OBSERVATÓRIO INDICATA | MERCADO DE VEÍCULOS USADOS EM PORTUGAL CAIU 12% EM FEVEREIRO

Novo relatório do Observatório INDICATA revela que as vendas de automóveis usados em Portugal caíram 12% no mês de fevereiro de 2021 comparativamente ao período homólogo de 2020.

O mercado de veículos usados continua a sofrer com as medidas de confinamento em vigor, um pouco por toda a Europa. O volume de vendas em fevereiro deste ano baixou 0,6% face ao anterior mês janeiro (queda de 5,2% em termos homólogos e de 8,1% desde o início de 2021).

Os veículos típicos de frota, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, apresentaram melhores resultados do que os usados mais antigos. Os modelos a gasolina (-9%) e a gasóleo (-11%) registaram quedas acentuadas nas vendas em termos homólogos, mas verificaram-se constrangimentos de oferta em alguns mercados.

As vendas de veículos usados em termos homólogos aumentam para os BEV (+131%) e híbridos (+85%), à medida que as motorizações alternativas se tornam cada vez mais populares. No que a fevereiro de 2021 disse respeito, as vendas de BEV subiram 7% e as dos híbridos subiram 9%.

Veículos com motores de combustão vendem-se mais rápido

Os níveis totais de stock de veículos usados no início de março de 2021 foram 3,2% inferiores aos do mês anterior (fevereiro), mas 6,2% acima de março de 2020 e 12,3% acima de março de 2019.

A rotação de stock para BEV aumenta 7% em relação ao ano anterior à medida que outras motorizações assistem a uma pequena queda. Os veículos equipados com motor de combustão (Diesel 6.0x; gasolina 5.3x) continuam a ser os usados que se vendem mais rápido.

O início deste ano viu o índice de preços subir em linha com as tendências sazonais habituais, uma vez que a amostra de veículos com três anos foi reposta pelas primeiras matrículas de 2018, em comparação com as primeiras matrículas de 2017 rastreadas durante 2020.

Em toda a região da EU, excluindo a Turquia, as vendas online de veículos usados B2C caíram 5,2% em fevereiro de 2021 face a fevereiro de 2020. Em termos globais, colocou o mercado em queda de 8,1% nos primeiros dois meses deste ano.

O efeito dos bloqueios e da covid-19 também continua a ter impacto não só na forma como as pessoas estão a comprar automóveis usados, com o aumento da atividade online, mas, também, quando o fazem.

Híbridos foram os que mais cresceram em termos homólogos

A covid-19 e as restrições e bloqueios subsequentes têm visto as vendas online de veículos usados aumentarem durante grande parte dos últimos 12 meses, logo após o levantamento do primeiro confinamento.

Mas à medida que as vendas online se consolidam e com fevereiro de 2020 a ter apresentado um forte nível de vendas de usados, fevereiro de 2021 viu as vendas online B2C de usados caírem 12% em termos homólogos.

O regime fiscal em Portugal continua a ajudar à queda do Diesel, uma vez que as vendas de viaturas usadas com este tipo de motorização caíram 22% em fevereiro de 2021 face a igual mês do ano passado.

Ao contrário de grande parte dos mercados europeus, os híbridos estão a registar o maior crescimento em termos homólogos, à medida que as vendas online aumentam 45%, comparando com um crescimento de apenas 22% nas vendas de BEV durante o mesmo período.

Os constrangimentos à oferta que tinham sido visíveis no mercado aliviaram agora, com os níveis de stock quase ao mesmo dos do mês passado (-0,6%), mas 16,8% acima do que estavam no início de março de 2020.

A rotação de stock também está em queda acentuada, com todos os tipos de combustível e todas as idades a registarem um declínio notável por comparação com o mesmo período no ano passado.

Com um conjunto consistente de veículos, é expectável que o ciclo de vida apresente um movimento de descida constante nos preços médios mensais. Embora os constrangimentos à oferta tenham diminuído, os retalhistas continuam a manter os preços, contrariando a depreciação natural esperada.

O relatório completo pode ser consultado aqui.

#covid19 #anecrarevista #indicata #atualidade #gestãodefrotas #frotas #mercadousados