A Stellantis Pro One entra no último trimestre de 2024 com a liderança incontestável no exigente mercado português de Comerciais Ligeiros.
Nos primeiros nove meses do ano, os Veículos Comerciais das marcas Peugeot, Citroën, Opel e Fiat Professional totalizaram 10.498 unidades vendidas no nosso país, que correspondem a uma muito expressiva quota de mercado de 44,4%. (Dados ACAP)
Estes resultados à entrada do último trimestre do ano, coincidem com o início da produção em série, esta semana, de viaturas elétricas no Centro de Produção da Stellantis em Mangualde. É a primeira fábrica em Portugal a produzir veículos elétricos a bateria de grande série, o que fortalece o compromisso da Stellantis para com a descarbonização do setor dos transportes em Portugal.
Já no passado mês de setembro, as vendas de Veículos Comerciais da Stellantis Pro One revelaram um crescimento importante no mercado nacional, ao totalizarem 1.065 unidades comercializadas, a que corresponde uma quota de mercado de 44,6%, ou seja, uma importante progressão face aos 38,2% registados em setembro de 2023.
O desempenho da Stellantis Pro One no acumulado do ano deve-se à excelente oferta de produto e serviços das suas quatro marcas, com a Peugeot a liderar o mercado português com 17,1% de quota, e a Citroën, a Opel e a Fiat Professional a posicionarem-se, respetivamente na 4ª, 5ª e 6ª posições do ranking.
No que aos modelos diz respeito, os dois Furgões mais vendidos no mercado nacional são viaturas Stellantis Pro One – ambas produzidas em Portugal – nomeadamente o Peugeot Partner, com 3.268 unidades e 13,8% de quota no mercado VCL, e o Citroën Berlingo Van, com 1.752 vendas e 12,4% de quota. Destaque ainda para o Opel Combo – também produzido em Mangualde -, que é o quarto Veículo Comercial mais vendido, com 1.373 unidades matriculadas e uma quota de 6,2%.
No segmento dos VCL 100% elétricos, e considerando o mercado acumulado de janeiro a setembro, a Stellantis Pro One é o maior impulsionador da eletrificação, garantindo a liderança de mercado e praticamente um terço do volume de vendas: 547 matrículas de Furgões 100% elétricos e uma quota de 32%.
Esta liderança assinalável, quer nos Furgões elétricos a bateria, quer nos de combustão interna, apenas é possível pela confiança que as empresas e os profissionais depositam em modelos que asseguram fiabilidade, versatilidade e robustez, e que têm vindo a evoluir há décadas tanto em tecnologia como na perfeita adaptação às suas exigências.
Prova-o também a liderança da Stellantis em diferentes segmentos de oferta. O Fiat Fiorino é o líder entre os furgões utilitários com uma expressiva quota de 41,9%, o Peugeot Partner e o Citroën Berlingo Van são os dois mais vendidos no segmento dos furgões compactos com, respetivamente, quotas de 28,2% e 15,1%. Neste mesmo segmento – o mais importante em Portugal -, o Opel Combo garante a quarta posição com 11,9% de quota e o Fiat Doblò é sétimo com 5,6%. Entre os grandes furgões, o Fiat Ducato assegura um lugar no top 3 nacional com 11,4% de quota.
#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot