O novo Mercedes-Benz GLS combina uma presença marcante com elegância pura. O facelift do Mercedes‑Benz GLS e do Mercedes‑Maybach GLS 600 4MATIC traz alterações de design, tais como nova grelha do radiador, novo para-choques, renovados farolins traseiros com três focos de luz em LED horizontais, assim como novas jantes.
Tal como anteriormente, o Mercedes‑Benz GLS tem de série sete lugares, mas a gama de acabamentos foi atualizada. A nova geração do sistema de informação e de entretenimento MBUX apresenta novos estilos de exibição e melhora o modo Off-Road.
A aparência pode ser personalizada com um total de três estilos de exibição (clássico, desportivo e discreto) e os modos navegação, assistência e serviço. Com o estilo “clássico” o condutor opta pelo design de dois instrumentos redondos de grandes dimensões com todos os conteúdos já conhecidos a serem apresentados entre os dois instrumentos. O estilo “desportivo” é dominado pela cor vermelha, com um conta-rotações central com design dinâmico. No estilo “discreto”, os conteúdos são reduzidos ao essencial. Além disso, ambos os ecrãs podem ser apresentados em sete esquemas de cores em combinação com a iluminação ambiente. O ecrã central oferece todas as funções anteriores e pode ser operado direta e comodamente como um ecrã tátil.
O modo Off-Road do MBUX transforma conteúdos especiais como o gradiente, ângulo lateral, bússola e ângulo de direção numa experiência visual. Em combinação com o opcional Pack Parking com câmara de 360°, este modo inclui a função “capot transparente”. Quando o modo Off-Road está ativo, o ecrã central mostra uma vista virtual da zona abaixo da dianteira do veículo. A vista é constituída por imagens da câmara de 360°. Com a função “capot transparente”, obstáculos como pedras ou poças de grandes dimensões no caminho do veículo podem ser detetadas mais facilmente.
A maioria dos condutores de um GLS apenas conduz em estrada pavimentada ou em terrenos fora de estrada moderadamente difíceis. A Mercedes-Benz recompilou, por isso, o pack Off-Road Engineering. Os componentes do pack incluem uma proteção inferior da carroçaria e mais 30 mm de distância ao solo.
O sistema de tração integral e uma relação de transmissão concebida para uma maior capacidade de tração permitem uma elevada capacidade de reboque de até 3,5 toneladas e um peso vertical no gancho de reboque de até 140 kg. O gancho de reboque inclui dois parafusos adicionais, no qual pode ser instalado um suporte para bicicletas apropriado. A sua capacidade de carga é de 100 kg, o que significa que também podem ser transportadas bicicletas elétricas.
Motorizações eletrificadas diesel e gasolina
O renovado Mercedes-Benz GLS mantém o leque de motorizações, tendo todas as versões tração integrar 4MATIC. A escolha, no mercado português, recai em motorizações diesel e gasolina, todas com um sistema de eletrificação que oferece potências adicionais de 20 cv (diesel) ou 22 cv (gasolina).
O diesel GLS 450 d 4MATIC recorre à motorização OM 656 M com 3 litros de cilindrada e 367 cv (a que se juntam 20 cv do sistema eletrificado) de potência. As variantes a gasolina equipam o motor M177 4.0 biturbo V8. A diferença está na potência. O GLS 580 4MATIC debita 517 cv (+22 cv), o Mercedes-Maybach GLS 600 4MATIC 557 cv (+22 cv) e o Mercedes-AMG GLS 63 4MATIC+ 612 cv (+22 cv).
Gama 4×4 “invade” showroom
O GLS está na terceira geração (a primeira foi lançada em 2006, a segunda em 2013 e a atual em 2019) e o lançamento do facelift daquele que é o maior dos SUV da Mercedes-Benz não poderia ter melhor guarda de honra na Sociedade Comercial C. Santos.
O espaço do representante Mercedes-Benz junto ao aeroporto tem expostas um total de 12 versões de oito modelos SUV ou todo-o-terreno com tração 4×4. O destaque é, naturalmente, uma unidade GLS 450 d, mas os visitantes podem observar de perto os modelos elétricos EQB, EQE SUV e EQS SUV e os modelos a combustão GLC (versões SUV e Coupé, da atual e anterior geração), GLE (SUV e Coupé). A propósito de motores a combustão, se o tema são modelos off-road da Mercedes-Benz, é impossível não destacar os dois Classe G em exposição. Ao sempre imponente Mercedes-Benz G 400d junta-se o impressionante Mercedes-AMG G63 4×4².
“A Mercedes-Benz tem uma gama SUV com tecnologia 4MATIC de excelência. O GLS, que acaba de receber um facelift, é um dos símbolos mais importantes dessa família de modelos e chega à Sociedade Comercial C. Santos com uma companhia fantástica: toda a gama SUV 4×4 da Mercedes-Benz, desde o elétrico EQB 350 4MATIC ao fantástico Mercedes-AMG G63 4×4² com motor V8 de 585 cv. Acreditamos que vale a pena a visita ao nosso showroom na Maia”, considera o chefe de vendas de veículos ligeiros de passageiros da Sociedade Comercial C. Santos, Rui Santos da Cunha.
#anecrarevista #anecra #atualidade #SociedadeComercialCSantos