Carlos Tavares, CEO da Stellantis, assinalou ontem um dia histórico para o Centro de Produção Stellantis de Mangualde e para a indústria portuguesa. A unidade de Mangualde tornou-se a primeira fábrica em Portugal a produzir em grande escala veículos de passageiros e comerciais ligeiros elétricos a bateria, com a saída dos primeiros modelos totalmente elétricos das suas linhas de montagem.
A fábrica portuguesa de Mangualde assegurará a produção de oito modelos 100% elétricos nas versões de Passageiros e Comerciais Ligeiros dos modelos Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Peugeot E-Partner e E-Rifter, Fiat e-Doblò e Opel Combo-e para os mercados doméstico e de exportação.
Sua Excelência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Ministro da Economia, Pedro Reis, e a Secretária de Estado de Saúde, Ana Margarida Povo, testemunharam este momento que tem vários significados importantes. Para o futuro da Fábrica de Mangualde, para a mobilidade sustentável em Portugal, a economia, o Produto Interno Bruto e as exportações portuguesas, bem como para o emprego e o desenvolvimento do tecido empresarial e industrial da região.
“Este dia representa um indescritível motivo de orgulho para todos na Stellantis e especial para todos os que connosco colaboram aqui em Mangualde. Estamos a testemunhar um importantíssimo virar de página nesta unidade fabril, que consegue estar na linha da frente em termos de inovação. Dentro em breve estará nas estradas uma nova gama de oito veículos elétricos ‘made in’ Portugal. Esta é a nossa visão para o futuro da indústria automóvel e revelamos hoje, aqui, mais uma prova de que é possível concretizar os nossos mais ambiciosos planos, de forma sustentável e de forma economicamente viável, colocando os melhores produtos ao serviço dos clientes. Seguimos rumo à descarbonização, proporcionando uma mobilidade segura, acessível e ambientalmente responsável para proteger as próximas gerações.”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
“Mangualde é uma unidade com raízes portuguesas, com mais de sessenta anos de história, aqui, em solo luso. O que estamos a testemunhar hoje é o feito de uma vasta equipa de Mangualde, inserida num dos maiores grupos industriais a nível mundial, liderado por um português, Carlos Tavares. Isto deve encher-nos de orgulho e serve de exemplo à escala global. Esta fábrica, que é uma das três melhores do mundo nos mais exigentes requisitos de qualidade e inovação conta com uma equipa de excelência que, pôs mãos-à-obra e não só cumpriu, como ultrapassou o objetivo inicial de arrancar com a produção de veículos elétricos, prevista inicialmente para 2025. Por outro lado, Mangualde está também um passo à frente em termos de sustentabilidade ambiental e já no próximo ano vai alcançar a meta de 50% de autonomia energética. Além da vertente económica e industrial, a Stellantis Portugal deu também um enorme passo social ao ser a escolhida para fornecer 719 viaturas elétricas e sem emissões que vão servir o SNS. No final de contas, daqui só podemos tirar bons exemplos…”, afirmou Sua Excelência, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
Pedro Reis, Ministro da Economia, afirma: “Encaro Mangualde como tudo o que deve ser a economia portuguesa. Aqui vejo talento e tecnologia de nível internacional. O exemplo que a Stellantis nos dá aqui em Mangualde representa tudo o que devemos replicar em todos os outros setores. Trata-se de um projeto voltado para a exportação e, consequentemente, voltado para o futuro. Adicionalmente, integra toda a cadeia de valor e de tecnologia. Este é sem dúvida um projeto que deve servir de exemplo. Aqui em Mangualde estamos a dar sustentabilidade à nossa economia. É disto que nós precisamos.”
Com o apoio do Governo e ao abrigo de um investimento global de 119 milhões de Euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no espaço de pouco mais de um ano, a fábrica inaugurada há 62 anos no coração da Beira Interior, e os modelos cuja produção se inicia agora, tornam-se numa bandeira da mobilidade elétrica sustentável em Portugal.
A 31 de março de 2023, Carlos Tavares anunciou a produção de veículos elétricos a bateria (BEV) para o início de 2025. Esse objetivo foi atingido antes do tempo e, neste momento, já se procede à montagem de veículos elétricos em Mangualde, iniciando-se em outubro a produção em série.
