As motorizações a gasóleo chegaram a representar 65% das vendas dos veículos de passageiros na Europa; hoje valem 23% do mercado.
Em setembro de 2015, com a denúncia da manipulação das emissões poluentes nas mecânicas a gasóleo de milhões de automóveis da Volkswagen, começava a tempestade que colocou definitivamente os motores Diesel no olho do furacão. As autoridades reagiram com normas antipoluição cada vez mais restritivas. E os consumidores também, com a redução na procura dos Diesel.
E, depois da travagem a fundo nos anos que se seguiram ao escândalo da manipulação das emissões, as vendas de automóveis equipados com motores a gasóleo continuam em queda livre.
De acordo com os números revelados pela Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), no primeiro trimestre de 2021 foram vendidos 593.559 veículos de passageiros com mecânicas Diesel em toda a União Europeia (EU), significando uma travagem de 20,1%, comparativamente a igual período no ano passado.
Contas feitas pela ACEA, o Diesel tem agora quota de mercado de 23,2%, contra 29,9% no primeiro trimestre de 2020.
A associação dos construtores ainda destaca as quebras mais violentas nalguns dos mercados principais, casos de Alemanha (com travagem de 29,4%) e Espanha (-28,3%).
Em Portugal, nos primeiros três meses deste ano foram matriculados 8.156 automóveis a gasóleo, o que perfaz 26,3% dos ligeiros de passageiros.
Em sentido contrário na UE, os híbridos continuam a ganhar expressão e representam atualmente 18.4% do total de veículos de passageiros, quase duplicando a sua quota de mercado no espaço de um ano.
Fonte Motor 24
#anecrarevista #anecra #atualidade #combustiveis #gasoleo #gasolina