Ultrapassaram os 1.000 milhões de euros novamente.
As exportações de componentes para automóveis em Portugal continuam a aumentar. No passado mês de junho, o valor ultrapassou os 1.000 milhões de euros, pelo segundo mês consecutivo, registando uma subida de 20,1% face ao mesmo mês de 2022.
De acordo com os dados recolhidos pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, este crescimento de dois dígitos, representa uma subida pelo 14.º mês consecutivo, o que mostra um ritmo superior às exportações nacionais de bens, que neste mesmo período diminuíram 3,4%.
Neste momento, segundo a AFIA, as exportações de componentes automóveis “são um dos motores do crescimento económico de Portugal”.
De janeiro a junho deste ano, ou seja no primeiro semestre de 2023, as exportações de componentes automóveis ultrapassaram os 6.000 milhões de euros, o que se traduz num acréscimo de 21,2% face ao primeiro semestre do ano passado.
Importante realçar que, em 2023, 70% das exportações portuguesas de componentes automóveis continuam a pertencer a 5 países principais – Espanha, Alemanha, França e Eslováquia e, agora também o Reino Unido, substituindo os Estados Unidos da América neste top 5.