Observatório INDICATA | Mercado de seminovos dividido entre gasolina e o resto

Observatório INDICATA Mercado de seminovos dividido entre gasolina e o resto

O mercado de veículos usados em Portugal, em Julho, mostrou uma clara mudança nas preferências dos consumidores, com uma queda significativa na quota de mercado do diesel, especialmente no segmento de veículos de passageiros com até quatro anos. Excluindo o segmento dos veículos comerciais, onde o diesel domina com 96,37% das vendas, a quota de mercado dos veículos a diesel no mercado online B2C para veículos de passageiros desceu para 45,0%, enquanto a dos veículos a gasolina aumentou para 34,34%, um salto de 6,1%.

No segmento de veículos de passageiros até quatro anos, a quota dos veículos a gasolina subiu para 44,76%, enquanto a do diesel caiu para 26,29%. Os veículos híbridos plug-in (PHEV) e híbridos convencionais (HEV) representaram 11,23% do mercado, seguidos de perto pelos veículos eléctricos a bateria (BEVs) com 10,68%. Os Mild Hybrid (MHEVs) registaram 7,04% das vendas.

No segmento de veículos de passageiros até dois anos, a gasolina representou 53,96% das vendas, com as restantes motorizações a dividir o mercado de forma bastante equilibrada. O diesel obteve 15,557% das vendas, os BEVs 10,8% e os PHEV/HEV 10,68%. Os MHEVs também tiveram um desempenho positivo, com 9,0% do mercado. Apesar de a gasolina ser a motorização dominante no mercado de usados, ainda não é claro qual será a motorização que substituirá o diesel.

O forte desempenho das vendas em Julho melhorou significativamente o Market Days’ Supply de todas as motorizações, indicador que monitoriza o stock disponível em relação às vendas ao ritmo actual.

As matrículas tácticas apoiadas pelos fabricantes em Julho foram ligeiramente inferiores às do mês anterior. No entanto, as vendas de veículos usados muito recentes, com menos de um ano, caíram 2,94% em relação ao mês anterior, embora tenham subido 1,9% em termos anuais.

O índice de preços de venda a retalho do mercado online B2C, baseado num conjunto consistente de veículos e indexado a Janeiro de 2023, mostrou uma ligeira queda de 0,17 pontos percentuais no início de Agosto, em linha com a depreciação do ciclo de vida do produto. Este comportamento sugere que o mercado está a avaliar como a maior queda nos preços médios no mês anterior pode influenciar a procura.

Os preços médios estão agora 10,8 pp abaixo dos registados no início de 2023, com quatro das cinco motorizações a seguir uma tendência semelhante. A excepção notável são os BEVs, cujos preços caíram mais 1,76 pp no mês.

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