A Stellantis Mangualde liderou uma das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial com o projeto “GreenAuto”, que reúne um consórcio de 37 entidades parceiras e que representa um investimento conjunto de 119 milhões de euros. Entre as várias mudanças e atualizações operadas, a unidade de Mangualde teve transformações significativas na sua área industrial, com novas instalações, destinadas à área de montagem e também ferragem.
Destaca-se dos vários investimentos realizados a criação de uma nova linha de montagem de baterias, que promoveu a total modernização de uma área com mais de 800m2, onde se faz a montagem de todas as baterias para os veículos elétricos produzidos em Mangualde.
Esta nova zona, implementada no setor da montagem, permitiu a criação de 63 novos empregos, sendo que todos os colaboradores a operar nestes novos postos de trabalho, receberam – a par da restante equipa técnica – formação específica, aumentando, desta forma, as suas competências.
Recorde-se que a eletrificação neste Centro de Produção contribui para a persecução dos ambiciosos objetivos definidos no plano estratégico “Dare Forward 2030” da Stellantis, entre os quais tornar-se líder indiscutível da eletrificação e o líder mundial no negócio dos veículos comerciais através da sua iniciativa sem precedentes “Pro One”.
No primeiro semestre, a Stellantis liderou o mercado automóvel português com uma quota de mercado de 27% e foi também a líder indiscutível na venda de veículos comerciais ligeiros com 44% do mercado. Este sucesso deve-se à qualidade, à fiabilidade e à adaptabilidade dos diversos modelos às diversas necessidades dos clientes.
Rumo à neutralidade carbónica
O plano estratégico “Dare Forward 2030” da Stellantis prevê também a redução drástica em metade das emissões de CO2 até 2030, em comparação com as métricas de 2021, e uma neutralidade carbónica até 2038. Mangualde inscreve-se neste caminho que a Stellantis traçou e que passa por liderar a descarbonização na indústria automóvel.
A fábrica de Mangualde já tem em pleno funcionamento o seu parque fotovoltaico, com 6.370 painéis fotovoltaicos, que têm a capacidade para satisfazer 32% das necessidades anuais de energia elétrica da Fábrica. Este grande projeto vai evitar 2.500 toneladas de emissões anuais de CO2, o equivalente à captura de CO2 por cerca de 16.000 árvores. O objetivo a médio prazo é conseguir 50% de autonomia energética até final de 2025. Tal resultará também dos projetos na área da produção de energia verde e armazenamento, que passam também pela descarbonização de toda a sua cadeia de valor.
Stellantis vence mega-concurso do Ministério da Saúde e entrega 719 veículos elétricos ao SNS
A Stellantis foi a grande vencedora de um mega-concurso público levado a cabo pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde no ano passado, para a compra de veículos elétricos que vão equipar unidades do Serviço Nacional de Saúde do Minho até ao Algarve.
No total, entre Peugeot E-Rifter (300) e Citroën ë-Berlingo (419), a Stellantis vai entregar 719 veículos elétricos, aos quais se juntam 600 estações de carregamento (Wall box de 11Kw/h) às cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) e a sete Unidades Locais de Saúde (ULS).
Os veículos Peugeot e Citroën escolhidos para eletrificar a frota do SNS destinam-se a unidades de Cuidados Continuados de Apoio Domiciliário do Serviço Nacional de Saúde, no território continental português.
Neste negócio ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência da UE, que ascende a quase 21 milhões de Euros, o SNS adquire mais de sete centenas de automóveis elétricos a bateria e sem emissões locais, todos eles com extensão de Garantia de 5 anos ou 150 mil quilómetros. Mais de 600 destas unidades foram transformadas especificamente para as entidades às quais se destinam, designadamente com a instalação de um Ecoponto na bagageira, com estrutura fixa de contentores de plástico deslizantes.
Carlos Tavares comentou: “Sinto-me particularmente satisfeito por a escolha do Ministério de Saúde do nosso país para mudar a frota do SNS para veículos ecológicos e sem emissões locais ter recaído em dois dos nossos modelos, já considerados pelos clientes profissionais como os melhores da sua classe. Como podem ver, a Stellantis está profundamente comprometida com Portugal, na produção industrial, na criação de empregos, na geração de valor e disponibilizando um excelente portefólio de veículos. Não será demasiado arrojado afirmar que, ao fornecer veículos ambientalmente sustentáveis para utilização por parte de Unidades de Cuidados Continuados de Saúde de todo o país, a Stellantis está também a olhar pela saúde de todas as gerações em Portugal.”
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