O totalmente elétrico Škoda Elroq abrir novos caminhos no segmento dos SUV compactos

O totalmente elétrico Škoda Elroq abrir novos caminhos no segmento dos SUV compactos

Mais um elemento para a família de modelos totalmente elétricos da marca: com estreia mundial agendada para o outono de 2024, o Elroq irá em breve expandir a gama de modelos SUV 100% elétricos da Škoda Auto para o segmento A SUV, aquele que é o maior subsegmento da Europa em volume. Com a sua aparência distinta, o novo SUV é o primeiro modelo da Škoda a adotar a nova linguagem de design Modern Solid da marca, levando o design exterior da gama ainda mais longe. Com muito espaço, incluindo 470 litros a 1.580 litros de capacidade de bagagem, juntamente com dimensões exteriores compactas e opções de arrumação inteligentes, o Elroq é ideal para condução urbana e suburbana. As potências de 125 kW a 220 kW, bem como uma autonomia de mais de 560 km (WLTP) e um tempo de carregamento inferior a 28 minutos, fazem dele o companheiro perfeito para viagens de longa distância. A introdução do Škoda Elroq marca o início da nova campanha BEV da Škoda, que contará com o lançamento de seis modelos elétricos nos próximos anos.

Klaus Zellmer, CEO da Škoda Auto, afirma: “O crescimento da nossa gama de modelos elétricos em vários segmentos novos e atrativos é fundamental para a nossa estratégia de proporcionar aos nossos clientes uma vasta escolha de novos modelos e para o sucesso contínuo da Škoda Auto. O Elroq é um marco na nossa gama BEV, o primeiro de um alinhamento de seis novos modelos totalmente elétricos, após o sucesso do Enyaq e do Enyaq Coupé. Mesmo o primeiro vislumbre do seu novo e arrojado design Modern Solid diz que este automóvel é algo de novo, o equilíbrio perfeito entre tamanho, espaço interior e mobilidade elétrica para a cidade e não só. Além disso, o Škoda Elroq está equipado com tecnologia avançada e sistemas de assistência que sabemos que os nossos clientes valorizam. Estou muito entusiasmado com este novo elemento da nossa família eletrificada em expansão.”

A escolha perfeita para os exploradores do quotidiano dentro e fora da cidade

O novo SUV Škoda Elroq, totalmente elétrico, será o companheiro perfeito para aventuras ao ar livre, enquanto a sua forma compacta e um diâmetro de viragem particularmente curto também o tornam ideal para a vida urbana. Com a sua carroçaria marcante e robusta, o Elroq é imediatamente reconhecível. A tração integral está disponível como opção para viagens fora dos circuitos habituais. Inserido entre a família Škoda Enyaq e o próximo modelo SUV mais pequeno, o Škoda Epiq, o Elroq é a alternativa elétrica ao Škoda Karoq.

Modern Solid design com a Tech-Deck Face no lugar da habitual grelha Škoda

Sublinhando a sua importância estratégica para o fabricante automóvel checo, o Elroq é o primeiro modelo de produção da Škoda a adotar a nova linguagem de design Modern Solid. Por isso, a frente apresenta a Tech-Deck Face e as novas letras do capot, por exemplo. A linguagem de design Modern Solid representa uma mudança fundamental: combina robustez, funcionalidade e autenticidade enquanto transmite uma sensação de segurança e força olhando para os elementos de design típicos da Škoda de uma perspetiva completamente nova. Atrás do elemento Tech-Deck Face em preto brilhante, que substituirá a grelha Škoda, os engenheiros ocultaram sensores como o radar e a câmara frontal. Um pouco mais acima, o Elroq apresentará as novas letras Škoda no capot com contornos fortes, tornando-se o primeiro modelo de produção da marca a eliminar o logótipo anteriormente aí colocado.

Oliver Stefani, Diretor de Design da Škoda, afirma: “O Škoda Elroq inaugura uma nova era no design da Škoda. O seu visual Modern Solid, funcional, minimalista e limpo, exala autenticidade e robustez, mantendo assim as características distintivas do design da Škoda, que são características da nossa marca. Ao mesmo tempo, o Modern Solid traz novos e fantásticos pormenores visuais, como o Tech Deck Face em preto brilhante. Desta forma, conseguimos estabelecer um novo conceito para a parte dianteira, mantendo as referências às linhas familiares da Škoda. A Tech-Deck Face será o elemento de design caraterístico da marca no futuro.”

