana. Os espectadores não ficaram apenas a conhecer os planos e próximos passos da empresa, também ficaram a saber como podem fazer as suas contribuições pessoais para a proteção ambiental.
Relatório de Sustentabilidade 2021/22 e mais informações num microsite dedicado à sustentabilidade
Desde 2007, a Škoda Auto, atualiza regularmente todas as partes interessadas a cada dois anos sobre os seus objetivos e progressos no domínio do desenvolvimento sustentável. O relatório, recém-divulgado, pode ser encontrado aqui. Além disso, a Škoda Auto lançou recentemente um micro site, abrangente, dedicado a todos os temas de sustentabilidade e respetivos projetos. Esta plataforma permite que as partes interessadas explorem e acompanhem os esforços e iniciativas em curso da empresa em todos os Pilares ESG.
#anecrarevista #volkswagen #siva #volkswagenautoeuropa #atualidade #maismobilidade #ambientes