O derradeiro encontro de protótipos eletrificados da Audi Sport: “e-tron on track”

O derradeiro encontro de protótipos eletrificados da Audi Sport: “e-tron on track"

São sinónimo de eficiência e entusiasmo em igual medida: cinco modelos Audi de alta performance para competição e ação personificam o caminho da propulsão eletrificada. A marca esteve entre os pioneiros em 2012 quando começou a eletrificar os seus sistemas de propulsão nas corridas. O Audi R18 e-tron quattro de Le Mans, o monolugar de Fórmula E e-tron FE07, o protótipo RS Q e-tron do Rali Dakar e os dois show cars e-tron Vision Gran Turismo e S1 e-tron quattro Hoonitron encontraram-se agora pela primeira vez. O piloto, nove vezes vencedor de Le Mans, Tom Kristensen, encontrou-se com os três atuais pilotos da Audi do programa Dakar para conhecerem o progresso realizado.

Elétricos, rápidos e emocionantes: os cinco modelos que se reuniram pela primeira vez na Audi Sport em Neuburg an der Donau inspiram até os pilotos de automóveis mais experientes. Depois de décadas de experiência profissional e de grandes vitórias, Mattias Ekström, Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz ficaram impressionados com o desenvolvimento dos motores elétricos. “Mister Le Mans”, Tom Kristensen, o profissional que conduziu o precursor de todos os modelos e-tron no desporto automóvel durante a sua carreira esteve presente no “e-tron on track”. Foi há onze anos que a Audi celebrou a primeira vitória com um motor híbrido nas 24 Horas de Le Mans com o R18 e-tron quattro e os títulos no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC). “Depois de a Audi já ter demonstrado o seu espírito pioneiro com o quattro nos ralis nos anos 80, Le Mans foi mais tarde um laboratório de tecnologia de primeira classe”, diz o Diretor da Audi Motorsport, Rolf Michl. “Foi aí que começou a história dos nossos grupos propulsores alternativos, os quais continuam a estabelecer novos padrões até aos dias de hoje. Inspiramos milhões de fãs com eles e mostramos a todo o mundo como as unidades elétricas são atraentes e eficazes.”

A Audi venceu três vezes consecutivas com o híbrido R18 e-tron quattro em Le Mans, de 2012 a 2014. No total, a Audi escreveu o seu nome na lista de vencedores da mais importante corrida de resistência do mundo treze vezes. “O R18 era um carro fortemente orientado para o condutor e muito agressivo. Obtinha-se sempre um bom feedback até ao limite”, recorda Tom Kristensen. “Foi o carro mais complexo que alguma vez conduzi.” No “e-tron on track”, o carro de corrida LMP1 voltou ao ativo. Naturalmente, como nove vezes vencedor e, portanto, o participante mais bem-sucedido dos 100 anos de história de Le Mans, Kristensen explicou o seu antigo carro de corrida ao participante mais vitorioso do Dakar, Stéphane Peterhansel. “Para mim, como francês, uma corrida tão rica em história como as 24 Horas de Le Mans é algo muito especial. A Fórmula 1, Le Mans e o Dakar são monumentos do desporto automóvel. É por isso que era evidente que eu escolheria hoje o R18”, disse o piloto catorze vezes vencedor do Dakar. A sua condução em Neuburg foi um despertar para o piloto de 58 anos, especialista no deserto: “Um carro fantástico. Tudo é incrivelmente direto e preciso. Para mim, claro, as corridas em circuito não são familiares. Mas foi muito divertido. E o conceito mostra que a propulsão elétrica compensa: é possível sentir claramente como a tração híbrida acelera ainda mais o carro”.

O seu companheiro de equipa, Carlos Sainz, bicampeão mundial de ralis e tricampeão do Dakar, começou ao volante do carro mais potente do quinteto. A marca desenvolveu o Audi e-tron Vision Gran Turismo há cinco anos como um “táxi de corrida” para convidados no Campeonato de Fórmula E da FIA. “Mais de 800 cv e uma propulsão puramente elétrica. Foi incrível”, admite o espanhol de 60 anos. “Um grande carro que também tem um aspeto fantástico. Quando se tem a oportunidade de experimentar um carro elétrico tão potente, só se quer conduzir com grupos propulsores como este.” Para a própria Fórmula E, o Audi e-tron FE07 foi criado para a temporada de 2020/21. O monolugar alimentado por baterias elétricas marcou o próximo passo na estratégia de desportos motorizados da Audi. Podia disponibilizar até 340 cv de potência, dependendo do modo de funcionamento, de acordo com os regulamentos.

Mattias Ekström, familiarizado com carros de corrida potentes enquanto bicampeão do DTM e ex-campeão mundial de rallycross, escolheu o Audi S1 e-tron quattro Hoonitron para o “e-tron on track”. O lendário piloto Ken Block emocionou milhões de espectadores no vídeo Electrikhana com o espetacular protótipo, visualmente reminiscente do Audi Sport quattro S1 da corrida de montanha Pikes Peak de 1987. “Escolhi este carro porque sou um grande fã da tração quattro”, disse o sueco de 45 anos. “Já conduzi este carro uma vez em Davos, na neve e no gelo. E agora apercebi-me de que a potência é de tal forma extrema que, mesmo no asfalto, poderia ter feito a pista inteira em drift. Nunca tinha experimentado nada do género.”

A série de protótipos elétricos para competição e ação culmina com a mais recente criação: O Audi RS Q e-tron que, tal como o atual carro de corrida de Mattias Ekström, Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz, foi concebido para as condições mais difíceis que se possam imaginar. Dispõe de um motor elétrico com conversor de energia e bateria de alta tensão. O concept provou a sua eficácia na utilização incansável em ralis no deserto e lida com exigências extremas na gestão de energia. A Audi alcançou a vitória geral no Abu Dhabi Desert Challenge em 2022 com este protótipo. Em duas participações no Dakar até à data, a marca também alcançou seis vitórias em etapas e um total de 28 resultados no pódio nas classificações diárias. Este espetacular quinteto de modelos fez sonhar por um dia alguns dos mais lendários pilotos, tal como os propulsores elétricos da Audi tornam possível o sonho de uma elevada eficiência com o máximo prazer de condução na vida quotidiana.

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