Faróis LED com linhas delicadas, nova face de quatro olhos e aspeto 2D minimalista

Os faróis LED do Elroq também configuram um novo design marcante. Apresentam faixas de luz superiores finas para as luzes de presença e indicadores, bem como para as luzes diurnas. Abaixo, dois módulos LED para os médios e máximos oferecem uma reinterpretação horizontal da icónica face de quatro olhos da Škoda, assegurando a máxima visibilidade no escuro. Estão disponíveis em duas versões e mesmo os faróis de série utilizam exclusivamente tecnologia LED. Os faróis topo de gama LED Matrix utilizam a tecnologia Matrix, composta por 36 segmentos de luz individuais. Além disso, a parte superior do farol apresenta uma luz de circulação diurna com um novo design, com quatro aberturas retangulares. Para as luzes traseiras, a Škoda mantém-se fiel aos princípios de design estabelecidos, tais como gráficos de luz em forma de C e elementos cristalinos parcialmente iluminados, em harmonia com a linguagem de design Modern Solid. Existem também duas versões das luzes traseiras, ambas utilizando tecnologia 100% LED. A variante topo de gama oferece indicadores dinâmicos, elementos cristalinos retroiluminados, uma animação ao abrir a porta da bagageira e uma nova animação Coming/Leaving Home que também envolve os faróis.

Linha de tejadilho suavemente inclinada e jantes aerodinamicamente otimizadas

A vista lateral do Škoda Elroq apresenta um arco dinâmico que começa no pilar A, estendendo-se até uma linha de tejadilho suavemente inclinada que se funde perfeitamente num spoiler de tejadilho acima da porta traseira. Isto permite uma excelente aerodinâmica, atingindo um baixo coeficiente: 0,26. O veículo também dispõe de jantes aerodinamicamente otimizadas e de um redutor do espaço entre as rodas, que prolonga o revestimento do arco da roda para melhorar o fluxo de ar. As dimensões das jantes variam entre 19 e 21 polegadas.

Design Modern Solid e Design Selections com materiais mais sustentáveis

Totalmente em linha com a nova linguagem de design Modern Solid, o interior do Elroq caracteriza-se pela simplicidade, amplitude e linhas simples. O Cockpit Digital de 5 polegadas já é familiar do Škoda Enyaq e apresenta os dados de condução mais importantes de forma clara. O condutor recebe mais informações através do head-up display opcional e das visualizações de Realidade Aumentada. O ecrã central do sistema de infotainment tem uma diagonal de 13 polegadas e um menu simplificado.

Com as Design Selections oferecidas para o interior do Elroq, a Škoda está a colocar ainda mais ênfase em materiais sustentáveis, duráveis e práticos. A opção de entrada para o SUV compacto é a Design Selection Studio com tecidos predominantemente cinzentos-escuros. Por exemplo, no Design Selection Loft, os estofos feitos de fibra Recytitan em Dark Melange são utilizados nos painéis das portas, bancos, painel de instrumentos, apoio de braço central e zona dos joelhos. O Recytitan é composto por 78% de PET reciclado, por exemplo, de garrafas de bebidas. O restante é obtido a partir de PET novo e de fibras recicladas mecanicamente. As fibras não selecionadas são processadas sem recurso a tratamentos químicos adicionais.

Quatro opções de motorizações disponíveis e uma autonomia de mais de 560 quilómetros

O novíssimo Škoda Elroq, construído com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, virá com quatro variantes de motorização: o Elroq 50, 60, 85 e 85x. Estes modelos variam na capacidade da bateria e na potência correspondente, que vai de 125 kW a 220 kW. O Elroq 50, de entrada de gama, tem tração traseira, uma bateria com uma capacidade bruta de 55 kWh e um motor elétrico no eixo traseiro com uma potência máxima de 125 kW. O Elroq 60 tem uma bateria de 63 kWh e um motor elétrico de 150 kW. Estes dois modelos atingem uma velocidade máxima de 160 km/h. As variantes Elroq 85 e Elroq 85x estão equipadas com uma bateria de 82 kWh (brutos). O Elroq 85 com tração traseira tem uma potência máxima de 210 kW, enquanto o Elroq 85x inclui um motor elétrico adicional no eixo dianteiro, oferecendo tração integral de série e uma potência máxima de 220 kW. Ambas as versões, o Elroq 85 e o 85x, atingem uma velocidade máxima de 180 km/h e oferecem uma autonomia elétrica de mais de 560 quilómetros.

