O Standvirtual, acaba de divulgar o estudo semestral no qual analisa o mercado automóvel no primeiro semestre de 2023. Segundo os dados, a estabilização do mercado permitiu o crescimento da oferta em +11,5% face ao primeiro semestre de 2022. No entanto, devido a fatores como a inflação e a confiança dos consumidores, que levaram a uma diminuição de -1,8% da procura, a dinâmica de mercado esteve -13,5% abaixo do primeiro semestre do ano passado.
A oferta passa a estar positiva a partir de novembro de 2022, face ao período homólogo, mas a procura mantém-se maioritariamente negativa. Desta forma, a dinâmica de mercado, que se torna positiva a partir de agosto de 2021 com maior procura do que oferta, volta a ser negativa a partir de setembro de 2022 até ao momento, com alguma recuperação em abril, mas voltando a cair.
Apesar deste cenário, foram realizadas cerca de 300 mil transferências de propriedade no primeiro semestre de 2023. A transferência de propriedade de ligeiros de passageiros cresce assim +2% face ao primeiro semestre de 2022, revelando uma estabilização do mercado que se mantém ainda -9% abaixo 2019. No entanto, as transferências têm vindo a aumentar gradualmente de ano para ano nos períodos correspondentes ao primeiro semestre.
Em relação ao market supply, ou seja, o tempo médio esperado de venda em relação à oferta de stock, este teve tendência a aumentar. Os carros abaixo de 15.000€ são os que se vendem mais rapidamente (cerca de 50 dias), com os carros mais caros, sobretudo acima de 30.000€, a venderem-se em cerca de 80 dias. Ao nível do combustível, são os híbridos que demoram menos tempo (50 dias) a ser vendidos.
«Os primeiros seis meses de 2023 não foram tão negativos como nos anos anteriores. A escassez de semicondutores continuará até 2024, no entanto não irá afetar tanto o setor, que já registou um aumento de 25% da produção de novos ligeiros de passageiros nos primeiros meses deste ano, alimentando o mercado de usados com as retomas. Neste momento, a inflação e a confiança dos consumidores são os principais problemas do mercado, no entanto vemos que a confiança dos condutores tem voltado a aumentar progressivamente desde o início do ano», comenta Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.
Segundo dados da ACAP, no que diz respeito a veículos ligeiros de passageiros novos matriculados, o primeiro semestre de 2023 mostra recuperação face aos três anos anteriores, com um aumento de +45% em relação ao período homólogo de 2022, mas ainda -15% abaixo de 2019.
Pode consultar aqui o estudo completo.
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