Segundo dados do INDICATA, na região monitorizada por si (Austria, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Reino Unido, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Suécia e Turquia) as vendas online de veículos usados B2C aumentaram 146,7% em Abril face a Abril de 2020, o maior crescimento homólogo registados até ao momento. Isto significa que nos primeiros quatro meses de 2021 a região está 22,1% acima dos níveis do acumulado em Abril de 2020 e 7,2% acima do mesmo período de 2019.
A diversidade das taxas de crescimento em termos homólogos, desde os 19,2% mais baixos na Suécia até ao aumento de 694,8% no Reino Unido, são ilustrativos do resultado dos bloqueios implementados e da influência que tiveram nos mercados de usados em cada país. Sem excepção, todos os países com taxas de crescimento acima, e incluindo Espanha, registaram as maiores quedas mensais em Abril de 2020.
Em comparação com a edição do mês passado, verificamos que Itália e Portugal são o segundo e terceiro mercados de recuperação mais fortes em ambos os meses. Isto porque ambos os mercados registaram quedas muito pesadas nas vendas de automóveis usados nos mesmos meses do ano passado, Itália -50,9% e -65,5%, Portugal -34,5% e -50,4% (mês-a-mês), respectivamente. No Observatório INDICATA, o foco mantém-se apontado tanto aos volumes como à rotação de stock do mercado, mas, à medida que os mercados de usados começam a recuperar, transformando os automóveis em dinheiro.
A posição de venda de automóveis usados em termos homólogos parece boa, com volumes acumulados em Abril de 2021 7,2% superiores ao mesmo período de 2019. Contudo não há como escapar ao facto de as vendas de usados em Abril de 2021 em toda a região serem 4,7% inferiores ao mês anterior. Embora esta queda possa ser preocupante, vale a pena recordar que, depois de se ajustar ao impacto da nova mudança de matrícula de Março no Reino Unido, Abril vê tradicionalmente as vendas de automóveis caírem 6%-12% mensais devido aos feriados e à Páscoa, pelo que a queda verificada em Abril de 2021 é melhor do que a média. Outro factor a ter em conta é que, devido à queda das vendas de veículos novos para os canais de curta duração, como as Rent-a-Car e viaturas de demonstração de concessionários, vimos alguns registos tácticos significativos ao longo do último mês de Março, as quais também impulsionaram as vendas de usados. Embora também haja evidências disso em Abril, parece ter-se verificado, de uma forma geral, um nível mais baixo do que em Março. O impacto de ambos pode ser visto nas quedas muito mais elevadas nas vendas de veículos usados muito recentes, ou seja, <1 ano e entre 1-2 anos. Os BEVs viram um pequeno aumento de vendas mês-a-mês, enquanto as quedas observadas nas outras motorizações são pouco mais do que um reflexo da queda de 4,7% mês-a-mês combinada com o declínio constante na disponibilidade de usados a diesel em comparação com os usados a gasolina e híbridos. Apesar do gasóleo ter visto o maior declínio nas vendas mês-a-mês, continua a ser a motorização mais vendida.
Olhando para os veículos com menos de 4 anos, os usados mais vendidos online B2C em Abril de 2021 em termos de volume foram o VW Golf, seguido do Renault Clio em segundo e o Ford Fiesta em terceiro. O volume é apenas uma parte da equação, sendo a velocidade de venda também uma métrica chave. Em termos dos automóveis que vendem mais rapidamente o Opel/Vauxhall dominou com o Mokka X com uma rotação de stock de 17,6x (20,7 dias em média) em primeiro lugar, o Astra (13,0x) em segundo e o Corsa em terceiro (12,4x).
O relatório completo pode ser consultado aqui.
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