Durante uma visita a uma fábrica da Valeo, em França, o Presidente Francês Emmanuel Macron, anunciou que as verbas previstas para ajudar na recuperação do sector automóvel francês ultrapassam os 8 mil milhões de euros.
O Presidente Francês afirmou que quer tornar a França no produtor líder de veículos não-poluentes na Europa e que tenciona construir um milhão de unidades 100% elétricas e híbridas (carregáveis e não carregáveis) por ano durante os próximos cinco anos.
Outra das novidades anunciadas é o aumento do incentivo atribuído às empresas para a aquisição de veículos elétricos para as suas frotas (situado agora nos cinco mil euros).
O “plano para o futuro da indústria automóvel, para o século XXI”, como referiu Macron, inclui ainda um incentivo de dois mil euros para a compra de veículos híbridos plug-in a gasolina.
Os incentivos atribuídos aos particulares que adquiram veículos elétricos sobem de seis para sete mil euros. O aumento de mil euros nos “incentivos verdes” do governo francês faz parte de uma verba de mil milhões de euros que o executivo tem reservados para incentivar a procura durante o pós-confinamento resultante da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).
Emmanuel Macron acredita que os veículos elétricos serão uma “peça fundamental” no sector automóvel no pós-crise pandémica, parte deste orçamento dirige-se aos incentivos ao abate de veículos usados e da consequente troca por veículos mais modernos e “limpos”. Este plano pode vir a abranger até 200 mil veículos e terá início já a partir de 1 de junho.