O mercado online de veículos usados B2C de Maio repetiu a tendência do mês passado, com o diesel a ganhar quota de mercado e a gasolina a diminuir, embora a tendência continue a ser firmemente oposta.
Excluindo os veículos comerciais, que eram 95,67% diesel em Maio, a quota do diesel no mercado dos veículos de passageiros aumentou para 47,35% em Maio, contra 45,93% no mês anterior. Em contrapartida, a quota da gasolina passou de 35,76% em Abril para 33,92% em Maio.
Em Maio, o gasóleo representou 27,9% do mercado dos veículos de passageiros até quatro anos, o que representa um aumento de 14,1% em dois meses. No entanto, a quota de mercado da gasolina diminuiu 8,6% para 42,38% no mesmo período. Enquanto os grupos motopropulsores tradicionais estão a alterar as quotas de mercado, os grupos motopropulsores alternativos viram a sua quota de mercado manter-se relativamente estável, com os PHEV/HEV a representarem 11,27% das vendas, os BEV 11,0% e os MHEV a registarem uma melhoria marginal para uma quota de 7,45%.
O Market Days’ Supply melhorou significativamente para todos os grupos motopropulsores, embora os BEVs, com 104 dias, tenham ficado muito atrás dos outros grupos motopropulsores, uma vez que representam 8,3%do stock disponível no início de Junho, mas apenas 6,71% das vendas de Maio. A métrica que analisa o stock disponível para cobrir as vendas, à taxa de execução actual, mostra que a gasolina, com 78 dias, continua a ter o melhor desempenho.
O impacto da questão dos semicondutores continua a provocar algumas anomalias interessantes na comparação dos dados mensais. Embora as vendas de automóveis usados muito novos, com menos de um ano, tenham sido 14,23% inferiores em Maio do que no mês anterior, foram 14,42% superiores às de Maio de 2023, o que indica que houve algumas vendas tácticas apoiadas pelos fabricantes.
O nosso índice online de preços de venda a retalho de automóveis usados B2C baseia-se num conjunto consistente de veículos, que estão agora indexados em relação a Janeiro de 2023 e que, normalmente, registariam uma curva descendente dos preços médios impulsionada pelo ciclo de vida do produto. Os preços médios no início de Junho desceram 0,98 pontos percentuais em relação ao mês anterior, o que os deixa 9,9 pontos percentuais abaixo do valor registado no início de 2023.
Embora a maioria dos grupos motopropulsores tenha seguido um padrão semelhante, os BEVs registaram uma ligeira melhoria dos preços, mas esta pode ser uma melhoria a curto prazo e não o início de uma recuperação dos preços.
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