O construtor mundial de automóveis Stellantis N.V. liderou a criação da primeira plataforma de cockpit virtual do mundo como parte do Stellantis Virtual Engineering Workbench (VEW), possibilitando a disponibilização de tecnologias de infoentretenimento aos clientes 100 vezes mais depressa do que nos processos anteriores. A nova plataforma usa o QNX® Hypervisor na cloud da BlackBerry, estando a partir de agora acessível via AWS Marketplace, dentro do portfeólio QNX® Accelerate de ferramentas baseadas em cloud. A Stellantis pode, assim, criar versões virtuais realistas de controlos e sistemas de viaturas, fazendo com que se comportem como se estivessem numa viatura real, mas sem necessitar de alterar o software principal que os executa, reduzindo, em alguns casos, para até 24 horas processos que costumavam levar meses a ser lançados.
O acesso ao QNX Hypervisor através do AWS Marketplace permite à Stellantis incluir um cockpit virtual de simulação de computação de elevado desempenho (HPC) num ambiente de cloud. Esta plataforma pioneira no setor, para desenvolvimento de aplicações embarcadas de criticidade mista e multi-OS, inclui QNX Hypervisor, Amazon Machine Images (AMIs) e interfaces de hardware padrão do setor, conforme definido no standard VirtIO Trout v1.2. Com ferramentas como a virtualização de gráficos, áudio e entradas de ecrã sensível ao toque/rato/teclado, a solução oferece pouca ou nenhuma diferença entre a execução de sistemas baseados em QNX Hypervisor na cloud e em hardware real.
O software é um alicerce fundamental para que a Stellantis possa oferecer uma mobilidade limpa, segura e acessível, conforme descrito no plano estratégico “Dare Forward 2030”, e a força motriz por detrás das plataformas de tecnologia STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive, alimentadas por IA. Em 2022, a Stellantis selecionou a AWS como fornecedora de cloud preferencial para plataformas de veículos, tendo as empresas começado a trabalhar internamente no VEW, construído especificamente para a Stellantis.
Adotando uma abordagem orientada por software e implantando o QNX Hypervisor na cloud, a Stellantis pode acelerar as sessões de feedback dos clientes e, com o mínimo de esforço, replicar a experiência do cockpit de uma determinada marca e veículo, bem como fazer alterações em tempo real para otimizar a experiência do condutor. Esta informação em tempo real, sustentada pelo acesso de baixa latência à cloud, permite que a Stellantis solicite esse valioso feedback à sua base de clientes e de equipas de desenvolvimento, permitindo-lhe criar futuros recursos e aplicações de infoentretenimento.
“O ‘software’ está a tornar-se cada vez mais crucial nos veículos, levando-nos a inovar na forma como o desenvolvemos e validamos”, disse Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis. “Com o nosso ‘cockpit’ virtual, estamos a revolucionar não apenas a nossa abordagem, mas também a abordagem dos nossos fornecedores e parceiros do setor. Essencialmente, estamos aptos a ficar ainda mais próximos das necessidades dos nossos clientes através dessa tecnologia, com ciclos de desenvolvimento mais ágeis, retornos mais rápidos em termos de ‘feedback’ e entregas imediatas da tecnologia que usam e amam. É um salto em direção à inovação e à eficiência que prioritiza o cliente no mundo automóvel.”
“Estamos muito satisfeitos em introduzir a disponibilidade antecipada de acesso à nossa fiável plataforma QNX Hypervisor na ‘cloud’, aproveitando o padrão VirtIO neutral em relação a fornecedores e a plataforma que a QNX há muito tempo suporta, pela sua importância na criação de um ambiente de desenvolvimento virtual realista para ‘software’ integrado”, referiu Mattias Eriksson, Presidente da BlackBerry IoT. “Trabalhar com a Stellantis para lançar o primeiro ‘hipervisor’ comercial do mundo na ‘cloud’ da AWS ajuda a reduzir a complexidade, acelerar a inovação e a reduzir os custos no desenvolvimento de ‘software’ para automóveis durante todo o ciclo de vida do produto.”
“A virtualização e a abstração de ‘software’ na ‘cloud’ são vitais para acelerar o desenvolvimento e manter a entrega de recursos num ritmo de acordo com a procura dos consumidores”, comentou Wendy Bauer, Vice President and General Manager, Automotive and Manufacturing, AWS. “Com o QNX Hypervisor da BlackBerry no AWS Marketplace, a Stellantis pode aproveitar facilmente o poder da ‘clould’ para reimaginar processos de pesquisa e desenvolvimento, arquitetar modos mais perspicazes de solicitar e integrar o ‘feedback’ e fornecer funções mais rapidamente do que até aqui, encantando os condutores e promovendo o avança da indústria.”
As interfaces padrões VirtIO também são usadas por um conjunto de parceiros do setor automóvel para ampliar as suas ofertas aos fabricantes e permitir o processo plug-and-play em todo o panorama dos OEM. Reconhecendo os benefícios, a AWS oferece suporte total ao standard do setor VirtIO para simulação em cloud nos HPCs para cockpits.
A BlackBerry QNX lançou o QNX Accelerate em janeiro de 2023, com o seu portefólio que incluía inicialmente o QNX Neutrino® RTOS 7.1 e o QNX OS for Safety 2.2.3, cada um fornecido como Amazon Machine Images, permitindo que os clientes QNX executassem um QNX® OS nativamente no hardware da cloud da AWS. A versão de acesso prévio do QNX Hypervisor na cloud já está disponível e a sua disponibilidade integral será anunciada ainda no ano de 2024.
Uma demonstração desta tecnologia sem associação a marca está disponível na Consumer Electronics Show (CES), evento que decorre de 9 a 12 de janeiro de 2024 no Centro de Convenções de Las Vegas (EUA).
#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot