A Stellantis terminou o ano de 2023 na liderança do mercado de veículos comerciais 100% elétricos e foi o principal impulsionador em Portugal da mobilidade elétrica nas viaturas comerciais utilizadas em atividades profissionais.
A empresa assegurou esse estatuto ao garantir em 2023 uma quota de 61,8% deste mercado, comercializando 1.512 viaturas comerciais ligeiras 100% elétricas e aumentando as vendas 282,6% relativamente a 2022, precisamente o dobro do mercado, que cresceu 140,9%.
O pódio do mercado de viaturas comerciais ligeiras 100% elétricas é, aliás, todo ele ocupado por modelos Stellantis. O Peugeot E-Partner foi o mais vendido com 622 unidades, conquistando, assim, uma quota de 25,3%. Seguiu-se o Citroën ë-Berlingo Van, com 431 unidades entregues e uma quota de mercado de 17,6% e a terceira posição foi ocupada pelo Opel Combo Cargo Electric, com 170 unidades matriculadas e uma quota de 6,9%.
Quota de 47,8% no mercado total de Comerciais Ligeiros
Considerando a totalidade do mercado de veículos comerciais ligeiros de 2023 (todas as energias), a Stellantis comercializou 13.646 unidades das suas marcas Citroën, Fiat Professional, Opel e Peugeot.
Garantiu, também, a liderança com uma quota de mercado de 47,8% e aumentou as vendas 35,0% face ao ano passado, num mercado que cresceu 20,7%.
O Peugeot Partner – com 4.430 unidades e uma quota de mercado nos VCL de 15,5% – e o Citroën Berlingo Van – 3.205 unidades matriculadas e uma quota de 11,2% – voltaram a ser, em 2023, os dois furgões mais vendidos em Portugal. Do top 10 nacional dos modelos comerciais ligeiros mais vendidos fazem ainda parte dois outros modelos da Stellantis: o Opel Combo Cargo – com 1.842 unidades e uma fatia de 6,5% -, bem como o FIAT Professional Doblò – 1.121 exemplares e uma quota de 3,9%.
Este sucesso das viaturas comerciais da Stellantis assenta na sua reconhecida fiabilidade e capacidade de adaptação às evolutivas necessidades das empresas e clientes profissionais portugueses.
Nova geração de comerciais: futuro 100% elétrico também passa pela Fábrica de Mangualde
A gama completa de furgões das marcas da Stellantis recebe, neste início de ano, uma abrangente renovação através da sua ofensiva Pro One, com principal destaque na conectividade e na tecnologia eletrificada de segunda geração, estando assim perfeitamente alinhada com o plano estratégico “Dare Forward 2030”.
A Fábrica da Stellantis em Mangualde – cujo volume de produção alcançado em 2023 foi o maior de sempre, com mais de 84 mil veículos produzidos – será um pilar na concretização da estratégia de eletrificação da gama de veículos comerciais ligeiros a bateria da Stellantis.
Atualmente, a Fábrica produz os veículos comerciais ligeiros e versões de passageiros Citroën Berlingo Van/Berlingo, FIAT Professional Doblò/FIAT Doblò, Opel Combo Cargo/Combo e Peugeot Partner/Rifter, e iniciará, em 2024, a produção em grande escala das suas versões totalmente elétricas, nomeadamente, os modelos Citroën ë-Berlingo Van /ë-Berlingo, FIAT Professional e-Doblò/FIAT e-Doblò, Opel Combo Cargo Electric e Combo Electric e ainda os Peugeot E-Partner/E-Rifter.
#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot