O Mercedes-Benz SL “Pagode” assinala 60 anos em 2023 e a data será assinalada pela Sociedade Comercial C. Santos e pelo Mercedes-Benz Club Portugal no autoClássico Porto, que se realiza na Exponor entre quinta-feira (dia 5) e domingo (dia 8). O evento volta a integrar o Motorshow Porto, que contará com a presença do ex-piloto de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi.
Foi no Salão Automóvel de Genebra de 1963 que o Mercedes Benz 230 SL (W113) foi apresentado. Aquele que é um dos mais belos automóveis de sempre assinala 60 anos no autoClássico Porto e a Sociedade Comercial C. Santos e o Mercedes-Benz Club Portugal vão expor lado a lado um clássico SL “Pagode” e um Mercedes-AMG SL (R232) de atual geração. Charme e design estarão expostos em dose dupla, com uma grande diferença tecnológica, mas com a paixão automóvel a serem o denominador comum.
Construído entre 1963 e 1971, o W113 tinha um hardtop opcional que lhe acabou por dar a icónica alcunha: a superfície do tejadilho curvada para dentro fazia lembrar os templos asiáticos, o que deu ao desportivo da Mercedes-Benz a alcunha de “Pagode”.
O modelo ficou conhecido pelos modelos 230 SL, 250 SL e 280 SL, atualmente clássicos muito cobiçados da Mercedes-Benz. Isto é demonstrado, entre outras coisas, pelo preço de exemplares bem preservados da série W 113. O estudo de mercado atual da Classic Data para 2022/2023 prevê 128 mil euros para o 230 SL em condições de topo (grau 1) e 156 mil euros para o 280 SL nas mesmas condições (dependendo dos mercados).
Salão assinala 20 anos
Os 60 anos do Mercedes-Benz SL “Pagode” são um dos vários pontos de interesse do autoClássico Porto, que se realiza na Exponor entre amanhã (dia 5) e domingo (dia 8) e este ano assinala a 20ª edição. O evento reúne mais de 250 expositores em 28 mil m2 com exposição de veículos e várias atividades paralelas, desde as sempre úteis exposições para comercialização de peças e acessórios, até parque de clássicos e concurso de elegância.
Emerson Fittipaldi com Mercedes-Benz EQV
A atividade paralela mais importante do autoClássico volta a ser o Motorshow, que ocupa mais de 18 mil m2 da Exponor. Serão quatro dias de espetáculo e competição que incluirá dois carros em pista em simultâneo, contando com mais de 50 inscritos, entre eles, alguns dos mais conceituados pilotos portugueses.
O grande destaque vai para a presença de Emerson Fittipaldi, campeão do mundo de Fórmula 1 em 1972 e 1974 e campeão da Fórmula Indy em 1989. O antigo piloto, com 76 anos, estará na Exponor nos dias 7 e 8 (sábado e domingo), participando em duas sessões de autógrafos e numa conversa com o jornalista Hugo Reis.
O primeiro piloto brasileiro a sagrar-se campeão da disciplina máxima do desporto automóvel irá ser transportado dentro do recinto da Exponor por um Mercedes-Benz EQV (100% elétrico) cedido pela Sociedade Comercial C. Santos. “Estarmos associados a um dos maiores eventos do setor automóvel em Portugal é motivo de orgulho para a Sociedade Comercial C. Santos. Poder fazê-lo juntando antiguidade e modernidade e tecnologia zero emissões e competição, transportando um dos mais icónicos pilotos de sempre do desporto automóvel (e respetivo staff), aumenta ainda a nossa satisfação”, indica o relações públicas da Sociedade Comercial C. Santos, Aquiles Pinto.
#anecrarevista #atualidade #sociedadecomercialcsantos #mercedesbenz