eVMP | A NOVA PLATAFORMA PARA ELÉTRICOS DO GROUPE PSA

A plataforma eVMP destina-se a modelos do segmento C e D e é o primeiro passo do Groupe PSA rumo a uma gama cada vez mais elétrica.

A promessa é feita pelo próprio Groupe PSA: entre 2020 e 2025 o objetivo é, gradualmente, passar de duas plataformas multi-energia — as atuais CMP e EMP2 — para duas 100% eletrificadas. A plataforma eVMP — Electric Vehicle Modular Platform — é precisamente uma delas.

Com o primeiro modelo assente sobre a plataforma eVMP previsto para 2023, ficamos a saber que esta destina-se a modelos do segmento C e D. Apesar de ser uma plataforma para modelos 100% elétricos, de onde sairão vários modelos elétricos, de acordo com o comunicado do Groupe PSA, em alguns mercados, poderá contar, no entanto, com variantes híbridas.

Segundo o Groupe PSA, a eVMP vai servir para criar desde SUV até sedãs e permite uma considerável otimização dos custos de desenvolvimento e industrialização.

Com uma capacidade de armazenamento de 50 kWh por metro entre os eixos, a plataforma eVMP vai receber baterias entre 60-100 kWh de capacidade e viu a sua arquitetura ser otimizada por forma a usar o todo o piso para albergar as baterias.

Segundo o Groupe PSA, os modelos que recorrerem a esta plataforma deverão contar com uma autonomia entre os 400 e os 650 km (ciclo WLTP) consoante as suas dimensões.

Esta plataforma global permitirá oferecer uma gama de veículos que respeitam o meio ambiente, que respondem às mudanças nas expetativas dos nossos clientes e garantem prazer de condução e segurança, valores que são a base da reputação do Grupo.