As melhores classificações para os novíssimos modelos Škoda Kodiaq e Superb: ambos os modelos obtiveram a classificação máxima de cinco estrelas no teste de referência independente Euro NCAP para a segurança em caso de colisão. O Škoda Kodiaq alcançou 84% do total de pontos, enquanto o Škoda Superb alcançou uma classificação de 87%. Este resultado dá continuidade à série de classificações máximas para o fabricante de automóveis checo, mesmo sob os critérios de avaliação mais rigorosos introduzidos em 2023. Cada novo modelo Škoda lançado desde 2008 alcançou uma classificação de cinco estrelas.
Johannes Neft, membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para o Desenvolvimento Técnico, afirma: “A segurança dos nossos clientes e de todos os outros utilizadores da estrada é a nossa principal prioridade. Por isso, estamos muito satisfeitos por receber classificações de cinco estrelas para a segunda geração do Škoda Kodiaq e para a quarta geração do Škoda Superb nos testes Euro NCAP. Estamos particularmente orgulhosos dos nossos fortes resultados ao nível da proteção dos ocupantes adultos e crianças. O facto de termos alargado o nosso registo de sucesso de avaliações de cinco estrelas para os nossos automóveis, mesmo depois de os parâmetros de teste mais rigorosos terem sido introduzidos em 2023, confirma o nosso claro compromisso com os mais elevados padrões de segurança.”.
Pontuações máximas para a proteção dos ocupantes adultos e crianças; classificações elevadas em termos de proteção dos utilizadores da via mais vulneráveis e sistemas de assistência
De acordo com os critérios mais rigorosos para 2023 estabelecidos pelo European New Car Assessment Programme (Euro NCAP), os novos Škoda Superb e Volkswagen Passat – desenvolvidos em conjunto pela Škoda Auto como parte do projeto Beta+ – juntamente com o novo Škoda Kodiaq, receberam classificações de cinco estrelas para a proteção dos ocupantes adultos e crianças. O Kodiaq alcançou 84% do total de pontos máximos, obtendo 89% para a proteção dos ocupantes adultos, 83% para a proteção das crianças, 82% para a proteção dos utilizadores vulneráveis da via e 78% para os sistemas de assistência à segurança. O Superb alcançou 87% do total de pontos, obtendo 93% para a proteção dos ocupantes adultos, 87% para a proteção das crianças, 82% para a proteção dos utilizadores vulneráveis da via e 80% para os sistemas de assistência à segurança. Esta classificação posiciona o Superb como o segundo automóvel mais seguro nas classificações Euro NCAP de 2024
Elevado nível de segurança passiva em ambos os modelos
As carroçarias de ambos os modelos foram concebidas de acordo com as mais recentes normas e incorporam componentes de aço de alta resistência moldados a quente. Este aço é utilizado principalmente nos pilares A e B, na divisória corta-fogo e no túnel central. Em caso de acidente, os ocupantes de ambos os modelos são protegidos não só pela carroçaria rígida e pelas generosas zonas de deformação, mas também por até dez airbags para o Škoda Superb e até nove airbags para o Škoda Kodiaq, incluindo um airbag central entre os bancos dianteiros em ambos os automóveis.
Sistemas de assistência abrangentes melhoram a segurança
Inúmeros sistemas de assistência de última geração em ambos os modelos alertam o condutor para potenciais colisões em muitas situações e ajudam ativamente a evitá-las ou a minimizar as consequências. Estes incluem o Front Assist com proteção preditiva para peões e ciclistas, o Side Assist, incluindo o Rear Traffic Alert, bem como o Collision Avoidance Assist, o Turn Assist, o Crossroad Assist e o Exit Warning. O Travel Assist apoia ativamente o condutor no controlo longitudinal e lateral do veículo e, em conjunto com o Cruise Control Adaptativo (ACC), inclui também o Adaptive Lane Assist com reconhecimento de obras na estrada, o Crew Protect Assist, o Traffic Jam Assist e o Emergency Assist. Os novos sensores de nano radar posicionados nos cantos esquerdo e direito do avental dianteiro melhoram ainda mais o desempenho dos sistemas de assistência, como o Front Assist ou o Crossroad Assist. O novo sistema Attention and Drowsiness Assist monitoriza o comportamento do condutor, avalia o seu nível potencial de fadiga e, se necessário, aciona avisos visuais e acústicos no Virtual Cockpit.
Avaliações Euro NCAP desde 1997
Fundado em 1997 e com sede em Lovaina, na Bélgica, o European New Car Assessment Programme (Euro NCAP) é uma colaboração entre ministérios dos transportes, clubes automóveis, associações de seguros e institutos de investigação de oito países europeus. O programa consiste na realização de testes de colisão em modelos de veículos atuais, avaliando as suas características de segurança ativa e passiva, bem como as suas capacidades de salvamento e recuperação. Desde 2020, os critérios são ajustados de três em três anos, alargando o âmbito de aplicação a aspetos de segurança de carácter terciário, como a função de chamada de emergência e a divulgação de informações sobre os danos do veículo para operações de salvamento integradas.
#anecrarevista #volkswagen #siva #volkswagenautoeuropa #atualidade #maismobilidade #ambientes