Portugal participa na oitava edição da competição EuroSkills com 18 jovens concorrentes, 22 jurados e representantes do IEFP e da WorldSkills Portugal, levando à Polónia o melhor do nosso sistema de educação e formação.
Depois de se terem sagrado vencedores/as no campeonato nacional, que decorreu em Portimão no mês de março, os/as concorrentes portugueses/as estão prestes a mostrar as suas competências, juntando-se a 600 jovens de 32 países europeus, que competem pela possibilidade de se tornarem os Melhores da Europa nas suas profissões.
Portugal tem um histórico de bons resultados nas competições europeias, tendo ficado em 8.º lugar nas duas últimas edições, que decorreram em Budapeste e em Graz, em 2018 e 2021, respetivamente.
A WorldSkills Portugal, responsável pela representação portuguesa e pelos estágios da equipa, aponta para uma participação de excelência em Gdansk, mas, acima de tudo, sublinha que o que cada concorrente deve procurar é ter prazer na participação e orgulho no seu desempenho.
As três semanas de estágio cumpriram o objetivo de colocar todos os elementos da seleção perante situações novas, para que o desafio fosse real. Serviram para aferir o ponto em que cada concorrente se encontrava, identificar falhas, técnicas e comportamentais, e definir estratégias para as ultrapassar.
O IEFP / WorldSkills Portugal é responsável pela organização dos campeonatos das profissões. Estes campeonatos são competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso.
#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #formacaoanecra #anecraformação #formador #formacao #IEFP #entidadeempregadorainclusiva #emprego