A Stellantis entrou no segundo semestre do ano com uma quota de mercado de 18% nos mercados da UE29 em termos acumulados até agosto e manteve fortemente a sua posição como o segundo construtor no ranking europeu. As marcas Citroën, Dodge e Jeep® tiveram um desempenho especialmente bom, aumentando as vendas em relação ao ano passado. A companhia foi líder de mercado em França, Itália e Portugal em agosto e no acumulado do ano.
Em França, a Stellantis detém uma quota de mercado de 30% em termos anuais, com quatro modelos (Peugeot 208, 308, 2008 e Citroën C3) entre os dez mais vendidos. Em Itália alcançou mais de 32% de quota de mercado, tendo quatro modelos no top-10, incluindo Fiat Panda, Lancia Ypsilon, Citroën C3 e Jeep Avenger, modelo que subiu ao pódio no mês passado e consolidou o seu papel como o SUV mais vendido em Itália. Já na Alemanha, as vendas aumentaram mais de 13%, com quase todas as marcas a registarem um crescimento de dois dígitos em relação a igual período de 2023, elevando a quota de mercado para os 14%.
O Opel Astra vendeu mais de 4.300 unidades em agosto, tornando-se num dos automóveis do segmento C mais vendidos do mercado. Bulgária, Croácia, República Checa, Dinamarca, Irlanda e Eslovénia também registaram um crescimento significativo das vendas.
Em Portugal, onde a Stellantis liderou as vendas em agosto e no acumulado do ano com uma quota de 26% no mercado global, de 23% entre os VP e de 44% nos VCL, a Peugeot é também a marca mais vendida nestas três áreas de mercado. A Citroën e a Opel ocupam igualmente posições no Top-10.
Entre os 10 modelos mais vendidos em Portugal, no acumulado do ano, metade pertencem à Stellantis: Peugeot 2008, 208, 308 e Partner, e Citroën C3.
Por seu lado, os Fiat 500 e Panda são os dois mais vendidos do segmento A; o Peugeot E-208 e o Opel Corsa Electric lideram o B-BEV; o 2008 é líder do B-SUV, o 308 lidera os segmentos C e C-Carrinhas; e o Peugeot Partner e o Citroën Berlingo (modelos produzidos na Fábrica Stellantis de Mangualde) são os furgões mais vendidos no país.
A Divisão Stellantis Pro One é número 1 no mercado VCL, com quase 29% de quota de mercado, registando um aumento em volume de 1,4% em relação ao ano anterior. Na Alemanha, este crescimento foi, mais uma vez, particularmente notável, com um aumento de 3,3 pontos percentuais na quota de mercado e de 29,5% nas vendas. As vendas também cresceram na Holanda (+13%), Espanha (+17%) e Portugal (+6%), tendo a Áustria voltado a liderar o mercado VCL no mês passado.
Uwe Hochgeschurtz, Chief Operating Officer da Stellantis para a Europa Alargada, comentou: “Iniciámos o segundo semestre do ano com a dinâmica certa na Europa, mantendo um crescimento constante em todos os segmentos e tipos de energia, apesar das flutuações do mercado. A resiliência dos nossos funcionários e parceiros, juntamente com a chegada de novos e excitantes produtos multienergias, incluindo os da Leapmotor lançados este mês, garantem que continuaremos a competir pelo primeiro lugar.”
A Stellantis registou um crescimento constante no mercado LEV, graças à sua vasta oferta de novos modelos BEV, PHEV e MHEV. Os BEV alcançaram uma quota anual de 13% na UE29 e, em França, os volumes cresceram quase 40%, sendo o Peugeot E-208 o veículo elétrico mais vendido nos primeiros oito meses do ano. Em Itália, a marca Peugeot conquistou, no mês passado, mais de 9% de quota no mercado BEV, enquanto a Stellantis é o principal fabricante de furgões elétricos do Reino Unido, com a Vauxhall a liderar nos canais de retalho elétrico e de Motability, em termos acumulados.
A divisão de Veículos Usados da Stellantis cresceu 30% nos últimos oito meses, com os mercados do G10, como França, Alemanha, Itália e Espanha, a registarem fortes aumentos de vendas de dois dígitos, num mercado europeu estável.