Barómetro Standvirtual | Procura de veículos elétricos usados sobe +93% em maio face a 2023, com a oferta a crescer também +88%

Panorama Standvirtual | Oferta de Veículos Usados continua a crescer (7%) em abril face ao ano passado, mas a procura decresce (-2%)

O Standvirtual, divulga o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de maio de 2024.

«No que diz respeito aos carros elétricos, tanto a oferta como a procura continuam a aumentar. Uma das principais razões para esta evolução passa pela disponibilidade dos elétricos, uma vez que começaram a chegar apenas agora, de forma massiva, ao mercado de usados. Depois de alguns anos retidos nas frotas empresariais e de rent-a-car, a sua renovação permite que cheguem bastantes automóveis a este mercado, onde no passado ainda não existiam de forma significativa. Como a base era, efetivamente, curta é possível verificar grandes crescimentos na atualidade», refere Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

Há um crescimento de +2% no total da oferta de veículos usados, em maio, em relação ao período homólogo do ano anterior. A oferta também cresce +18% nos usados de luxo e +4% nos usados premium. A procura, contudo, só cresce nas marcas de luxo (+16%), com um decréscimo de -11% face ao ano passado no total do mercado de usados. A dinâmica de mercado mantém-se negativa (-9%) face a maio do ano passado, com maior oferta do que procura

COMBUSTÍVEL

  • Os veículos elétricos (+93%) registam o maior aumento da procura em maio face ao ano passado, no mercado de usados. No que diz respeito à oferta, o maior crescimento é também dos elétricos (+88%), em relação ao período homólogo de 2023.
  • A oferta de carros a gasolina cresce (+11%) face ao mesmo mês do ano anterior. Já a procura diminui ligeiramente nos automóveis a gasolina (-1%) em relação ao período homólogo. Relativamente aos carros a diesel, esta tipologia apresenta uma diminuição da procura e da oferta (-19% e -9%, respetivamente).
  • Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina, Híbridos a Diesel e Híbrido Plug-in representam cerca de 13% da procura e cerca de 13% da oferta, em maio.
  • Diesel (55%) e Gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.
  • Em maio, os automóveis a gasolina e híbridos a gasolina são as únicas tipologias de combustível com maior oferta de anúncios (32% e 3%, respetivamente) do que procura. Nas restantes, a procura é igual ou inferior à oferta.

PREÇOS

  • Veículos abaixo de 15.000€ e entre 15.000€ a 30.000€ revelam uma diminuição da procura (-12% e -2%, respetivamente) em maio, face ao período homólogo do ano passado. Já nos veículos acima de 30.000€, a procura estagnada em comparação ao período homólogo do ano anterior (0%).
  • A oferta aumenta nos veículos acima de 30.000€ (+12%) e nos carros abaixo de 15.000€ (+3%), em relação a maio passado. No entanto, nos automóveis de 15.000€ a 30.00€ a oferta apresenta um ligeiro decréscimo (-1%).
  • A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações (39%) e de anúncios (56%) em maio.

ANO DE MATRÍCULA

  • A procura cresce nos carros de 1 a 3 anos (+13%) e nos veículos até 1 ano (+4%), face a maio do ano passado. Já nos veículos de 10 a 15 anos, a procura diminui em relação ao mesmo período do ano anterior (-22%). Este decréscimo da procura está presente também nos automóveis entre 3 a 5 anos (-12%) e de 5 a 10 anos (-6%).
  • A oferta revela crescimento comparativamente ao mesmo mês de 2023 nos veículos de todos os intervalos de idade, exceto nos automóveis de 3 a 5 anos (-13%) e nos carros entre 10 a 15 anos (-5%).
  • Carros com matrícula entre 2017 e 2018 são os mais visualizados em maio (cerca de 9,4%), seguidos dos carros matriculados entre 2019 e 2021 (cerca de 7,9%).

SEGMENTO E MARCA

  • Em maio, a procura cresce nos citadinos (+7%) e nos SUV (+2%) face ao mesmo mês do ano passado. Nos restantes segmentos a procura desce, sobretudo nos monovolumes (-24%), nos pequenos citadinos (-23%) e nos utilitários (-22%). Já no caso da oferta, verifica-se um aumento em particular nos SUV (+15%) e nos citadinos (+14%).
  • SUV (23%), carrinhas (17%), utilitários (16%) e citadinos (15%) são os segmentos mais procurados em maio. A oferta é maior e supera a procura nas categorias de SUV (26%), carrinhas e utilitários (cerca de 18% nos dois segmentos) e citadinos (cerca de 15,2%).
  • A Mercedes-Benz, a BMW (13,3% em ambos) e a Peugeot (8,4%) são as marcas mais procuradas em maio. No que diz respeito às marcas mais anunciadas, estas são a Mercedes-Benz (12,1%), a BMW (10,9%) e a Peugeot (10,1%).
  • Os carros mais procurados em março, por intervalo de preços, foram o BMW Serie 3 na categoria abaixo dos 5.000€; o BMW Serie 1 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€; o Mercedes-Benz Classe C na categoria dos 10.000€ aos 25.000€; o Tesla Model 3 dos 25.000€ aos 40.000€; e o Porsche 911 acima dos 40.000€.
  • Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, o Renault Zoe e o BMW Serie i, em maio.

#anecrarevista #mercadousados #standvirtual #olxgroup #anecra #atualidade #comprarcarro