Carregamento rápido DC até 175 kW

Todas as variantes do novo Škoda Elroq suportam carregamento rápido DC, embora as capacidades máximas de carregamento sejam diferentes. O Elroq 85 e o Elroq 85x oferecem carregamento DC até 175 kW. As baterias das quatro versões de motorizações podem ser carregadas de 10% a 80% em menos de 28 minutos. Nas estações de corrente alternada, todos os modelos Elroq carregam até 11 kW, completando uma carga total em aproximadamente 5,5 a 8 horas, dependendo da variante. O Škoda Elroq suporta o pré-condicionamento automático e manual da bateria. A função de pré-condicionamento da bateria prepara-a para o carregamento DC a baixas temperaturas ambiente, otimizando, assim, a velocidade de carregamento. O processo pode ser iniciado manualmente, premindo um botão no ecrã central do infotainment, ou automaticamente a caminho de uma estação de carregamento, com base nos dados de navegação e na temperatura da bateria.

Muito espaço e características simplesmente inteligentes

Apesar do seu tamanho compacto, o novíssimo Škoda Elroq oferece muito espaço para a bagagens. A capacidade da bagageira é de 470 litros e pode ser expandida até aos 1.580 litros, rebatendo os bancos traseiros. No interior, existem também numerosas opções de arrumação com uma capacidade total de 48 litros, incluindo vários compartimentos inteligentes. O SUV compacto também marca a estreia das novas funcionalidades Simply Clever. Estas incluem uma prática rede de arrumação opcional para um cabo de carregamento sob a prateleira da bagageira. A própria prateleira da bagageira é ajustável, permitindo uma utilização inteligente e flexível do espaço de carga. O Škoda Elroq também oferece dois compartimentos de arrumação adicionais nos lados da bagageira. Outra nova característica é um código QR na bagageira. Após a leitura, este fornece uma visão geral rápida do equipamento e das funções disponíveis no veículo ou mostra instruções interativas em vídeo sobre como utilizar a prateleira de carga ou os sistemas de rede, por exemplo.

Segurança e conforto graças a sistemas de assistência avançados e até nove airbags

Com uma vasta oferta de sistemas de segurança e de assistência de série, bem como um grande número de avançados sensores, o Škoda Elroq oferece um elevado nível de segurança passiva e ativa. Os sistemas de assistência incluem o Travel Assist que, na sua versão mais recente, apresenta uma utilização muito alargada dos dados. A assistência ao estacionamento é também de última geração: o sistema de Assistência ao Estacionamento Inteligente oferece o Remote Parking e o Remote Training Parking. Com o Remote Parking, os condutores podem controlar facilmente as manobras de estacionamento a partir do exterior do veículo até quatro metros de distância, utilizando um smartphone e a aplicação MyŠkoda. O Training permite que os utilizadores “ensinem” o Elroq a recordar-se de aproximações a locais memorizada de até 50 metros de distância para um total de cinco vagas de estacionamento diferentes. O Elroq é então capaz de conduzir até lá e estacionar-se de forma automática. Para um elevado nível de segurança passiva, o novíssimo Škoda Elroq pode estar equipado com até nove airbags. Airbags para o condutor e passageiro da frente, airbags para a cabeça, airbags laterais dianteiros e um airbag central entre os bancos dianteiros já estão integrados de série; os airbags laterais traseiros estão disponíveis como opção.

MyŠkoda app: serviços específicos para veículos elétricos

Os proprietários do novíssimo Škoda Elroq podem controlar facilmente muitas funções do veículo através da aplicação MyŠkoda no seu smartphone, que combina inúmeras opções e serviços numa única aplicação. A aplicação oferece um novo design de simples e fácil utilização e agora incluindo acesso ao PowerPass para controlar e gerir as transações de carregamento em redes públicas de carregamento. A aplicação MyŠkoda também pode ser utilizada para controlar e programar os processos de carregamento numa wallbox doméstica e para ativar remotamente o ar condicionado do veículo. Outros serviços específicos para modelos elétricos incluem a integração de paragens para carregamento no planeamento de rotas do sistema de navegação. As portas dos modelos elétricos Škoda podem agora também ser trancadas e destrancadas remotamente utilizando a aplicação MyŠkoda.

