A Volkswagen R apresenta o Golf mais potente da atualidade: o novo Golf R1 com 245 kW (333 cv). Os novos valores de potência máxima correspondem a um aumento de 10 kW em relação ao antecessor. De série. Até agora, esta potência só estava disponível em modelos especiais exclusivos e nunca o Golf R esteve disponível com esta potência. Também nesta última geração, a velocidade máxima pode ser aumentada em 20 km/h para 270 km/h2, adicionando o pacote Performance4, fazendo dos modelos Golf R os Volkswagen mais rápidos do mundo, juntamente com o Arteon R Shooting Brake6.
Design mais apurado, novo hardware e software. Os modelos Golf R 2024 são claramente reconhecíveis pela sua frente redesenhada com novos faróis LED, um emblema Volkswagen que é agora iluminado pela primeira vez, novas cortinas de ar no para-choques, novos grupos de luzes traseiras LED e as novas jantes forjadas Warmenau4 de 19 polegadas disponíveis como opção. Os novos detalhes no interior incluem um sistema de infotainment de última geração com um ecrã visualmente independente e uma nova estrutura de menus. O Digital Cockpit Pro nas versões com o pacote Performance foi melhorado com um novo medidor G e um cronómetro de voltas por GPS. Apesar do aumento de potência, do sistema de infotainment de nova geração, das inúmeras melhorias nos detalhes e do sistema de controlo adaptativo do chassis DCC3. As pré-vendas em toda a Europa começam em junho, coincidindo exatamente com o 50º aniversário do Golf. Outros mercados globais seguir-se-ão sucessivamente.
O exclusivo Golf R Black Edition. A estreia dos novos modelos R é mais um ponto alto na longa história de sucesso do Golf R. Começou no verão de 2002 com o lendário Golf R325 (177 kW/241 cv) – este automóvel e os seus quatro sucessores venderam até agora mais de 250.000 unidades. O sistema de tração integral 4MOTION e a máxima performance são denominadores comuns e podem, naturalmente, ser encontrados também nos modelos Golf R 2024. Tal facto é particularmente evidente no exemplo do novo Golf R Black Edition, um modelo exclusivo que estará disponível para encomenda imediatamente após o lançamento no mercado. O Golf R Black Edition foi concebido para ter um visual completamente escuro e tem uma velocidade máxima de 270 km/h2. Possui características como jantes Estoril pretas de 19 polegadas (jantes Warmenau forjadas de 19 polegadas em preto disponíveis como equipamento opcional), emblemas e logótipos R escurecidos da Volkswagen, pinças de travão R pretas com um logótipo R escuro e ponteiras de escape pretas. Os novos faróis LED IQ.LIGHT escurecidos são também de série. O equipamento de série inclui também o pacote Performance: além da velocidade máxima mais elevada, oferece dois modos adicionais para os entusiastas dos desportos motorizados que também conduzem em pistas longe do tráfego rodoviário normal: Drift e Especial. Este último foi especificamente adaptado ao Nordschleife de Nürburgring. O downforce adicional é proporcionado por um spoiler maior no tejadilho através do qual o fluxo de ar é encaminhado. O pacote Performance inclui também o totalizador de voltas GPS e o medidor G. As fronteiras entre a produção em série e o desporto motorizado são aqui quebradas num novo e fascinante nível de performance.
Jantes de alta tecnologia da Volkswagen R. As novidades são as já mencionadas jantes forjadas Warmenau4 de 19 polegadas (com o nome da sede da Volkswagen R na cidade de Warmenau, nos arredores de Wolfsburg). Com um peso de apenas oito quilogramas por jante, são cerca de 20% mais leves do que as jantes de liga leve comparáveis – o que reduz as massas não suspensas e garante um comportamento perfeito. Além disso, o grau de abertura muito grande das jantes (71%) melhora a estabilidade e a resistência ao desgaste, uma vez que os travões são arrefecidos de forma ainda mais eficaz e, por conseguinte, sujeitos a menos stress térmico, especialmente em pista.
Tendo por base o Golf modernizado. Os novos modelos Golf R baseiam-se na oitava geração do Golf, que foi recentemente atualizada. Os faróis LED IQ.LIGHT4 são uma nova característica técnica; oferecem, pela primeira vez, um feixe principal de elevada performance com um alcance até 15% mais longo. Como já foi descrito acima, todos os modelos Golf R estão equipados com um sistema de infotainment completamente novo que é operado através de um novo ecrã tátil independente (32 cm/12,9 polegadas de diagonal). Além disso, a utilização do volante multifunções foi otimizada. Tal como anteriormente, uma característica especial é o botão azul R, que ativa os vários perfis de condução, incluindo o exclusivo modo Race. Para evitar a ativação involuntária do modo Race, o limiar de ativação do botão R foi aumentado. A regulação da velocidade quando o Cruise Control Adaptativo (ACC) está ativo também é agora mais intuitiva: o botão mais (+) no volante aumenta a velocidade em 10 km/h de cada vez que é premido, enquanto o botão menos (-) reduz a velocidade em 10 km/h. O botão SET pode ser utilizado para aumentar a velocidade em incrementos de 1 km/h, enquanto o botão RES reduz a velocidade em 1 km/h cada vez que é premido.
Assistente de voz inteligente. Uma novidade a bordo é o assistente de voz IDA4, que pode ser utilizado para controlar funções clássicas como o sistema de ar condicionado, o telefone ou o sistema de navegação e para ativar características específicas como os perfis de condução e o modo Race. Pela primeira vez, o controlo por voz pode aceder ao ChatGPT e, assim, utilizar o potencial da inteligência artificial (IA) para responder a todas as perguntas de conhecimento geral possíveis.
MECÂNICA TURBO PODEROSA
Fase evolutiva mais poderosa. O motor de injeção direta turbo (TSI) de quatro cilindros e 1.984 cm3 dos novos modelos Golf R representa a fase evolutiva mais potente do bloco EA888 LK3 evo4. A potência máxima do motor afinado pela Volkswagen R está disponível entre as 5.600 e as 6.500 rpm e os 420 Nm de binário máximo entre as 2.100 e as 5.500 rpm. Este motor turbo não tem turbo lag e liberta espontaneamente a máxima potência em todas as exigências de condução. O motor de injeção direta é geralmente caracterizado por soluções inovadoras e detalhes peculiares, como o reencaminhar de gases de escape arrefecidos a água para o turbocompressor. Graças a uma unidade reguladora do líquido de refrigeração totalmente eletrónica, o TSI apresenta uma gestão térmica muito eficiente com uma fase de aquecimento curta. A consequente redução das perdas por fricção contribui para reduzir o consumo de combustível. O motor também se caracteriza por uma regulação variável das válvulas com duplo controlo da árvore de cames. Além disso, a elevação da válvula pode ser comutada em duas fases no lado do escape. Esta solução permite um controlo ótimo das trocas gasosas no que diz respeito à performance, ao consumo e às emissões de escape. O TSI transfere a sua potência para uma caixa de velocidades automática de sete velocidades (DSG) e para o sistema de tração integral 4MOTION com R Performance Torque Vectoring.
Perfis de condução: 5+2. No Golf R, estavam anteriormente disponíveis os perfis de condução Comfort, Sport, Race e Individual, bem como Special e Drift em conjunto com o pacote Performance. Este espetro é agora alargado com o perfil de condução Eco, que torna as viagens de lazer ainda mais sustentáveis. O perfil Comfort foi modificado: nas novas versões do Golf R, as características da caixa de velocidades DSG de sete velocidades foram alteradas para que a troca de relações seja efetuada cerca de 100 rpm mais tarde. O perfil Comfort é, assim, ainda mais desportivo. No perfil Sport, o sistema Start/Stop e a função de desaceleração são desativados. Além disso, o controlo seletivo do binário das rodas e todo o sistema de tração são configurados para se tornarem extremamente desportivos. No perfil Race, características como o DCC, o controlo seletivo do binário das rodas, a direção progressiva e a tração integral são ajustadas mais uma vez para uma configuração significativamente mais desportiva. No modo Individual, o condutor pode definir ele próprio uma vasta gama de parâmetros.
Perfil R ainda mais apurado. A performance da nova geração do Golf R é ainda melhorada no perfil de condução Race – que pode ser ativado através do botão azul R à esquerda no volante, no sistema de infotainment ou por controlo de voz. Neste caso, o turbocompressor é pré condicionado para que a turbina seja mantida a uma velocidade mais elevada, mesmo quando se conduz com carga parcial, por exemplo, a uma velocidade constante. Como resultado, a entrega de potência é mais espontânea sempre que se volte a acelerar. No modo Race, a válvula do acelerador também é aberta nas fases de ultrapassagem: se o condutor aliviar o acelerador antes de uma curva e voltar a acelerar depois do apex, pode sentir claramente o aumento mais rápido do binário do motor. Tudo isto otimiza o comportamento e a dinâmica do veículo. Os perfis adicionais Special e Drift estão disponíveis no pacote Performance.
#anecrarevista #volkswagen #siva #volkswagenautoeuropa #atualidade