A Stellantis e o CEA (Commissariat à l’énergie atomique et aux énergies alternatives / Comissariado para a Energia Atómica e Energias Alternativas), uma das instituições de pesquisa e investigação mais inovadoras do mundo, acabam de anunciar um projeto conjunto a cinco anos que visa o desenvolvimento de células de bateria de última geração para veículos elétricos. Este programa de investigação conjunta inclui o desenvolvimento de células de tecnologia avançada com melhor desempenho, maior vida útil e menor pegada de carbono, a custos competitivos, visando tornar os veículos elétricos mais acessíveis e sustentáveis no futuro.
“Sabemos que a tecnologia das baterias está em constante evolução. Embora não saibamos exatamente como vão ocorrer estas transformações, estamos empenhados em liderar todo esse processo. Internamente, trabalhamos incansavelmente em múltiplas estratégias e no desenvolvimento de diversas tecnologias. Simultaneamente, colaboramos estreitamente com diversas ‘startups’ tecnológicas, laboratórios, universidades e equipas de investigação de renome mundial, como o CEA. Acreditamos que esta cooperação vai permitir acelerar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de células de bateria, apoiando a nossa missão de oferecer mobilidade limpa, segura e acessível aos nossos clientes”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis.
Através da sua Divisão de Energia, o CEA proporciona inovações avançadas para a descarbonização. Como instituição de pesquisa e tecnologia, o principal objetivo do CEA consiste em impulsionar a indústria com inovações e avanços tecnológicos que proporcionem diferenciação e vantagens competitivas aos seus parceiros.
“É com grande orgulho que o CEA apoia a Stellantis neste ambicioso programa de I&D em células de bateria, que acontece no âmbito da parceria global entre CEA e Stellantis. Este projeto desafiador aproveita o melhor dos mais de 25 anos de experiência do CEA na área das baterias de iões de lítio, em benefício de um dos principais atores da indústria automóvel na muito disputada corrida pela mobilidade elétrica. O nosso desafio consiste em acelerar o projeto e a produção, bem como permitir uma profunda compreensão das tecnologias de células mais avançadas, partilhando a nossa experiência, competência e visão”, referiu Philippe Stohr, Head of Energy Division do CEA.
O objetivo do programa conjunto de células de bateria consiste em fornecer, de forma mais acessível, baterias de última geração para veículos elétricos, utilizando as melhores tecnologias disponíveis, tanto para a Stellantis como para as suas joint ventures de gigafábricas.
O programa de desenvolvimento de células de bateria fortalece uma parceria de 20 anos de colaboração dinâmica com o CEA. Outras áreas da investigação conjunta englobam produtos químicos inovadores e diversas pesquisas no âmbito da pegada de CO2, conceção de baterias, desenvolvimento de células de combustível, avaliação de ciclo de vida e conectividade.
Esta colaboração representa o exemplo mais recente dos esforços contínuos da Stellantis para atingir os objetivos do plano estratégico Dare Forward 2030. A Stellantis está no caminho certo para se tornar uma empresa com zero emissões de carbono até 2038, abrangendo todos os domínios, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.
#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot