Observatório INDICATA | Potenciais desafios no horizonte do mercado de usados

Observatório INDICATA Potenciais desafios no horizonte do mercado de usados

O mercado online de veículos usados B2C em Maio de 2023 registou 60,87% das vendas de usados a gasóleo e apenas 28,15% de veículos usados a gasolina. Os veículos híbridos usados atingiram um recorde, mas ainda sem brilho, de 6,70%, enquanto os BEVs usados ficaram em último lugar, ocupando os restantes 4,28% do mercado.

Como se pode ver nos nossos gráficos, todos os grupos motopropulsores atingiram uma quota de mercado de vendas semelhante aos valores atingidos nos últimos dois anos, mas há um potencial desafio no horizonte. Enquanto dois em cada três veículos usados vendidos são a gasóleo, este ano, no mercado de automóveis novos, representaram apenas 14,2%, e foi apenas um pouco melhor nos primeiros quatro meses do ano passado, 18,7%.

Isto significa que os compradores tradicionais de veículos usados a gasóleo irão potencialmente sentir uma escassez do seu tipo de combustível preferido. A gasolina representa actualmente 38,8% do mercado de automóveis novos, um aumento considerável em relação à sua quota de mercado de automóveis usados. Os híbridos, incluindo os híbridos plug-in, vêm logo atrás, com uma quota de 37,3%, enquanto os BEVs atingem 15,2%, um ponto percentual acima do gasóleo.

Pode ver nos nossos gráficos de stock como a quota de stock online B2C de veículos usados a diesel caiu para 61,24% no início de Junho, em comparação com 70,26% apenas dez meses antes, e este declínio irá acelerar devido à composição do mix de carros novos.

Cerca de um terço dos compradores de veículos com três a quatro anos de idade terão de comprar híbridos, e dez a quinze por cento comprarão BEVs em menos de dois anos. No entanto, nos últimos dois anos, os híbridos apenas aumentaram a sua quota de mercado em 2,74 pontos percentuais e os BEVs em 2,58pp. É certo que os dados apresentados abrangem todos os grupos etários, mas se considerarmos os automóveis usados com 2 anos, os híbridos e os BEVs apenas registaram um aumento de 2,3 pontos percentuais na quota de vendas no último ano, atingindo 17,9% e 11,2%, respectivamente.

O nosso índice online de preços de venda a retalho de veículos usados B2C baseia-se num conjunto consistente de veículos indexados em relação a Janeiro de 2022 e, de um modo geral, assiste-se a uma curva descendente dos preços médios, impulsionada pelo ciclo de vida do produto. No início de Junho, os preços médios eram 5,8 pontos percentuais mais elevados do que no início do ano passado, o que representa uma queda de 0,6pp em relação ao mês anterior.

#anecrarevista #indicata #mercadousados #anecra #frotas #gestãodefrotas #atualidade #mercadousados #comprarcarro #usados