Wallbox Škoda Charger

A wallbox do Škoda Charger é um componente essencial do ecossistema Škoda para o carregamento em casa. O Škoda Charger Connect, que fornece até 11 kW, oferece uma solução amiga do ambiente para o carregamento em casa com o seu novo modo de carregamento otimizado para energia solar. Este modelo também suporta a tarifa dinâmica e o preço real, otimizando os custos. A versão Connect ligações LAN e Wi-Fi, permitindo aos utilizadores controlar o processo de carregamento remotamente através da aplicação MyŠkoda. A versão Pro (topo de gama) inclui uma ligação LTE com um eSIM pré-pago. Além disso, o Škoda Charger fornece uma função Plug & Charge juntamente com um leitor RFID, facilitando a fácil identificação do utilizador em áreas de estacionamento residenciais comuns – disponibilidades de acordo com os mercados.

Mobilidade elétrica da Škoda: uma visão geral

A Škoda Auto está empenhada em investir milhares de milhões de euros na sua transformação para a mobilidade elétrica nos próximos anos. O fabricante de automóveis checo está a fazê-lo com um roteiro claramente definido para aumentar ainda mais a quota de veículos eletrificados da marca na Europa e não só. A Škoda Auto mantém-se fiel aos seus valores fundamentais, oferecendo mobilidade individual acessível, adaptada às necessidades dos clientes em todos os mercados mundiais. Continua empenhada na visão de longo prazo de oferecer mobilidade individual sustentável, modelos elétricos atrativos e acessíveis, bem como tecnologias inovadoras.

As primeiras experiências com veículos eletrificados de Mladá Boleslav datam de há 116 anos. O papel de veículo elétrico pioneiro pertence ao Laurin & Klement E de 1908, que marcou a primeira aventura da marca na tecnologia híbrida. Seguiram-se, no final dos anos 30, os camiões de cerveja elétricos.

Entre 1991 e 1994 foram produzidas várias centenas de unidades do Škoda Eltra 151L com base no Favorit e na Pickup, inicialmente para a Suíça e mais tarde para outros países europeus. O motor elétrico de 15,4 kW permitia uma autonomia de até 80 km e uma velocidade máxima de 80 km/h. A colocação do cabo de carregamento atrás da grelha do radiador representava uma das características Simply Clever da época. A Škoda entrou na era moderna da eletrificação do automóvel com o Octavia Green E Line. A partir de 2011, os engenheiros da Škoda testaram dez protótipos para avaliar o lado prático dos sistemas de propulsão elétrica. Estes modelos tinham uma potência máxima de 85 kW e 60 kW em funcionamento contínuo, com baterias de 26,5 kWh que proporcionavam uma autonomia de até 150 km.

No início de 2020, a Škoda lançou o primeiro veículo de produção totalmente elétrico na história da Škoda Auto, o Citigo iV. O outono de 2020 marcou a introdução do Škoda Enyaq, um SUV totalmente elétrico e o primeiro modelo de produção baseado na plataforma modular de carros elétricos MEB do Grupo Volkswagen. No primeiro trimestre de 2022, o dinâmico e elegante Enyaq Coupé complementou a gama. No primeiro trimestre de 2024, o Enyaq totalmente elétrico alcançou entregas globais de 14.000 unidades, um aumento de 12,3% em comparação com o mesmo período de 2023. No mesmo trimestre, o Enyaq foi classificado como o sexto veículo elétrico mais vendido na Europa, conquistando uma quota de mercado de 3,1%. Além disso, foi o BEV mais vendido na República Checa e na Eslováquia, o segundo automóvel elétrico mais vendido na Alemanha e na Suíça e ficou em terceiro lugar na Finlândia e na Lituânia.

#anecrarevista #volkswagen  #siva  #volkswagenautoeuropa #atualidade #maismobilidade #ambientes