O mercado online de automóveis usados B2C de Agosto reflecte a preferência dos portugueses pelo gasóleo, que representa 59,46% das vendas, contra apenas 28,14% do mercado que opta pela gasolina.
No que diz respeito à venda de automóveis ligeiros de passageiros, não se registam grandes alterações, com 57,72% das vendas online B2C de automóveis usados a serem a gasóleo e 29,38% a gasolina. A popularidade do gasóleo é uma questão antiga. Se olharmos para o mercado de automóveis usados com mais de cinco anos, a quota do gasóleo é de 75,4%, contra 20,3% da gasolina.
No entanto, se olharmos para o segmento mais jovem do mercado, ou seja, os automóveis com menos de quatro anos, a quota do gasóleo desceu para 38,8% das vendas, ligeiramente atrás da gasolina, com 39,1%. Os restantes 22,1% do mercado são uma batalha feroz entre os BEVs, com 8,9%, os PHEV/HEV, com 8,3%, e os MHEV, com 4,9%.
Apesar da tendência dos automóveis novos para a utilização de grupos motopropulsores alternativos, a gasolina é a grande vencedora com o declínio do gasóleo. No mercado dos automóveis usados até dois anos, a gasolina representa 47,1% das vendas, enquanto o gasóleo representa 21,7%. As motorizações alternativas também aproveitaram a descida do gasóleo, aumentando a sua quota para 11,8% para os BEVs, 11,1% para os PHEV/HEV e 8,4% para os MHEV.
Houve alguns indícios de registos tácticos apoiados pelos fabricantes, com a venda de automóveis usados muito jovens, com menos de um ano de idade, 13,65% superior à de Agosto de 2022. Embora tenha sido 12,7% inferior ao registado em Julho de 2023, é um sinal seguro de que as restrições de oferta causadas pela questão dos semicondutores estão agora largamente ultrapassadas.
O nosso índice online de preços de venda a retalho de automóveis usados B2C baseia-se num conjunto consistente de automóveis indexados em relação a Janeiro de 2022 e, de um modo geral, assiste-se a uma curva descendente dos preços médios impulsionada pelo ciclo de vida do produto. Os preços médios em Setembro recuaram 0,3 pontos percentuais, o que representa apenas a depreciação do ciclo de vida do produto, e isso deixa os preços 3,7 pp mais elevados do que em Janeiro de 2022.
O movimento médio relativamente neutro deve-se à melhoria dos preços médios da gasolina usada. Os preços do gasóleo continuam a baixar e os preços dos BEVs continuam a cair. A queda dos preços dos BEVs está a ajudar a renovar o interesse entre os compradores de automóveis usados, uma vez que o Market Days’ Supply melhorou para 101,9 dias, deixando-a próxima dos MHEV e PHEV/HEV, embora os grupos motopropulsores alternativos continuem a vender mais lentamente do que o gasóleo, com 80,1 dias, e a gasolina, com 75,2 dias.
#anecrarevista #indicata #mercadousados #anecra #frotas #gestãodefrotas #atualidade #mercadousados #comprarcarro #usados