Škoda Auto regista fortes resultados financeiros e de vendas no primeiro semestre de 2024

Škoda Auto regista fortes resultados financeiros e de vendas no primeiro semestre de 2024

A Škoda Auto alcançou sólidos resultados financeiros e de vendas no primeiro semestre de 2024, demonstrando a sua resiliência e flexibilidade no meio de um ambiente de mercado desafiador. Os principais indicadores financeiros sublinham a forte posição da marca: a receita de vendas de 13.652 mil milhões de euros manteve-se comparável ao primeiro semestre de 2023 (-0,7%); o lucro operacional subiu para 1.149 mil milhões de euros (2023: +26,1%); o retorno sobre as vendas aumentou para 8,4% (6,6%); o fluxo de caixa líquido totalizou 1.408 mil milhões de euros (+135,8%).

A evolução positiva do lucro operacional deve-se, em grande medida, a uma excelente combinação de veículos vendidos, aos efeitos favoráveis das taxas de câmbio e à implementação consistente do programa Next Level Efficiency+. O aumento do fluxo de caixa decorre do maior lucro operacional e da melhoria do fundo de maneio. O fabricante automóvel entregou 448.600  veículos de janeiro a junho, um aumento de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O Škoda Octavia foi uma vez mais o best-seller da marca, com um aumento de 24,1% nas entregas, enquanto o Škoda Enyaq, totalmente elétrico, continua a ser um dos veículos elétricos (BEV) mais vendidos nos principais mercados, como a Alemanha.

Nos últimos meses, a Škoda atualizou significativamente a sua ampla gama, incluindo modelos eficientes de motores de combustão interna (ICE), bem como híbridos plug-in, mild-hybrid e modelos totalmente elétricos. Pela primeira vez, a Škoda subiu para a quarta posição nos registos europeus, comprovando que esta abordagem equilibrada ressoa com os clientes. Neste outono, a Škoda Auto irá apresentar o modelo totalmente elétrico Elroq na categoria de SUV compacto, o maior subsegmento por volume na Europa.

Klaus Zellmer, CEO da Škoda Auto, afirma: “A Škoda Auto entra no segundo semestre do ano com grande impulso proveniente dos primeiros seis meses. Estou grato por ver como os clientes estão a responder bem à linha de produtos mais variada e atualizada da nossa história, enquanto nos preparamos para expandir ainda mais a nossa gama totalmente elétrica em outubro, com a revelação do SUV compacto Škoda Elroq. Os colaboradores da Škoda têm trabalhado assiduamente para tornar a nossa empresa ainda mais competitiva, o que se reflete num retorno sobre as vendas de 8,4%, em linha com os nossos objetivos. Mesmo que permaneçamos atentos a novos desafios neste mercado dinâmico, os nossos resultados do primeiro semestre permitem-nos ser cautelosamente otimistas e avançar com uma confiança bem fundamentada.”

Holger Peters, Membro do Conselho de Administração de Finanças, TI e Assuntos Jurídicos, da Škoda Auto afirma: “Os resultados financeiros no primeiro semestre do ano mostram que estamos no caminho certo para guiar a nossa marca através desta transformação na indústria. Melhorámos todos os nossos principais indicadores financeiros, incluindo um forte fluxo de caixa líquido como resultado do aumento do lucro operacional e do fundo de maneio, permitindo-nos alinhar continuamente a posição global de mercado da Škoda às necessidades futuras e financiar de forma constante a performance sustentável dos nossos produtos, locais de produção e processos de digitalização. Com a implementação consistente do nosso programa Next Level Efficiency+, pretendemos manter a nossa rentabilidade acima de 8% num futuro próximo. Para tal, continuaremos a seguir rigorosamente as medidas de eficiência, a utilizar sinergias dentro do Brand Group Core e a investir em áreas orientadas para o futuro, como o avanço da implementação da Inteligência Artificial em todos os processos da nossa empresa. Pretendemos aproveitar a nossa forte posição atual para preparar ainda mais a nossa empresa para o futuro.”

Martin Jahn, Membro do Conselho de Administração de Vendas e Marketing da Škoda Auto, acrescenta: “Recentemente, garantimos, pela primeira vez, o quarto lugar em registos europeus. Esta grande conquista foi impulsionada pela nossa equilibrada e atualizada gama, pela nossa campanha de marca bem-sucedida e, especialmente, pelos nossos dedicados parceiros concessionários que tornaram este sucesso possível. Além disso, estamos continuamente a trabalhar para melhorar a jornada do cliente, por exemplo, com a aplicação MyŠkoda, recentemente lançada com sucesso, com funcionalidades melhoradas – dentro e fora do automóvel.”

Forte performance financeira e foco nas necessidades dos clientes

Nos primeiros seis meses de 2024, a Škoda Auto demonstrou uma solidez financeira considerável. O lucro operacional subiu para 1.149 mil milhões de euros, marcando um aumento de 26,1% face ao ano anterior, enquanto o retorno sobre as vendas aumentou para 8,4% (1º trimestre de 2023: 6,6%). A chave para este sucesso é a linha de produtos mais abrangente na história da marca, combinando o melhor de ambos os mundos, o que apoiou um aumento de 3,8% nas entregas ano a ano, totalizando 448.600 veículos vendidos em todo o mundo.

A primeira metade do ano viu o lançamento das últimas gerações do Superb e Kodiaq, bem como versões atualizadas do Scala, Octavia e Kamiq. Um dos principais impulsionadores é o Octavia, o modelo mais vendido da marca, com as entregas aos clientes a aumentarem 24,1% em termos homólogos.

Apesar de um mercado volátil, o Enyaq continua a ser um dos veículos elétricos (BEV) mais desejados da Europa. Este SUV totalmente elétrico teve particular sucesso na Alemanha, onde as entregas alcançaram 9.600 unidades, marcando um aumento de 22,4%.

A estratégia da Škoda centra-se na satisfação dos desejos dos clientes. Com o portfólio de modelos mais amplo e jovem de sempre, a marca oferece motores de combustão interna (ICE) modernos, motorizações mild-hybrid, uma nova geração de híbridos plug-in que aumentaram a autonomia totalmente elétrica do Superb e do Kodiaq para mais de 100 km, bem como opções totalmente elétricas.

Marco histórico: Škoda Auto é a quarta marca mais vendida na Europa

Como parte da sua Next Level Strategy 2030, a Škoda Auto estabeleceu a meta ambiciosa de estar entre as cinco marcas mais vendidas na Europa. Ultrapassando este objetivo, a Škoda alcançou a sua melhor posição de sempre no mercado europeu no primeiro semestre de 2024  e é atualmente a quarta marca mais vendida na Europa.

Este sucesso pode ser atribuído a um foco consistente nas necessidades específicas dos clientes em cada região. Os mercados com melhor performance foram a Alemanha (91.100 veículos; +13.800), Polónia (31.500; +4.300), França (21.500; +3.800) e Reino Unido (37.600; +3.400). Registou-se um crescimento significativo em países do sul da Europa, como a Croácia (5.500; +2.100), Espanha (17.500; +1.900) e Itália (19.300; +1.800). A Turquia também registou um aumento notável (18.800; +1.300).

Resultados recorde na Alemanha

As entregas de veículos Škoda aos clientes na Alemanha aumentaram 17,8% no primeiro semestre de 2024, consolidando o país como o maior mercado global da marca. Pela primeira vez, a Škoda subiu para o quarto lugar na Alemanha, alcançando um resultado bastante sólido, com uma quota de mercado de 6,2%. Em particular, as estatísticas foram positivamente influenciadas pelas entregas em junho, quando a Škoda ficou em segundo lugar, estabelecendo outro recorde histórico. Outros mercados significativos em termos de entregas nos primeiros seis meses incluem a República Checa, com 41.300 veículos, o Reino Unido, com 37.600, a Polónia, com 31.500 e a França, com 21.500.

Continuação da eletrificação e maior acessibilidade: Elroq totalmente elétrico, novo Enyaq, Škoda Epiq e projeto ‘Small BEV’

A Škoda Auto vai alargar a sua gama de veículos elétricos. Durante o outono, a marca irá lançar o novo Elroq, um SUV compacto que visa o maior subsegmento de mercado da Europa em volume. Com um design distinto, este novo SUV é o primeiro modelo da Škoda a incorporar a linguagem de design Modern Solid – desenvolvendo ainda mais o design exterior da gama de veículos elétricos da Škoda. Com as suas dimensões compactas e uma autonomia de mais de 560 km (WLTP), o veículo é o companheiro perfeito para os exploradores do dia a dia na cidade e mais além.

Esta primavera, a Škoda apresentou um concept car que abre caminho para um dos seis veículos elétricos que a marca planeia lançar nos próximos anos: o Škoda Epiq, um crossover urbano com um preço de cerca de 25.000 euros. O novo Enyaq, sucessor do primeiro SUV elétrico da Škoda, está previsto chegar no próximo ano. Além disso, a Škoda irá apresentar um pequeno veículo elétrico desenvolvido dentro do Brand Group Core em 2027.

#anecrarevista #volkswagen  #siva  #volkswagenautoeuropa #atualidade #maismobilidade #ambientes