Na edição de 2024 do CES, a principal feira de eletrónica do mundo, que decorrer entre 9 e 12 de janeiro em Las Vegas (EUA), a Volkswagen apresenta os primeiros veículos equipados com a plataforma de inteligência artificial ChatGPT integrada no assistente de voz IDA. No futuro, os clientes terão acesso facilitado à base de dados de Inteligência Artificial – em constante crescimento e evolução – em todos os modelos Volkswagen equipados com o assistente de voz IDA e poderão ouvir os resultados das pesquisas durante a condução. O Cerence Chat Pro é um produto do parceiro tecnológico Cerence Inc. e está na base da nova função, uma exclusiva e inteligente integração automóvel de ChatGPT. A Volkswagen será o primeiro fabricante de grande volume a oferecer o ChatGPT como funcionalidade de série a partir do segundo trimestre de 2024 em muitos dos veículos de produção.
A nova interface de ChatGPT é proposta em conjunto com a última geração do sistema de infoentretenimento nos modelos ID.7, ID.5, ID.4, ID.3, bem como nos novíssimos Tiguan e Passat e no novo Golf. A integração do ChatGPT no assistente de voz da Volkswagen, possibilitada pelo Cerence Chat Pro, oferece uma multiplicidade de novas funcionalidades que vão muito além do anterior comando de voz. Por exemplo, o assistente de voz IDA pode ser utilizado para controlar o sistema de informação e lazer, a navegação e o ar condicionado, ou para responder a perguntas de conhecimento geral. No futuro, a Inteligência Artificial (IA) irá fornecer informações adicionais em resposta a perguntas que vão além deste domínio, como parte das suas capacidades em constante expansão. Algo que poderá ser útil a muitos níveis durante uma viagem de automóvel: enriquecer as conversas, esclarecer dúvidas, interagir numa linguagem intuitiva, receber informações específicas do veículo, e muito mais, sempre em modo mãos-livres.
Nada muda para a pessoa que está ao volante. Não é necessário criar uma nova conta, instalar uma nova aplicação ou ativar o ChatGPT: o assistente de voz é ativado dizendo “Olá IDA” ou premindo o botão no volante. O IDA dá automaticamente prioridade à execução de uma função do veículo, à pesquisa de um destino ou à regulação da temperatura. Se o pedido não puder ser respondido pelo sistema Volkswagen, é reencaminhado anonimamente para a IA e será respondido pela voz familiar da Volkswagen.
O ChatGPT não tem acesso a quaisquer dados do veículo, sendo as perguntas e respostas eliminadas imediatamente para garantir o mais elevado nível de proteção de dados. Tudo facilitado pelo Cerence Chat Pro, que utiliza uma grande variedade de fontes, incluindo o ChatGPT, para permitir que a IDA forneça respostas exatas e relevantes a quase todas as perguntas imagináveis. A funcionalidade também dá prioridade à segurança e à integração perfeita com as inúmeras capacidades do IDA, proporcionando facilidade de utilização aos condutores.
“A Volkswagen sempre democratizou a tecnologia e tornou-a acessível a muitos, algo que está enraizado no nosso ADN. Por conseguinte, somos agora o primeiro construtor a fornecer esta tecnologia inovadora enquanto caraterística de série em veículos a partir do segmento compacto. Graças à integração perfeita do ChatGPT e à forte colaboração com o nosso parceiro, Cerence, estamos a oferecer aos nossos condutores um valor acrescentado e acesso direto à ferramenta de pesquisa baseada em IA. Este facto também sublinha a força inovadora dos nossos novos produtos”, afirma Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen.
“Estamos orgulhosos em aproveitar a nossa experiência no setor automóvel e a nossa parceria de longa data com a Volkswagen para oferecer aos seus clientes inovações que tiram partido da IA generativa e grandes modelos linguísticos – mesmo depois de terem adquirido um veículo”, afirma Stefan Ortmanns, CEO da Cerence. “Com o Cerence Chat Pro, a VW está capacitada com uma integração automóvel do ChatGPT que oferece flexibilidade incomparável, personalização e facilidade de implementação, dando prioridade à segurança e aos condutores. Ao olharmos para o futuro, a Volkswagen e a Cerence irão explorar em conjunto uma colaboração para conceber uma nova experiência de utilizador baseada num modelo LLM (Large Language Model) como base da próxima geração de assistentes para automóveis da Volkswagen”.
#anecrarevista #volkswagen #siva #volkswagenautoeuropa #atualidade