Segundo dados disponibilizados pela JATO Dynamics Ltd., multinacional líder na área da informação sobre dados do mercado automóvel, as vendas de veículos novos em 27 países europeus caíram 24% em 2020 face a 2019. Mas a procura por modelos elétricos e híbridos plug-in quase quadruplicou no último mês do ano passado…
O mercado europeu de automóveis novos encerrou o ano de 2020 com nova queda. Segundo dados recolhidos junto de 27 mercados do Velho Continente, o volume de vendas caiu 3,8% em dezembro do ano passado, para as 1.212.858 unidades. Embora este número traduza uma queda menos aparatosa do que as observadas nos meses anteriores, tal não foi suficiente para compensar a tendência geral, já que as matrículas acumuladas de todo o ano de 2020 totalizaram 11.941.633 unidades, ou seja, -24% do que em 2019.
A última vez que o setor automóvel registou menos de 12 milhões de unidades num ano foi em 1993, quando o volume total somou 11,82 milhões. “Embora a indústria já mostrasse sinais de declínio nos últimos meses de 2019, a pandemia de covid-19 acelerou essas tendências existentes, movendo o mercado para um ambiente sem precedentes, com consumidores em bloqueio incapazes de comprar veículos”, afirma Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics Ltd.
A descida do registo de matrículas no mês de dezembro de 2020 foi impulsionada por reduções de dois dígitos nos modelos SUV em Itália, França e Reino Unido. Apesar dos fortes aumentos verificados na procura por veículos elétricos e híbridos plug-in, o mercado total continuou a evidenciar um declínio devido ao abrandamento da procura, juntamente com resultados fracos em verificados no registo de matrículas de automóveis novos a gasolina e Diesel.
Elétricos e híbridos plug-in seduzem mais do que os SUV
No último mês de 2020, a quota de mercado dos modelos SUV diminuiu face a dezembro de 2019: de 41,7% para 40,2%. As matrículas totalizaram 487.560 unidades, uma queda de 7,2% que foi acompanhada por uma descida de 11% nos SUV compactos (o maior subsegmento).
“Foram dois os fatores chave que contribuíram para a recente estagnação verificada no crescimento de modelos SUV. Em primeiro lugar, após vários meses de subida contínua, seria de esperar que as novas matrículas de SUV começassem a nivelar-se. Em segundo lugar, o novo impulso de eletrificação dado pelos governos em toda a Europa demoveu o interesse do mercado por modelos SUV, sobretudo porque existem atualmente muito poucos SUV elétricos disponíveis”, explica Felipe Munoz.
A procura por automóveis a gasolina e Diesel (incluindo hybrids e mild-hybrids) caiu 23% no caso de ambos, contrastando com um aumento de 271% verificado nos veículos elétricos e híbridos plug-in. Estes resultados fecham o intervalo entre modelos elétricos e Diesel, com os primeiros a registar uma quota de mercado de 24,1%, em comparação com os 24,7% dos segundos. O que é particularmente significativo quando comparado com dezembro de 2019, altura em que os veículos elétricos representavam apenas 6,3% do total de matrículas.
A forte procura por veículos elétricos refletiu-se em dois modelos que ocuparam o top 3 dos automóveis mais vendidos na Europa. Atrás do popular Volkswagen Golf, o Volkswagen ID.3 registou quase 28.000 unidades comercializadas, tornando-se no segundo modelo mais matriculado na Europa em dezembro de 2020.
Essa conquista significativa foi possível devido aos resultados positivos alcançados na Holanda, Suécia e Áustria, onde o Volkswagen ID.3 liderou os rankings globais. Este modelo foi, aliás, o terceiro mais vendido na Alemanha, o quarto mais requisitado no Reino Unido e o segundo mais procurado na Dinamarca, Noruega e Luxemburgo.
Europa tem como destino a mobilidade sustentável
O pequeno hatchback elétrico da Volkswagen foi seguido pelo Tesla Model 3 nos dados globais de dezembro de 2020. “A Europa está a preparar-se para uma revolução elétrica e os resultados verificados no último mês do ano transato são um indicador claro de que, quando associados a um preço correto, este tipo de veículos pode atrair a procura do consumidor em detrimento dos populares modelos a gasolina e Diesel”, dá conta o analista global da JATO Dynamics Ltd.
Outros modelos que beneficiaram do recente crescimento da quota de mercado verificada nos veículos elétricos foram o Fiat 500 (impulsionado pela versão elétrica), o Peugeot 2008, o Hyundai KAUAI, o Opel/Vauxhall Corsa e o Renault ZOE. Mais abaixo na classificação, estiveram outros modelos que registaram um bom desempenho: Seat Leon (+66%), Volvo XC40 (+67%), Škoda Kamiq (+58%), Volkswagen up! (+58%), Kia Niro (+99%), Nissan Juke (+90%) e Nissan LEAF (+94%).
Entre os últimos lançamentos do mercado, o Ford Puma registou 12.874 unidades vendidas, a Volkswagen 4.714 para o ID.4, a Mercedes-Benz 4.013 para o GLB, a Mazda 3.327 para o MX-30, a Polestar 3.117 para o 2, a Citroën 2.314 para o C4, a Audi 1.962 para o e-tron Sportback e a Porsche 1.912 para o Taycan.