Stellantis N.V., um dos maiores fabricantes de automóveis e fornecedores de mobilidade do mundo, e a One Equity Partners (“OEP”), uma empresa de capital privado de mercado de média dimensão, anunciaram hoje que a OEP assinou um acordo vinculativo para fazer um investimento maioritário na Comau S.p.A. (“Comau”), empresa global de tecnologia especializada em automação industrial e robótica avançada. O spinoff da Comau faz parte do acordo estratégico estabelecido durante a fusão entre a antiga FCA e o Groupe PSA, em janeiro de 2021, levando à formação da Stellantis N.V. Os termos financeiros da transação privada não foram divulgados.
“A Comau posicionou-se como um player de renome no campo das soluções de automação nos últimos 50 anos”, afirmou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Esta transação planeada foi concebida para ajudar a Comau a alcançar a autonomia e reforçar, ainda mais, o seu sucesso em apoio a todas as suas partes interessadas, em específico para os seus funcionários e clientes. Também dá à Stellantis a capacidade de se concentrar nas principais atividades comerciais na Europa.”
“A Comau é uma empresa de automação industrial de vanguarda com tecnologia robótica de primeira classe e com um enorme potencial de crescimento”, afirmou Ante Kusurin, Sócio da One Equity Partners. “Temos uma profunda experiência na execução de transações complexas de carve-out corporativo e acreditamos que temos os recursos necessários para ajudar a posicionar a Comau como uma empresa autónoma de sucesso.”
“Nos seus mais de 50 anos de história, a Comau tem demonstrado, consistentemente, a capacidade de transformar a sua atividade, tecnologia e abordagem à inovação”, afirmou o CEO da Comau, Pietro Gorlier. “Esta operação é coerente com o plano estratégico da Comau, que pretende expandir a sua atividade para além do sector automóvel, visando o crescimento da procura global de automação industrial. Esta operação irá também consolidar a posição da empresa como um forte líder internacional no seu setor, mantendo as suas sólidas raízes italianas.”
O Presidente Executivo Alessandro Nasi e o CEO Pietro Gorlier irão manter as suas responsabilidades, assim como a Equipa Executiva.
A Comau conta com uma presença local em todas as regiões e uma rede global que é reforçada pela sua continuidade empresarial e de liderança. Enquanto empresa autónoma, a Comau pode identificar e procurar novas oportunidades e investimentos de forma independente.
Prevê-se que a transação fique concluída até ao final de 2024 e está sujeita a aprovações regulamentares e a outras condições habituais de encerramento.
#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot